Robô de picking
Sistema de picking robotizado que automatiza totalmente a preparação de encomendas para maximizar a eficiência e a produtividade.
O produto
Picking totalmente automático para uma preparação de encomendas rápida, precisa e inteligente
O robot de picking é um cobot pick and place projetado para automatizar a preparação de encomendas. O braço robótico industrial encarrega-se de recolher produtos de uma caixa de armazenamento e depositá-los noutra de modo totalmente autónomo. Graças ao inovador software de visão, que se baseia em algoritmos de deep learning, e ao dispositivo de preensão altamente versátil, o robô de preparação de pedidos pode manipular com total precisão uma vasta gama de artigos com diferentes formas, superfícies e dimensões.
Os robôs de picking da Mecalux são ideais para armazéns que gerem um grande volume de envios diários ou que enfrentam picos de procura sazonais de alta intensidade. O picking robotizado é a solução definitiva para aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e maximizar a eficiência dos processos de preparação de encomendas em empresas de qualquer setor de atividade, como os e-commerce ou a indústria farmacêutica, têxtil ou alimentar.
Vantagens do picking robotizado
- Alto rendimento: a velocidade operacional do cobot, que pode atingir até 1.000 picks/hora, e a sua capacidade para trabalhar ininterruptamente 24/7, agilizam significativamente a preparação de encomendas e melhoram a produtividade em comparação com outras soluções manuais.
- Máxima eficiência: os sistemas de preparação de encomendas, que se baseiam no princípio goods-to-robot, limitam ao mínimo a possibilidade de ocorrer erros e libertam os operários da realização de tarefas repetitivas.
- Grande flexibilidade: o dispositivo de preensão adapta-se às características do produto a manipular, permitindo gerir uma vasta gama de artigos com diferentes formas, superfícies e dimensões.
- Precisão absoluta: o software de visão calcula e identifica instantaneamente o ponto de picking mais adequado para cada produto com base nas suas características e disposição no contentor.
- Autonomia operacional: graças aos algoritmos avançados de IA do software de visão, o robot de picking pode recolher artigos desconhecidos sem necessidade de ser previamente treinado, garantindo a imediata adaptação ao stock do armazém e a qualquer variação que ocorra nas referências.
- Integração e adaptabilidade: o robô de picking é compatível com os diferentes sistemas automáticos do armazém, como o miniload ou o Sistema Shuttle.
- Segurança reforçada: o cobot é capaz de detetar qualquer presença à sua volta e abrandar a sua velocidade de trabalho para proporcionar maior segurança ao ambiente.
- Facilidade de uso e implementação: a sua interface de utilizador intuitiva e a sua fácil instalação permitem iniciar rapidamente o sistema.
Aplicações do robô de picking
Otimização das operações de picking para empresas de qualquer setor de atividade
A versatilidade do sistema robótico de separação, capaz de identificar, recolher e depositar uma vasta gama de artigos, favorece a sua adaptação a uma diversidade de requisitos específicos. É a solução ideal para dinamizar a preparação de encomendas em cenários com uma elevada rotatividade de produto ou durante os picos de procura sazonais.
Como funciona um robot de picking
Operação fluida para uma preparação de encomendas contínua e sem erros
A precisão e eficiência do software de visão SIMATIC Robot Pick AI da Siemens, bem como a versatilidade do braço robótico industrial e o seu dispositivo de preensão, garantem um funcionamento totalmente fiável.
Componentes do sistema de picking robotizado
O inovador robô de preparação de pedidos da Mecalux é uma solução tecnológica de última geração composta por um software de visão que se baseia em algoritmos de deep learning, um braço robótico de alto rendimento e um versátil dispositivo de preensão de máxima precisão.
Este sistema é responsável pela obtenção de uma imagem da caixa com as referências e pelo seu tratamento através de um software de inteligência artificial. Dessa maneira, define o produto a recolher e o modo mais rápido e eficaz de o fazer.
O robot de picking e o dispositivo de preensão formam a unidade que manipula o produto para realizar as operações de recolha e depósito.
A estação de picking robotizada inclui dispositivos de segurança que favorecem o trabalho colaborativo que caracteriza esta solução e garantem uma manipulação dos produtos sem riscos.
Perguntas frequentes
O robot de picking pode manipular uma vasta gama de produtos com diferentes formas, superfícies, materiais e dimensões. Desde caixas e sacos até referências soltas, embalagens rígidas ou flexíveis. Os produtos a manipular irão determinar o tipo de garra a vácuo que será utilizado pelo dispositivo de preensão.
A principal limitação associada às dimensões dos produtos a manipular é determinada pelo tamanho da caixa que irá acondicionar a encomenda: o produto deve caber no seu interior sem colidir com os seus bordos. Por outro lado, nenhuma das cotas do produto (comprimento, largura, altura) pode ser inferior a 1,3 cm.
O atual dispositivo de preensão integrado no robot de picking pode manipular artigos até 3 kg.
O alcance do robô de picking é de 1.300 mm.
O robô de preparação de pedidos da Mecalux pode transferir, simultaneamente, produtos de uma caixa com referências a 4 caixas de encomenda, pelo que é capaz de trabalhar em até 4 encomendas diferentes.
Sim. Graças ao seu desenho, é possível robotizar uma estação de picking manual através da instalação de um picking robot capaz de transferir produtos da caixa que contém as referências para a caixa de encomenda.
Enquanto o robô de picking padrão não pode partilhar espaço com pessoas por razões de segurança, o cobot foi especificamente projetado para trabalhar entre humanos. Os braços robóticos industriais devem ser isolados em recintos fechados. No entanto, os cobots não precisam de uma barreira física à sua volta. O robô de picking da Mecalux, por exemplo, abranda a sua velocidade ao detetar a presença de um operário e, quando este se afasta, volta a acelerar. Além disso, a instalação e programação de um cobot é, de modo geral, mais rápida do que a do robô de picking industrial.
Fale com um especialista