Armazém autoportante
Sistema de armazenamento integral em que as estantes formam a estrutura do armazém. Otimização da superfície, redução de custos e maior velocidade de execução.
O produto
Autoportante: grande altura e máxima capacidade de armazenamento
Os armazéns autoportantes são edifícios cujo principal componente estrutural são as próprias estantes. Eles suportam não só as cargas da mercadoria armazenada, como também os fechamentos laterais e do telhado, além da ação de agentes externos, como a força do vento. Consequentemente, a obra civil exigida é mínima, o que agiliza a montagem e reduz custos em relação aos sistemas de construção tradicionais.
Os armazéns com o sistema autoportante aproveitam ao máximo o espaço disponível e podem atingir alturas até 45 m. Destacam-se também devido à sua grande versatilidade, pois podem ser projetados a partir de diferentes soluções de armazenagem: desde estantes convencionais ou compactas até sistemas totalmente automáticos. A Mecalux acompanha o cliente durante todo o projeto, desde a fase de cálculos preliminares e projeto até à colocação em funcionamento do armazém.
Vantagens dos armazéns autoportantes
- Construção rápida e simples: o tempo de execução do porta paletes autoportante é inferior em relação ao armazém tradicional; além disso, a obra civil necessária é mínima.
- Redução de custos: o investimento é igualmente inferior ao exigido em armazéns de construção tradicional.
- Armazenamento de grande altura: os armazéns podem ser construídos até 45 m de altura, pois a única limitação do sistema autoportante refere-se à altura estabelecida pelo regulamento e pelo alcance dos equipamentos de movimentação utilizados.
- Grande aproveitamento da superfície: o armazém é projetado ao mesmo tempo que as estantes e ocupa apenas o espaço necessário, sem pilares intermédios.
- Máxima versatilidade: podem ser configurados com a solução de armazenagem que melhor se adapte a cada necessidade, desde estantes convencionais ou compactas para operações realizadas com empilhadores até sistemas de armazenamento totalmente automáticos.
- Armazenamento a baixas temperaturas: esta solução construtiva também pode ser utilizada na montagem de câmaras frigoríficas e de congelação destinadas ao armazenamento de mercadorias.
- Resistência e segurança: os porta paletes autoportantes são construções muito robustas projetadas para resistir à ação de forças externas como o vento, as sobrecargas de neve e os movimentos sísmicos.
- Desmontáveis: ao tratar-se de uma estrutura composta fundamentalmente por estantes cujos elementos são montados ou aparafusados, é possível desmontá-las com facilidade e recuperar uma alta percentagem dos componentes.
O armazém autoportante instalado pela Mecalux em apenas 3.500 m² permite armazenar até 15.000 paletes, algo impossível num armazém tradicional
Tipos de autoportantes
O sistema de armazenamento autoportante adapta-se a múltiplas necessidades e exigências operacionais
A estrutura autoportante pode ser projetada a partir de uma vasta gama de soluções de armazenagem. Desde estantes convencionais ou compactas até sistemas totalmente automáticos que utilizam equipamentos robotizados para a manipulação de cargas.
Projeto e montagem do armazém autoportante
Construções muito robustas de rápida execução
Os armazéns autoportantes são projetos que exigem uma profunda análise estrutural. No entanto, a obra civil necessária é mínima e a sua construção pode ser executada num curto período de tempo. O processo consiste em diferentes fases que abrangem o projeto, o fabrico e a montagem do armazém.
Testemunhos
Casos práticos
Ver mais casos práticosPartes dos armazéns autoportantes
A principal característica de um armazém autoportante é o conjunto de estantes que o forma e que suporta tanto as cargas armazenadas e os impulsos dos equipamentos de movimentação como os restantes componentes estruturais (telhado e fechamentos laterais) e os diversos agentes externos (força do vento, sobrecargas de neve, movimentos sísmicos, etc.).
A estrutura básica de um armazém autoportante é composta por três elementos principais: as estantes, a laje de fundação de betão e os fechamentos, tanto do telhado como das fachadas.
O armazém autoportante pode ser configurado a partir de uma vasta gama de soluções para o armazenamento de paletes. Desde estantes convencionais ou de alta densidade até sistemas totalmente automáticos.
A segurança é uma prioridade ao projetar, escolher os materiais e montar os armazéns autoportantes da Mecalux. Seguem o regulamento em vigor e ajustam-se às diferentes exigências de proteção contra incêndios.
Perguntas frequentes
A definição de armazém autoportante é simples: trata-se de um tipo de edificação em que um conjunto de estantes forma o principal componente estrutural do sistema construtivo. Por isso, nas estruturas autoportantes, as estantes suportam as cargas geradas pelas mercadorias armazenadas, os esforços decorrentes dos equipamentos de movimentação, o seu próprio peso e os fechamentos do telhado e das fachadas e a ação de agentes externos, tais como a força do vento e as sobrecargas de neve no telhado.
O armazém autoportante é a solução perfeita para conseguir um prazo de execução da obra curto e uma redução de custos significativa em relação aos sistemas tradicionais. É também uma alternativa adequada para aproveitar ao máximo a superfície disponível, independentemente da altura da construção. Além disso, é um sistema de construção recomendado para câmaras frigoríficas ou de congelação.
A Mecalux tem uma vasta experiência na realização de projetos, fabrico e montagem de armazéns autoportantes para os mais diversos setores, desde a indústria automóvel, farmacêutica, petroquímica até à alimentar, metalúrgica e cerâmica.
A obra civil exigida para a montagem do sistema autoportante é mínima. Limita-se à construção da laje de fundação de betão sobre a qual assenta a estrutura e, eventualmente, uma parede perimetral de estanquidade.
As vantagens da estrutura autoportante são múltiplas, embora se destaquem fundamentalmente duas: maior velocidade de execução e menor investimento inicial em relação aos armazéns de construção tradicional. Como os próprios porta paletes autoportantes são o principal componente estrutural do edifício, a obra civil necessária é mínima, o que se traduz numa considerável redução de custos e maior rapidez na montagem e na colocação em funcionamento.
No entanto, devido precisamente à sua natureza estrutural, as modificações aplicáveis ao sistema de armazenagem instalado são limitadas. Não obstante, trata-se de uma estrutura facilmente desmontável que permite recuperar uma alta percentagem dos seus componentes.
Os armazéns autoportantes podem ser projetados a partir de uma vasta gama de sistemas de armazenagem. Desde estantes convencionais ou compactas para gerir as cargas com empilhadores até soluções de armazenamento automáticas, como os transelevadores para paletes ou o Pallet Shuttle automático, que automatizam totalmente as operações de carga e descarga das estantes.
Os armazéns autoportantes da Mecalux são compatíveis com qualquer tipo de fechamento disponível no mercado: basta defini-lo na fase de projeto e cálculos preliminares.
A altura de um armazém autoportante é condicionada apenas pelo regulamento em vigor e pelo alcance dos equipamentos de movimentação utilizados. Num armazém autoportante automático, por exemplo, é possível instalar estantes até 45 m.
Sim, o armazenamento autoportante é um sistema construtivo também aplicável ao projeto e à montagem de câmaras frigoríficas e de congelação para o armazenamento de mercadorias. De facto, é a solução perfeita para a construção de armazéns que operam a baixas temperaturas, pois o edifício ocupa apenas o espaço necessário para instalar as estantes, o que favorece a máxima eficiência no consumo energético resultando numa significativa redução de custos.
Fale com um especialista