Armazém autoportante

Armazém autoportante

Sistema de armazenamento integral em que as estantes formam a estrutura do armazém. Otimização da superfície, redução de custos e maior velocidade de execução.

O produto

Autoportante: grande altura e máxima capacidade de armazenamento

Os armazéns autoportantes são edifícios cujo principal componente estrutural são as próprias estantes. Eles suportam não só as cargas da mercadoria armazenada, como também os fechamentos laterais e do telhado, além da ação de agentes externos, como a força do vento. Consequentemente, a obra civil exigida é mínima, o que agiliza a montagem e reduz custos em relação aos sistemas de construção tradicionais.

Os armazéns com o sistema autoportante aproveitam ao máximo o espaço disponível e podem atingir alturas até 45 m. Destacam-se também devido à sua grande versatilidade, pois podem ser projetados a partir de diferentes soluções de armazenagem: desde estantes convencionais ou compactas até sistemas totalmente automáticos. A Mecalux acompanha o cliente durante todo o projeto, desde a fase de cálculos preliminares e projeto até à colocação em funcionamento do armazém.

As estantes formam a estrutura do armazém autoportante

Vantagens dos armazéns autoportantes

  • Construção rápida e simples: o tempo de execução do porta paletes autoportante é inferior em relação ao armazém tradicional; além disso, a obra civil necessária é mínima.
  • Redução de custos: o investimento é igualmente inferior ao exigido em armazéns de construção tradicional.
  • Armazenamento de grande altura: os armazéns podem ser construídos até 45 m de altura, pois a única limitação do sistema autoportante refere-se à altura estabelecida pelo regulamento e pelo alcance dos equipamentos de movimentação utilizados.
  • Grande aproveitamento da superfície: o armazém é projetado ao mesmo tempo que as estantes e ocupa apenas o espaço necessário, sem pilares intermédios.
  • Máxima versatilidade: podem ser configurados com a solução de armazenagem que melhor se adapte a cada necessidade, desde estantes convencionais ou compactas para operações realizadas com empilhadores até sistemas de armazenamento totalmente automáticos.
  • Armazenamento a baixas temperaturas: esta solução construtiva também pode ser utilizada na montagem de câmaras frigoríficas e de congelação destinadas ao armazenamento de mercadorias.
  • Resistência e segurança: os porta paletes autoportantes são construções muito robustas projetadas para resistir à ação de forças externas como o vento, as sobrecargas de neve e os movimentos sísmicos.
  • Desmontáveis: ao tratar-se de uma estrutura composta fundamentalmente por estantes cujos elementos são montados ou aparafusados, é possível desmontá-las com facilidade e recuperar uma alta percentagem dos componentes.
Os armazéns com o sistema autoportante podem atingir até 45 m de altura

O armazém autoportante instalado pela Mecalux em apenas 3.500 m² permite armazenar até 15.000 paletes, algo impossível num armazém tradicional

Würth
Pedro Montenegro Diretor de Logística em Espanha
Würth
(Agoncillo, Espanha)

Tipos de autoportantes

O sistema de armazenamento autoportante adapta-se a múltiplas necessidades e exigências operacionais

A estrutura autoportante pode ser projetada a partir de uma vasta gama de soluções de armazenagem. Desde estantes convencionais ou compactas até sistemas totalmente automáticos que utilizam equipamentos robotizados para a manipulação de cargas.

Os sistemas autoportantes equipados com soluções de armazenamento automáticas atingem grandes alturas

Armazéns autoportantes automáticos

Os sistemas autoportantes equipados com soluções de armazenamento automáticas, como os transelevadores para paletes, favorecem o máximo aproveitamento do espaço vertical disponível, pois podem atingir alturas até 45 m.

Os armazéns autoportantes podem alojar câmaras frigoríficas e de congelação

Armazém autoportante a baixas temperaturas

O sistema de construção autoportante é também utilizado para o projeto e montagem de câmaras frigoríficas e de congelação destinadas ao armazenamento de mercadorias a baixas temperaturas. Estes armazéns podem ser compostos por soluções de armazenamento manuais ou automáticas.

É possível desenhar armazéns com estantes autoportantes convencionais ou compactas

Armazéns autoportantes manuais

Armazéns com o sistema autoportante operados com empilhadores. As estantes podem ser convencionais (de profundidade simples ou dupla) ou compactas (drive-in, push-back, dinâmicas ou o sistema Pallet Shuttle). A sua altura é condicionada pelo alcance dos empilhadores utilizados.

Projeto e montagem do armazém autoportante

Construções muito robustas de rápida execução

Os armazéns autoportantes são projetos que exigem uma profunda análise estrutural. No entanto, a obra civil necessária é mínima e a sua construção pode ser executada num curto período de tempo. O processo consiste em diferentes fases que abrangem o projeto, o fabrico e a montagem do armazém.

