“Conseguimos uma maior densidade de paletes por metro quadrado na área de armazenagem dos congelados”
Sobre a HAVI
HAVI gere e otimiza as cadeias de abastecimento de marcas líderes em todo o mundo. Em Portugal tem clientes de destaque como a McDonald's ou a Portugália Restauração, a NOS Cinemas, a Daufood, entre outros e realiza um controlo exaustivo da mercadoria, respeitando as devidas condições de conservação. Ao utilizar armazéns automatizados e o software de gestão de armazéns Easy WMS, a empresa mantém a cadeia de frio e é mais eficiente energeticamente.
Mecalux entrevista Luis Ferreira, Diretor Geral da HAVI Portugal, para conhecer como abastece clientes em todo o país graças à automatização e digitalização do seu armazém, também em temperaturas negativas.
Qual a importância do centro logístico de Azambuja para HAVI Portugal?
Temos dois centros de distribuição em Portugal a partir dos quais abastecemos os nossos clientes. Preparamos e distribuímos a mercadoria nos pontos de entrega dos nossos parceiros, da forma mais eficiente possível. A HAVI possui mais de 140 centros de distribuição espalhados pelo mundo, estando os dois centros de Portugal localizados em Azambuja, distrito de Lisboa e Canelas, distrito do Porto. O primeiro encontra-se epicentro logístico de Portugal e permite-nos distribuir a partir daí para o sul do país uma parte significativa do nosso volume de negócios.
A exigência do trabalho em temperaturas negativas -24ºC pode ser mitigada com a ajuda de sistemas automáticos
Quais são as vantagens de ter um armazém automático?
Os benefícios são vários. A excelência operacional é um dos pilares da nossa estratégia, portanto, o potencial aumento de eficiência previsto na instalação de um armazém automático foi um dos motivos que levou à instalação do mesmo. Adicionalmente, na HAVI o bem-estar das pessoas é uma prioridade e a ergonomia é uma preocupação constante. Os nossos colaboradores realizam trabalhos manuais que são fisicamente exigentes. Por isso, implementámos uma série de ações para melhorar o seu bem-estar, no presente e no futuro, à medida que vão envelhecendo. Além disso, a exigência do trabalho em temperaturas negativas -24ºC pode ser mitigada com a ajuda de sistemas automáticos.
Por outro lado, na HAVI preocupamo-nos com o desenvolvimento e crescimento das pessoas, e as novas tecnologias implementadas estão na vanguarda do conhecimento. Queremos formar pessoas e desenvolvê-las para que se mantenham atualizadas e a par das melhores práticas do setor. Estes foram fatores decisivos na decisão de construção deste centro de distribuição.
Como foi o antes e o depois desta instalação?
O nosso centro de distribuição está dividido em áreas com diferentes temperaturas, de forma a atender à procura dos clientes. A gama de artigos que gerimos pode ser mantida à temperatura ambiente, congelada ou refrigerada. Recebemos a mercadoria nos nossos centros de distribuição, armazenamos, preparamos e expedimo-la diariamente. As soluções de armazenamento da Mecalux permitiram aumentar a densidade de paletes por metro quadrado na área de armazenagem dos congelados, o que reduz consideravelmente o consumo de energia. No que diz respeito ao software, o Easy WMS permite-nos gerir sistemas automáticos e organizar os produtos considerando a sua rotatividade e validade. Além disso, permite-nos também obter eficiência nos processos de movimentação das mercadoras.
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Como a automação contribui para preservar a cadeia de frio e manter a rastreabilidade?
Para manter a cadeia de frio no nosso armazém, dispomos de vários sensores que funcionam durante as 24 horas do dia e enviam alertas em caso de se prever um desvio ao limite previsto. A rastreabilidade é um requisito legal e, como tal, devemos tê-la sempre presente na nossa atividade. Com o Easy WMS podemos rastrear um produto a qualquer momento, sendo possível saber detalhes como o local para onde foi enviado, quando foi enviado, em que quantidades e respetivas validades.
Por que escolheu a Mecalux como fornecedor para este projeto?
Já tínhamos trabalhado juntos anteriormente, não só equipando armazéns convencionais, mas também inaugurando os primeiros armazéns automáticos noutras geografias. Escolhemos a Mecalux para construirmos juntos uma solução que se adaptasse ao centro de distribuição da Azambuja, porque queríamos que fosse mais eficiente para as operações, para os clientes que servimos e ajustado ao crescimento de volumes movimentados a partir deste centro de distribuição.
Outra razão pela qual escolhemos a Mecalux é porque sabíamos que poderíamos contar com apoio do início ao fim do processo, inclusive na manutenção e suporte diário. Este serviço de acompanhamento é muito importante, pois a operação não pode parar. As exigências dos nossos clientes estão a mudar e precisávamos de um parceiro que nos acompanhasse ao longo do tempo. Estamos muito satisfeitos com as soluções encontradas, pois permitiram-nos manter a operação estável e garantir a satisfação dos nossos clientes e utilizadores.