Transportadores aéreos ou terrestres

Transportadores aéreos ou terrestres

Sistema de transporte que automatiza e agiliza o fluxo interno de paletes por meio de carros autopropulsados que circulam por  carris eletrificados.

O produto

Solução automática para o transporte de paletes a alta velocidade, ideal para longas distâncias

Os transportadores aéreos / terrestres são um sistema de carros autopropulsados que deslocam paletes através de um circuito fechado de carris eletrificados (fixados no piso ou suspensos do teto). Trata-se de uma solução completamente configurável que favorece o traçado de circuitos de complexidade variável e de grande comprimento para ligar com rapidez e eficiência zonas distantes.

Guiados por um software que regula o tráfego e lhes atribui a rota mais adequada, os carros deslocam-se no circuito para transferir paletes entre diferentes pontos de carga e descarga. Devido à sua velocidade, os transportadores aéreos / terrestres da Mecalux dinamizam ao máximo a circulação de mercadorias em qualquer tipo de armazém e centro de produção.

As eletrovias são um sistema de transporte de paletes formado por carros autopropulsados

Vantagens dos transportadores aéreos / terrestres

  • Alta velocidade: os carros atingem velocidades até 100 m/min com carga e 120 m/min sem carga, proporcionando maior rapidez ao sistema face aos transportadores e favorecendo a entrega de um maior fluxo de paletes/hora.
  • Longas distâncias: os circuitos de transportadores aéreos / terrestres são a solução ideal para automatizar o transporte de cargas paletizadas entre pontos distantes.
  • Sistema inteligente: o software de controle avalia em tempo real o tráfego do circuito e as necessidades de carga/descarga para distribuir as tarefas entre os carros disponíveis. Atribui a cada carro a rota mais rápida para chegar ao seu destino e modifica dinamicamente o percurso para evitar gargalos.
  • Movimento autónomo descontínuo: a partir do percurso atribuído, os carros circulam de forma independente, o que lhes permite seguir itinerários diferentes dentro do mesmo circuito e tomar atalhos e desvios.
  • Circuitos totalmente configuráveis: permite traçar circuitos de complexidade variável com troços retos e em curva, mudanças intermédias, atalhos, vias paralelas, zonas de estacionamento ou zonas de manutenção.
  • Flexibilidade e escalabilidade: é possível introduzir carros novos ou ampliar o circuito para adaptar o sistema face a incrementos da produção, bem como criar novas estações de carga e descarga de paletes ou modificar a localização de estações já existentes.
  • Circulação silenciosa e segura: o design dos carros e a implementação de técnicas avançadas de aceleração e travagem garantem deslocações suaves e silenciosas. A sincronização permanente entre carros contíguos permite manter a distância de segurança.
  • Eficiência energética: a utilização de zonas de estacionamento permite ajustar o número de carros em operação ao volume de trabalho, o que se traduz numa redução significativa do consumo energético.
  • Facilidade de manutenção: os carros são desviados para um circuito auxiliar para a realização de tarefas de manutenção, de forma a não interromper o normal funcionamento do restante sistema.
Os transportadores aéreos / terrestres são uma solução de alta velocidade que dinamiza o fluxo de paletes

Os transportadores terrestres agilizam o fluxo interno das paletes sem a intervenção dos operadores. Os produtos chegam automaticamente ao local de carga ou descarga e a entrada ou saída do armazém é realizada da forma mais ágil e rápida.

Saar Originia Foods
Fernando Pellitero Diretor Geral
Saar Originia Foods
(Ejea, Espanha)

Aplicações dos transportadores aéreos / terrestres para paletes

Solução de transporte ágil e versátil para automatizar o fluxo de paletes

A flexibilidade do sistema, que permite cobrir grandes distâncias e configurar itinerários diversificados, torna-o adequado para diferentes funções em distintos tipos de armazéns e centros de produção.

Os transportadores aéreos e terrestres ligam diferentes zonas dentro de um armazém

Ligar zonas dentro de um armazém

Os transportadores aéreos e terrestres automatizam o fluxo de paletes entre setores do armazém.

Os circuitos dos transportadores aéreos ou terrestres ligam a linha de produção ao armazém

Ligar o armazém à produção

Os circuitos de transportadores aéreos ou terrestres permitem ligar as linhas de produção ao armazém.

Os transportadores aéreos e terrestres para paletes podem ligar diferentes armazens

Ligar diferentes armazéns

Os transportadores aéreos e terrestres são adequados para ligar armazéns situados em edifícios separados, pois permite criar circuitos longos.