Testemunhos

Michelin

Escolhemos a Mecalux como fornecedor devido à sua experiência na construção de instalações autoportantes e aos seus produtos de alta qualidade capazes de se adaptar aos nossos contentores metálicos.

Ler mais
Antonio J. García-Montalvo Responsável pelo projeto do armazém automático
Michelin
(Vitória, Espanha)
Novartis

A escolha da Mecalux para construir o armazém automático autoportante foi motivada por fatores como a experiência internacional dessa empresa numa infinidade de diferentes projetos e pelo preço, muito atrativo.

Tomasz Marchewa Diretor da cadeia de suprimentos
Novartis
(Stryków, Polónia)
Vandemoortele

O armazém automático autoportante significou uma mudança radical na nossa logística. Ajudou-nos a aumentar a produtividade nos processos de movimentação, armazenamento e expedição da mercadoria. Além disso, esta solução otimizou o espaço disponível, o que melhorou a organização dos produtos acabados que saem das linhas de produção.

Oriol de Haro Gerente de Logística
Vandemoortele
(Santa Perpètua de Mogoda, Espanha)
Libus

“A maior vantagem do sistema autoportante construído pela Mecalux é que nos permitiu aproveitar ao máximo o espaço disponível para obter uma maior capacidade. Além disso, ligámos dois armazéns e estamos muito satisfeitos com o resultado”.

Ornela Matti Responsável pelo departamento de Marketing da Libus
Libus
(Berazategui, Argentina)
Hacienda La Albuera

Estamos muito satisfeitos com o armazém automático autoportante, pois nos permitiu ter um perfeito controlo dos stocks, uma maior capacidade de resposta e agilidade para abastecer a zona de calibragem e confeção em menos de três minutos. Consequentemente, melhorámos a qualidade do nosso serviço e reduzimos custos, evitando ter de parar a nossa produção por falta de abastecimento.

Ler mais
Paco Casallo Presidente
Hacienda La Albuera
(Guareña, Espanha)
Lantmännen Unibake

O armazém automático autoportante foi projetado de forma modular, ou seja, podemos ampliar o armazém à medida que o nosso ritmo de produção aumente, adicionando mais corredores aos cinco que temos atualmente.

Jerzy Sobieszczuk Diretor da cadeia de suprimentos na Polónia e Hungria
Lantmännen Unibake
(Nowa Sól, Polónia)

Casos práticos

A Mecalux constrói um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa

A Hayat Kimya é um dos principais fabricantes de bens de grande consumo, especificamente no setor de produtos de higiene e de limpeza, no mercado euro-asiático. Tendo em consideração a previsão de crescimento para os próximos anos, a empresa decidiu investir na construção de um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa, com uma ... Ler mais

Ver mais casos práticos

Partes dos armazéns autoportantes

A principal característica de um armazém autoportante é o conjunto de estantes que o forma e que suporta tanto as cargas armazenadas e os impulsos dos equipamentos de movimentação como os restantes componentes estruturais (telhado e fechamentos laterais) e os diversos agentes externos (força do vento, sobrecargas de neve, movimentos sísmicos, etc.).

A estrutura básica de um armazém autoportante é composta por três elementos principais: as estantes, a laje de fundação de betão e os fechamentos, tanto do telhado como das fachadas.

O armazém autoportante pode ser configurado a partir de uma vasta gama de soluções para o armazenamento de paletes. Desde estantes convencionais ou de alta densidade até sistemas totalmente automáticos.

A segurança é uma prioridade ao projetar, escolher os materiais e montar os armazéns autoportantes da Mecalux. Seguem o regulamento em vigor e ajustam-se às diferentes exigências de proteção contra incêndios.

As estantes são o principal componente de um armazém autoportante

Sistema autoportante

Constitui o principal componente estrutural do sistema autoportante. Suporta as cargas geradas pelas mercadorias armazenadas, pelo seu próprio peso e pelo dos fechamentos (telhado e fachadas) e as ações típicas de uma edificação (como a força do vento ou as sobrecargas no telhado).

O porta paletes autoportante é montado sobre uma laje de fundação de betão

Laje de fundação

A montagem da estrutura do armazém é feita sobre uma laje de fundação de betão com a espessura adequada para conseguir uma distribuição uniforme das forças sobre a base do solo.

As estantes do armazém autoportante também suportam os fechamentos do edifício

Fechamentos

Os painéis que compõem os fechamentos, tanto do telhado como das fachadas, são fixados no sistema autoportante através da treliça superior e das terças do telhado e da fachada. O estudo técnico de engenharia permite instalar qualquer tipo de fechamento disponível no mercado (para câmaras frigoríficas, por exemplo).

As estantes convencionais oferecem acesso direto a cada palete

Estantes convencionais

As estantes convencionais são ideais para armazéns que têm de gerir uma grande variedade de referências, pois oferecem acesso direto a cada palete. Também estão disponíveis em profundidade dupla e com corredores estreitos.

