Estantes móveis para paletes
MovirackEstantes deslizantes que combinam a compactação com o acesso direto a cada palete e aumentam de forma significativa a capacidade do armazém.
O produto
Estantes deslizantes: otimização do espaço com acesso direto
As estantes móveis são uma solução de armazenamento de alta densidade que permite aumentar consideravelmente a capacidade de armazenamento sem perder o acesso direto a cada palete. As estantes são instaladas sobre bases móveis motorizadas que se deslocam lateralmente sobre carris.
O sistema Movirack da Mecalux permite otimizar ao máximo o volume ocupado pela instalação graças ao movimento controlado dos blocos de estantes, que se juntam ou se separam para abrir unicamente o corredor de trabalho exigido para cada ocasião.
Vantagens das estantes móveis
- Maior capacidade de armazenamento: as estantes sobre bases móveis proporcionam um aumento de capacidade entre 80 e 120% em relação às estantes convencionais.
- Acesso direto: é o único sistema de armazenamento compacto que permite aceder de forma direta a todo o stock armazenado.
- Poupança de energia em câmaras frias: ao otimizar o uso do espaço, o volume de ar a refrigerar é muito inferior, o que reduz o consumo de energia.
- Aptas para picking: o modo de funcionamento Multicorredor permite abrir até 3 corredores simultaneamente em vez de apenas um para fazer os trabalhos de picking.
- Versatilidade: as estantes móveis podem ser adaptadas ao armazenamento de cargas não paletizáveis, como bobinas, tubos ou perfis.
- Escaláveis: o sistema pode ser adaptado em função do crescimento do armazém, pois pode ser ampliado acrescentando blocos de estantes móveis.
- Segurança e durabilidade: são estruturas robustas equipadas com inúmeros dispositivos de segurança destinados a proteger os operadores e a mercadoria.
- Grande capacidade de carga: cada base móvel pode mover mais de 600 toneladas.
As estantes Movirack permitiram-nos aumentar significativamente a capacidade de armazenamento
Aplicações das estantes móveis
Ideais para o armazenamento compacto e com acesso direto a cada palete
As estantes deslizantes são perfeitas para empresas que precisam de ter acesso unitário a todas as paletes armazenadas e que, ao mesmo tempo, desejam aproveitar ao máximo a superfície disponível.
Como funcionam as estantes deslizantes
Movimento automático controlado à distância ou a partir das bases móveis das estantes
O funcionamento das estantes móveis para armazéns é muito simples. Uma vez determinado o corredor em que se pretende trabalhar, o operador ativa o sistema e as estantes deslizam de forma automática em cascata para disponibilizar o corredor selecionado.
Testemunhos
Casos práticos
Ver mais casos práticosComponentes das estantes móveis
As estantes Movirack da Mecalux caracterizam-se pela qualidade do material utilizado no fabrico dos seus diferentes componentes, o que garante a destacada fiabilidade do sistema e lhe confere uma longa vida útil.
As estantes móveis são estruturalmente semelhantes às convencionais estáticas, com a diferença de que as primeiras são montadas sobre bases móveis motorizadas compostas por carros, vigas, motores, eixos de transmissão e outros elementos.
Os operadores podem controlar o funcionamento das estantes móveis tanto nos armários embarcados (há uma na extremidade de cada base móvel) como através de controlos sem fio (que podem ser utilizados no empilhador, por exemplo).
O sistema Movirack cumpre todas as normas de segurança em vigor e incorpora os dispositivos necessários para garantir um funcionamento sem incidentes.
Acessórios para estantes Movirack
Soluções complementares que reduzem custos e aumentam a eficiência e versatilidade do sistema
Catálogos
Soluções de armazenamento para paletes (catálogo)
Sistemas de armazenamento para produtos paletizados
DescarregarPerguntas frequentes
As estantes móveis são um sistema de armazenamento para paletes composto por estantes instaladas sobre bases móveis motorizadas que se deslocam lateralmente em carris embutidos no chão. O sistema Movirack pertence tanto às soluções de armazenamento de acesso direto como às de elevada densidade, uma vez que as estantes podem ser compactadas quase por completo, disponibilizando um único corredor de trabalho cuja abertura é regulada em função da localização à qual se pretende aceder.
As estantes móveis Movirack são uma excelente alternativa quando o objetivo é melhorar o aproveitamento da superfície disponível sem renunciar à acessibilidade total a cada uma das paletes armazenadas. Trata-se de um sistema que combina os recursos que caracterizam as estantes de paletização convencional (acesso direto, inúmeras referências, versatilidade) com as vantagens das soluções de armazenamento de alta densidade (poupança de espaço, aumento da capacidade de armazenamento).