Um circuito de transportadores aéreos ou terrestres pode abastecer a zona de expedição

Abastecer zonas de expedição

Um circuito de transportadores aéreos ou terrestres dinamiza o transporte de paletes para a zona de expedição e a sua classificação em canais de pré-carga.

Modelos de transportadores aéreos / terrestres

Suspensos ou fixados no piso: duas opções para encontrar a melhor solução

As eletrovias podem ser terrestres ou aéreas consoante o local onde esteja situado o carril por onde circulam os carros. Os recursos oferecidos por ambos os sistemas construtivos são muito semelhantes e a escolha dependerá da sua utilização específica e das características da instalação.

Componentes dos transportadores aéreos / terrestres

Os circuitos de transportadores aéreos ou terrestres caracterizam-se principalmente por ter um monorrail eletrificado que define o percurso e pelos carros autónomos que se deslocam para transportar as paletes.

Os transportadores aéreos e terrestres da Mecalux estão equipados com um conjunto de dispositivos e mecanismos de segurança. Estes mecanismos previnem colisões entre carros e favorecem a sua circulação fluida ao longo do circuito.

Os carros terrestres incluem duas cabeças motrizes e duas rodas livres

Carros (modo terrestre)

Veículos compactos de grande robustez utilizados para o transporte de paletes nos circuitos de transportadores terrestres. Um conjunto motriz é responsável pela deslocação ao longo do carril eletrificado.

Os carris do piso são fixados na superfície do armazém

Carris (modo terrestre)

Perfis de alumínio fixados no piso do armazém que formam o circuito ao longo do qual se movem os carros. Incluem condutores de cobre que fornecem energia elétrica a cada carro.

Os carros aéreos circulam num carril fixado no teto do armazém

Carros (modo aéreo)

Veículos autónomos de alto rendimento utilizados nos circuitos de transportadores aéreos industriais. Deslocam-se ao longo de um carril eletrificado suspenso do teto graças a um conjunto motriz.

Os carris aéreos são fixados no teto do armazém ou numa estrutura elevada

Carris (modo aéreo)

Perfis de alumínio suspensos do teto do armazém ou dalguma estrutura elevada. Definem o circuito no qual se deslocam os carros nas instalações com transportadores aéreos industriais e fornecem a energia que possibilita o seu movimento através dos condutores de cobre neles instalados.

As cabeças motrizes possibilitam o movimento dos carros

Cabeças motrizes

Compostas por um motor e uma roda, foram projetadas para garantir movimentos ágeis e eficientes. Integradas tanto nos carros aéreos como nos terrestres, são os responsáveis pela deslocação do carro ao longo do carril.

Cada carro do circuito de eletrovias está equipado com um transportador

Transportadores

Cada um dos carros, aéreos ou terrestres, está equipado com um transportador de rolos ou de correntes que permite fazer a transferência da palete nas estações de carga e descarga.

O PLC embarcado permite que cada carro estabeleça comunicação com o software de gestão de frotas

PLC embarcado

Os carros contam com um PLC embarcado que estabelece comunicação com o software de gestão de frotas para receber as ordens com as tarefas a executar. Além disso, controla o estado do carro e encarrega-se de lhe enviar as ordens para iniciar/parar os seus movimentos.

A cerca de segurança delimita o circuito de monotrilhos eletrificados

Cerca de segurança

Fechamento perimetral que delimita e restringe o acesso ao circuito de monotrilhos eletrificados.

As fotocélulas reforçam a segurança do sistema ao garantir a distância adequada entre carros

Fotocélulas

Garantem que a distância de segurança entre carros seja sempre mantida.

Os batentes suavizam a força gerada no caso de contacto com outro carro

Batentes

Peças projetadas para absorver a força gerada por um eventual contacto com outro carro, por exemplo, durante os trabalhos de manutenção.

Os amortecedores hidráulicos proporcionam estabilidade ao movimento dos carros

Amortecedores hidráulicos

Compensam a força que a carga exerce sobre o carro para prevenir oscilações ou inclinações e proporcionar estabilidade à deslocação ao longo do circuito.

Perguntas frequentes

Os transportadores aéreos e terrestres são um sistema de transporte automático descontínuo para paletes composto por carros acionados por um motor elétrico que se movem ao longo de um circuito fechado de carris eletrificados. Os carros percorrem o circuito para transferir paletes entre diferentes estações de carga e descarga localizadas em diversos pontos do percurso. Trata-se de uma solução que oferece uma grande agilidade e eficácia, pois permite cobrir longas distâncias, dinamizando de forma significativa o transporte interno de cargas paletizadas e ajustando-se às necessidades de diferentes tipos de armazéns.

Os carros do circuito de transportadores aéreos ou terrestres são veículos rápidos que atingem uma velocidade até 100 m/min com carga e 120 m/min sem carga.

