Armazenagem de alta densidade: máxima capacidade num mínimo espaço
O conceito de armazenagem de alta densidade consiste em armazenar o maior número de produtos no menor espaço, eliminando os corredores pelos quais circulam os operadores. Dessa forma, a superfície dedicada à armazenagem se multiplica-se em comparação com a armazenagem tradicional.
Esse tipo de solução destina-se a empresas que armazenam muitos produtos de uma ou poucas referências e têm um espaço de armazenagem limitado.
Vantagens e inconvenientes da armazenagem de alta densidade
A principal vantagem dos sistemas de armazenagem de alta densidade é que multiplicam a capacidade de armazenagem. O espaço dos corredores é aproveitado para montar mais estantes para armazenar mercadoria formando, dessa forma, um bloco de estantes compactas. Além disso, esse tipo de sistemas exige menos espaço de armazenagem, o que contribui para reduzir o investimento em solo logístico. Também permitem diminuir o consumo energético, graças à correta distribuição do frio entre um número maior de paletes. Devido a esses fatores, os sistemas de armazenagem de alta densidade são a solução ideal para câmaras frigoríficas.
No entanto, a armazenagem de alta densidade também oferece desvantagens, porque ao implantar essa solução se perde acessibilidade a todos os produtos. Esses sistemas, salvo se tiverem uma base móvel que abra o corredor desejado, unicamente oferecem acesso direto a um produto de cada referência.
Tipos de soluções de alta densidade
O mercado oferece diversas soluções e sistemas de armazenagem de alta densidade destinados a resolver diferentes necessidades.
Armazenagem de alta densidade para escritórios e armazéns de picking
A armazenagem em massa de documentos, material para escritório ou produtos de pequenas dimensões é uma necessidade real de muitas empresas. Para tal, podem ser instaladas estantes de picking dinâmico, um sistema de armazenagem de alta densidade que funciona através de plataformas levemente inclinadas. As estantes de picking dinâmico apoiam-se na gravidade para mover a carga: ao retirar a primeira caixa, as demais avançam de forma automática para a primeira localização livre. O operador logístico Ekom optou por agilizar a preparação de pedidos no novo armazém de Tortona (Itália) com essa solução da Mecalux.
Armazenagem de alta densidade com paletes
Em relação à armazenagem de paletes, existem diferentes sistemas de armazenagem de alta densidade:
- Estantes drive-in e Pallet Shuttle. Esses dois sistemas de armazenagem caracterizam-se por serem constituídos por estantes compactas que formam canais em profundidade. A diferença entre ambos está na forma em que as paletes das estantes são introduzidas e extraídas das estantes. Nas estantes drive-in é o próprio operador, com a ajuda de um empilhador, quem se move dentro do conjunto. No sistema Pallet Shuttle, pelo contrário, o operador coloca um carro robotizado na primeira posição do canal da estante que se encarrega de transferir a mercadoria dentro da estrutura.
- Estantes móveis. Sistema de armazenagem de alta densidade em que as estantes se deslocam lateralmente para abrir o corredor de armazenagem desejado. Ao contrário de outras soluções compactas, as estantes móveis permitem aceder a cada uma das mercadorias, além de proporcionar entre 80 e 120% a mais de capacidade em relação às estantes para paletes convencionais. Portanto, para ampliar a sua capacidade de armazenagem, o operador logístico JAS-FBG optou pelo sistema Movirack, a solução de estantes móveis da Mecalux, para o seu armazém de Warszowice (Polónia).
- Push-back e dinâmicas. São dois sistemas de alta densidade que multiplicam o desempenho do espaço graças à deslocação por gravidade da carga. A diferença entre ambos os sistemas está na gestão da mercadoria. Embora ambos os sistemas possam adaptar-se e trabalhar com os dois métodos FIFO e LIFO, a sua natureza é trabalhar com o sistema LIFO (last in, first out) nas estantes push-back e com o princípio FIFO (first in, first out) nas estantes dinâmicas.