Obviamente. As estantes incluem dispositivos de segurança que cumprem o regulamento atual e garantem o funcionamento seguro dos equipamentos móveis, protegendo os operários e a mercadoria armazenada. As bases móveis são fabricadas respeitando as diretrizes de segurança da norma UNE 15095 e têm a marcação CE, além de cumprir as restantes normas aplicáveis às estantes convencionais.
A montagem do sistema Movirack exige instalar carris embutidos no solo do armazém para o deslocamento das bases móveis que, por sua vez, receberão as estantes. A técnica utilizada dependerá do tipo de armazém, ou seja, se é uma obra nova ou um armazém já existente. A Mecalux acompanha o cliente durante todo o processo.
A montagem padrão prevê a instalação de até 16 bases móveis por bloco ou conjunto. Caso se exija a instalação de mais estantes móveis, será necessário colocar uma estante fixa e, em seguida, outro conjunto de bases. Embora, sob certas condições, também podem ser desenvolvidas instalações com mais de 16 bases móveis por bloco.
Essa decisão deve ser considerada na fase de projeto. Obviamente, a máxima compactação pode ser obtida com a configuração que permite a abertura de um único corredor de trabalho para a operação com empilhadores. No entanto, se o cliente o solicitar, pode ser disponibilizada a abertura simultânea de mais de um corredor de trabalho, embora à custa de reduzir o número de bases móveis e, consequentemente, a capacidade de armazenamento.
A largura do corredor de trabalho é determinada na fase de projeto e dependerá do tipo de empilhador utilizado, sendo preciso garantir que este possa realizar adequadamente as manobras.
O corredor de trabalho das estantes Movirack pode ultrapassar os 40 m de profundidade, embora esta medida esteja condicionada pelo tipo de operação realizada pelo cliente e pelas normas sobre as passagens utilizadas na evacuação de cada instalação.
A velocidade média de deslocamento das bases móveis oscila entre 3,5 e 4 metros por minuto, o que significa que uma base móvel demora menos de 50 segundos em abrir um corredor de 3 metros.
As estantes móveis Movirack oferecem três modos de funcionamento automáticos (Corredor, Multicorredor e Parking) e um modo manual para manutenção. O modo Corredor é utilizado para abrir um único corredor de trabalho e aceder com o empilhador para depositar ou coletar paletes. Já o modo Multicorredor permite a abertura simultânea de até três corredores – mais estreitos do que o corredor único –, que é ativado para efetuar as tarefas de picking. Através do modo Parking, a largura do corredor de trabalho é distribuída entre todos os corredores possíveis, por isso todas as bases móveis são colocadas com o mesmo espaço de separação entre si. Esta função costuma ser ativada para obter uma melhor circulação de ar, especialmente em câmaras frias, assim como para a realização de inventários ou a preparação de encomendas. Finalmente, com o modo manual, utilizado principalmente para tarefas de manutenção, as bases deslocam-se individualmente acionando de forma constante o botão de direção de movimento do armário embarcado da base móvel.
Cada instalação é fornecida com um controlo remoto, embora seja possível incluir mais do que um se for necessário.
Pode ser utilizado qualquer modelo de empilhador de carga frontal (contrabalançados e retráteis), desde que a largura do corredor e a altura de elevação o permitirem. Os empilhadores mais usados são os retráteis, uma vez que precisam de corredores inferiores a 3 m, a sua altura de elevação ultrapassa os 10 m e oferecem a possibilidade de proteger termicamente a cabina do operador (muito útil ao trabalhar em câmaras de frio).
Não. As estantes do sistema Movirack podem ser equipadas com a mesma gama de acessórios utilizada para adaptar as estantes convencionais estáticas ao armazenamento de mercadoria não paletizada. Portanto, isto significa que é possível adaptar as estantes deslizantes para depositar diferentes tipos de unidades de carga, como contentores, bobinas e bidões. Por outro lado, o sistema Movirack com estantes cantilever é a solução perfeita para o armazenamento compacto de cargas longas e volumosas (tubos, perfis e placas, por exemplo).
Sim. O sistema Movirack adapta-se à preparação de encomendas realizada nas próprias estantes, graças ao modo de funcionamento Multicorredor, que permite abrir de forma simultânea até três corredores de trabalho em vez de apenas um.
As estantes para bases móveis Movirack são aptas para armazéns que trabalham à temperatura ambiente, de refrigeração ou de congelação. De facto, esta solução é especialmente vantajosa para o armazenamento com temperatura controlada, pois ao favorecer um melhor aproveitamento do espaço, permite obter uma poupança significativa do consumo de energia.
Fale com um especialista