As estantes compactas permitem aproveitar ao máximo a superfície

Estantes compactas

As soluções de armazenamento de alta densidade, como as estantes dinâmicas ou o sistema Pallet Shuttle, maximizam o aproveitamento da superfície disponível e aumentam significativamente a capacidade do armazém.

Os transelevadores para paletes permitem automatizar a gestão de um armazém autoportante

Sistemas automáticos

Os armazéns autoportantes que utilizam transelevadores para paletes automatizam totalmente o depósito e a extração das unidades de carga, o que aumenta a produtividade do armazém.

O Pallet Shuttle automático permite otimizar o espaço disponível num armazém autoportante

Sistemas automáticos compactos

O projeto de armazéns autoportantes que incorpora soluções como o Pallet Shuttle automático (com transelevadores ou com lançadeiras) oferece um duplo benefício: automatização total de operações e otimização do espaço de armazenamento disponível.

As estantes que compõem os armazéns autoportantes são revestidas com tinta não inflamável

Materiais não inflamáveis

As estantes são fabricadas em aço e revestidas com tinta não inflamável.

O sistema autoportante pode ser equipado com detetores de incêndios

Detetores de incêndio

O sistema autoportante é compatível com a instalação de diferentes sistemas de deteção de incêndios (detetores de fumo, chamas, temperatura, etc.).

Ao projetar os porta paletes autoportantes, pode ser incluída a instalação de sistemas de extinção automática de incêndios

Sistemas de extinção automáticos

Durante a fase de projeto da estrutura autoportante, pode ser incluída a instalação de sistemas automáticos para a extinção de incêndios, como sprinklers de água nebulizada.

Perguntas frequentes

A definição de armazém autoportante é simples: trata-se de um tipo de edificação em que um conjunto de estantes forma o principal componente estrutural do sistema construtivo. Por isso, nas estruturas autoportantes, as estantes suportam as cargas geradas pelas mercadorias armazenadas, os esforços decorrentes dos equipamentos de movimentação, o seu próprio peso e os fechamentos do telhado e das fachadas e a ação de agentes externos, tais como a força do vento e as sobrecargas de neve no telhado.

O armazém autoportante é a solução perfeita para conseguir um prazo de execução da obra curto e uma redução de custos significativa em relação aos sistemas tradicionais. É também uma alternativa adequada para aproveitar ao máximo a superfície disponível, independentemente da altura da construção. Além disso, é um sistema de construção recomendado para câmaras frigoríficas ou de congelação.
A Mecalux tem uma vasta experiência na realização de projetos, fabrico e montagem de armazéns autoportantes para os mais diversos setores, desde a indústria automóvel, farmacêutica, petroquímica até à alimentar, metalúrgica e cerâmica.

A obra civil exigida para a montagem do sistema autoportante é mínima. Limita-se à construção da laje de fundação de betão sobre a qual assenta a estrutura e, eventualmente, uma parede perimetral de estanquidade.

As vantagens da estrutura autoportante são múltiplas, embora se destaquem fundamentalmente duas: maior velocidade de execução e menor investimento inicial em relação aos armazéns de construção tradicional. Como os próprios porta paletes autoportantes são o principal componente estrutural do edifício, a obra civil necessária é mínima, o que se traduz numa considerável redução de custos e maior rapidez na montagem e na colocação em funcionamento.
No entanto, devido precisamente à sua natureza estrutural, as modificações aplicáveis ao sistema de armazenagem instalado são limitadas. Não obstante, trata-se de uma estrutura facilmente desmontável que permite recuperar uma alta percentagem dos seus componentes.

Os armazéns autoportantes podem ser projetados a partir de uma vasta gama de sistemas de armazenagem. Desde estantes convencionais ou compactas para gerir as cargas com empilhadores até soluções de armazenamento automáticas, como os transelevadores para paletes ou o Pallet Shuttle automático, que automatizam totalmente as operações de carga e descarga das estantes.

Os armazéns autoportantes da Mecalux são compatíveis com qualquer tipo de fechamento disponível no mercado: basta defini-lo na fase de projeto e cálculos preliminares.

A altura de um armazém autoportante é condicionada apenas pelo regulamento em vigor e pelo alcance dos equipamentos de movimentação utilizados. Num armazém autoportante automático, por exemplo, é possível instalar estantes até 45 m.

Sim, o armazenamento autoportante é um sistema construtivo também aplicável ao projeto e à montagem de câmaras frigoríficas e de congelação para o armazenamento de mercadorias. De facto, é a solução perfeita para a construção de armazéns que operam a baixas temperaturas, pois o edifício ocupa apenas o espaço necessário para instalar as estantes, o que favorece a máxima eficiência no consumo energético resultando numa significativa redução de custos.

Fale com um especialista