Alta densidade e automação
Finalmente, encontramos sistemas de armazenagem de alta densidade automáticos que, além de aproveitar a superfície, aumentam de forma considerável o desempenho e o fluxo de movimentos graças a uma completa robotização das operações.
- Pallet Shuttle automático. Método que utiliza transelevadores ou lançadeiras para transportar um carro automático que é colocado nos canais da estante para recolher a mercadoria. As estantes desse sistema podem atingir até 40 m de altura, otimizando o espaço disponível e aumentando a capacidade. O operador logístico HAVI aumentou em 75% a capacidade de armazenagem do seu armazém em Portugal com o sistema Pallet Shuttle automático da Mecalux, comparando-se com um sistema de armazenagem não automático.
- Estantes dinâmicas com transelevadores. Solução que funciona da mesma forma que as estantes dinâmicas, mas com a diferença de que um transelevador seja o responsável por introduzir as paletes nos canais para que se desloquem por gravidade até o extremo oposto. Os Laboratorios Maverick confiaram na Mecalux para instalar esse sistema que gere os pedidos finalizados e prontos para serem expedidos do armazém de Tarragona (Espanha).
Qualquer sistema de armazenagem de alta densidade automático necessita de dois programas de gestão. Por um lado, um software de gestão de armazém (SGA), que controle o stock em tempo real e atribua uma localização para cada mercadoria, e por outro, um sistema de controlo (WCS), encarregado de enviar para o transelevador ou lançadeiras instruções de movimento.
Funcionamento e sistemas de segurança das estantes móveis
As estantes móveis, Movirack e Movibloc, são os dois sistemas de armazenagem de alta densidade mais utilizados. O motivo é evidente: são os únicos que combinam a alta densidade com o acesso direto à mercadoria.
O funcionamento de ambos os sistemas baseia-se em instalar as estantes sobre bases móveis que se deslocam lateralmente sobre carris. No caso das estantes móveis Movirack, o operador seleciona o corredor de armazenagem que deseja aceder com controlo remoto ou a partir dos armários de controlo. Depois, as restantes estantes são abertas automaticamente de forma sucessiva, ficando acessível unicamente o corredor de trabalho. Portanto, o funcionamento dos arquivos móveis Movibloc pode ser acionado através da força do operador, com a ajuda de uma manivela, ou com um comutador de manobra que automatiza o movimento da estante.
Ambos os sistemas incluem dispositivos de segurança que protegem tanto os trabalhadores quanto a mercadoria. As estantes Movirack possuem barreiras externas e internas que permitem parar o movimento das estantes caso detete a presença de um objeto, células fotoelétricas de proximidade que garantem uma paragem suave e segura, assim como setas de emergência. Os armários Movibloc incluem batentes de carril que evitam que as bases móveis ultrapassem o final do carril, um conjunto travamento que garante a estabilidade de cada estante móvel, uma barreira fotoelétrica capaz de bloquear todo o sistema e, finalmente, uma tampa de correias que protege o mecanismo de rolamento que move os armários.
Alta densidade e armazenagem eficiente
Os sistemas de armazenagem de alta densidade são um recurso cada vez mais utilizado em armazéns de qualquer setor, e mais ainda em um contexto onde as empresas tentam conseguir o máximo desempenho do solo logístico, visando reduzir custos e ser mais eficientes. Atualmente, a otimização do espaço é um benefício muito interessante porque o solo industrial está muito valorizado e os imóveis logísticos (aluguer e venda de armazéns) são um fator-chave a considerar para garantir a competitividade.
A Mecalux é especialista em aconselhar e instalar o sistema de armazenagem de alta densidade que melhor responda às necessidades de cada cliente. Se quiser ser aconselhado por um dos nossos especialistas sobre os nossos diferentes sistemas disponíveis, entre em contato connosco e o ajudaremos a encontrar a solução que melhor se adapte ao seu armazém.