Cada carro suporta uma carga máxima até 1.500 kg.

Os carros são compatíveis com paletes de 800 x 1.200 mm, 1.000 x 1.200 mm e de 1.200 x 1.200 mm e com meias paletes de 600 x 800 mm. Podem também ser adaptados para a manipulação de paletes de outras dimensões de acordo com as necessidades do cliente, como por exemplo as paletes GMA (ou paletes americanas).

Os transportadores aéreos e terrestres são aptos para uma vasta gama térmica: de -30 ºC a +40 ºC. Por esta razão, são a solução ideal para automatizar o fluxo de cargas paletizadas em câmaras de refrigeração e congelação.

Um software monitoriza em tempo real o tráfego do circuito de monotrilhos eletrificados para atribuir as tarefas a executar entre os diferentes carros. O programa, que recebe as ordens de trabalho do software de gestão de armazéns, procede à sua distribuição entre os carros, designando a cada um deles as estações de carga e descarga para onde devem dirigir-se e atribuindo-lhes o percurso mais eficiente para completar a tarefa.

Nos circuitos de transportadores aéreos industriais, os carris de alumínio sobre os quais se deslocam os carros autopropulsados são fixados no teto ou numa estrutura elevada. No entanto, no caso dos transportadores terrestres, os carris são fixados na superfície do armazém.

Os transportadores aéreos industriais são utilizados em situações em que o piso do armazém deve ficar livre de obstáculos para permitir a circulação de outros equipamentos de movimentação ou para facilitar os trabalhos de limpeza em ambientes que exigem uma higiene exaustiva, como nas empresas do setor alimentar. São também a solução ideal para edifícios em que o piso não esteja corretamente nivelado ou não tenha a devida resistência.

Os transportadores terrestres costumam ser utilizados em circuitos de média dimensão. A sua implantação é muito simples e permitem um raio de viragem reduzido.

Da mesma forma que os monorrails, os transportadores de rolos para paletes são um sistema projetado para automatizar o fluxo interno de cargas paletizadas. Os transportadores destacam-se pela sua capacidade de movimento contínuo, o que favorece o transporte simultâneo de grandes volumes de paletes. Além disso, ao contrário dos monorrails, podem realizar funções de acumulação, ou seja, manter as paletes em espera para gerar um buffer temporário ou regular fluxos.

Os monorrails, pelo contrário, configuram um sistema de transporte descontínuo embora mais rápido do que os transportadores: podem atingir 100 m/min com carga, face aos 20 m/min dos transportadores. Por esta razão, os transportadores aéreos ou terrestres são a opção adequada quando é necessário projetar circuitos de médio ou grande comprimento ou dinamizar ao máximo o movimento de paletes.

Os transportadores aéreos e terrestres e os robôs móveis autónomos (AMR) são soluções de automatização projetadas para o transporte de cargas individuais entre dois pontos. Os transportadores aéreos ou terrestres baseiam-se na utilização de carros que transportam paletes ao longo de um circuito fechado e perimetrado. Por outro lado, os AMR deslocam-se livremente no armazém: seguem rotas dinâmicas que se ajustam a cada tarefa e não estão sujeitos a circuitos de navegação fechados nem a zonas de operação de acesso restrito.

Embora seja certo que é mais fácil integrar os robôs móveis autónomos no layout do armazém face aos transportadores aéreos e terrestres (não precisam de instalação de carris nem de cercas de segurança), os transportadores aéreos ou terrestres costumam ser uma excelente alternativa em situações em que há uma elevada procura de fluxos de paletes, pois para absorver este volume de trabalho com robôs AMR seria necessário utilizar uma frota muito grande.

Sim, os monotrilhos eletrificados são um sistema de transporte de grande versatilidade que se adapta às características do armazém. Devido a esta flexibilidade, é possível adaptar o circuito às necessidades específicas, por exemplo, instalando curvas ou desvios intermédios que permitem criar atalhos, vias paralelas, estações de diagnóstico ou zonas de estacionamento.

Sim. Através de um circuito de eletrovias, é possível, por exemplo, ligar armazéns situados em edifícios separados. Para tal, normalmente é projetado um túnel ou uma ponte que tenha no seu interior um troço do circuito que liga ambos os edifícios.

Sim, as eletrovias contam com diferentes dispositivos de segurança, como fotocélulas, batentes e amortecedores, que proporcionam fluidez e estabilidade aos carros que circulam no circuito. Adicionalmente, uma cerca perimetral delimita o percurso do circuito para restringir o acesso à zona de operação dos carros e prevenir qualquer tipo de incidente com pessoas ou outras máquinas.

Fale com um especialista