A  reposição automática de stock é o processo de introdução de sistemas automatizados na operação de reabastecimento

Sistemas de reposição automática de stock: como funcionam?

25 mar 2025

A reposição automática de stock é uma solução cada vez mais utilizada em armazéns para economizar tempo, deslocações e custos. Automatizar este processo logístico permite reabastecer de mercadoria a área de armazenagem no momento em que for necessário.

Nos armazéns com fluxos ininterruptos de mercadoria, os sistemas de reposição automática de stock podem evitar quebras de stock e permitir que o picker sempre tenha disponível a mercadoria necessária para fazer a preparação de pedidos.

O que é a reposição automática?

A reposição automática de stock é a introdução de sistemas automatizados de transporte, armazenagem ou gestão para dinamizar o processo de reabastecimento de matérias-primas ou produtos acabados nas localizações de armazém ou nas linhas de produção. O conceito logístico de abastecimento pode ser aplicado para reposicionar o stock nos diferentes sistemas ou áreas de armazenagem, assim como nas fábricas.

O software de gestão de armazém automatiza as tarefas dos operadores na reposição de stock através de terminais de radiofrequência
O software de gestão de armazém automatiza as tarefas dos operadores na reposição de stock através de terminais de radiofrequência

A reposição automática de stock deve abranger diferentes estratégias de reabastecimento, tais como o just-in-time (o abastecimento da estação de trabalho quando for necessário), a reposição por quebra de stock mínimo (o reabastecimento é ativado quando se chega a um nível de stock específico) ou o top off, que aproveita as flutuações na preparação de pedidos para reabastecer as estantes de picking quando a atividade for menor.

Um software de gestão favorece uma cadeia de abastecimento digital e integrada aos fornecedores, automatizando a reposição quando necessário. Este programa determina os parâmetros essenciais para a gestão do stock, stock mínimo ou stock de segurança e, traça estratégias de reabastecimento para garantir a correta gestão dos pedidos.

Vantagens da reposição automática

A reposição automática de stock mantém um fluxo de mercadoria contínuo nos sistemas de armazenagem, nas linhas de produção ou nas estações de picking. Vejamos quais são as principais vantagens de implementar uma solução automática para essa operação logística:

  • Controlo completo do stock em tempo real. Automatizar a reposição através de um software de gestão de stock permite obter uma maior precisão na manipulação dos artigos armazenados, especialmente na rotação de stock ou na rastreabilidade de produto.
  • Abastecimento da mercadoria preciso. Os equipamentos de movimentação automáticos repõem a mercadoria nas estantes quando é necessário, para que as localizações sempre tenham os níveis de stock necessários para completar os pedidos.
  • Gestão da temporalidade do stock. Ter sistemas automatizados na fase de reposição é uma solução adequada para lidar com um aumento da procura inesperado. O software garante um stock de segurança que permite enfrentar as mudanças na sazonalidade do produto.
  • Redução dos custos de armazenagem. A reposição automática de stock diminui os custos logísticos das instalações que gerem grandes volumes de mercadoria. O reabastecimento através de sistemas automatizados limita o stock desnecessário, o tempo de manipulação dos produtos e das deslocações, tanto da mercadoria quanto dos operadores.

Ordens de reabastecimento automático num armazém manual

O reabastecimento automático num armazém manual ajuda a resolver problemas na gestão do stock, tais como quebras de stock ou possíveis deteriorações na qualidade do produto.

A utilização de um software de gestão permite automatizar quando fazer pedidos aos fornecedores: o programa calcula periodicamente a situação da procura pelos produtos e estabelece ações de reposição baseando-se nas informações compiladas e na estratégia pré-determinada.

O processo de reposição de stock manual é realizado pelo operador com a ajuda de equipamentos de movimentação manual
O processo de reposição de stock manual é realizado pelo operador com a ajuda de equipamentos de movimentação manual

Um programa logístico como um SGA elimina a possibilidade de cometer erros decorrentes da gestão manual do stock, evita deslocações supérfluas dos operadores e minimiza falhas na manipulação de stock ou na localização dos produtos nas estantes. Para que os operadores sejam mais velozes e eficientes no momento de fazer as reposições, o software pode enviar instruções através de dispositivos de ajuda put-to-light. São visores onde aparece a quantidade exata de artigos que os operadores devem colocar em cada localização.

Para melhorar a eficiência na gestão do stock num armazém manual, esse programa de gestão tem configuradas diversas estratégias de reposição, por exemplo, just-in-time ou top off. O responsável logístico deve atribuir apenas um tipo de reabastecimento para cada área (ou subárea) do armazém. O SGA cria automaticamente tarefas de reposição de stock para os operadores, indicando-lhes, através do terminal de radiofrequência, quando, como e em qual quantidade é necessário fazer o reabastecimento de cada referência. Nos armazéns manuais, os operadores realizam as tarefas dessa operação logística com a ajuda de equipamentos de movimentação como porta-paletes, empilhadores contrabalançados ou carros, entre outros.

O armazém da Lil’ Drug em Cedar Rapids (EUA) é um exemplo claro de empresa que melhorou a eficiência dos seus processos, tais como a reposição da mercadoria através da implementação de um software de gestão de armazém. A solução da Mecalux, que combina as estantes de paletes convencionais e o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS, economiza tempo e custos no reabastecimento: “Os novos corredores mais estreitos e as estantes mais altas permitiram aumentar nossa capacidade em mais de 40%. Além disso, o armazém foi projetado para proporcionar uma maior eficiência em todas as operações, especialmente na reposição da mercadoria”, aponta Tom Klein, gerente do centro de distribuição e de logística da Lil’ Drug Store Produts.

Operação de aprovisionamento num armazém automático

Em armazéns onde se prepara um grande volume de pedidos e o fluxo de mercadoria é alto, é comum substituir a reposição manual dos produtos por soluções automáticas de transporte e armazenagem. Esses sistemas automáticos ativam o movimento da mercadoria rumo às localizações de armazenagem ou estações de picking.

Equipamentos de movimentação automáticos como os transelevadores para paletes ou os miniload garantem ciclos combinados ― de carga, descarga e relocalização de produtos ―, armazenando e extraindo a mercadoria das estantes com rapidez e sem erros.

Soluções como os transportadores para caixas automatizam a reposição de stock
Soluções como os transportadores para caixas automatizam a reposição de stock

Além da armazenagem, é possível automatizar o movimento do stock dentro do armazém com sistemas automáticos, tais como transportadores para paletes, Sistema de Carril Elétrico (EMS) ou transportadores para caixas. Essas soluções impulsionam a reposição de stock abastecendo de produtos, de forma ininterrupta, as estações de picking, os sistemas de armazenagem ou inclusive as linhas de montagem ou produção.

Para manter um fluxo constante de reposição de stock, é frequente combinar diversas soluções automáticas. Esse é o caso da distribuidora francesa de peças de reposição MGA, que equipou a sua instalação com um armazém automático para caixas. O sistema de armazenagem automático da MGA é composto por quatro transelevadores miniload, três estações de picking e uma de reposição. Um circuito de transportadores para caixas permite um fluxo constante de produtos para repor as localizações das estantes.

Automatizar a reposição de stock para um aprovisionamento ininterrupto

A reposição de stock é uma operação de armazenagem complexa, porque dela dependem tarefas como a preparação de pedidos, a montagem de kits ou a devolução de produtos. Por isso, cada vez mais empresas adotam sistemas automatizados para suprimir erros no aprovisionamento da mercadoria em áreas como as linhas de produção ou as estações de picking.

Soluções como um software de gestão de armazém coordenam a operação de reposição, tanto manual quanto automática. Estes programas exercem um controlo completo do stock armazenado, especificando o momento e a quantidade de produto para cada localização. A implementação de um software como o Easy WMS pode ser complementada com soluções automáticas como transportadores ou transelevadores, que agilizam o fluxo de trabalho e permitem uma reposição constante, ininterrupta e sem erros nas diferentes áreas do armazém.

Se estiver interessado em suprimir erros nas suas operações e maximizar a eficiência do seu armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado terá prazer em aconselhar sobre a solução mais adequada para a sua empresa.