A automatizacão na armazenagem alimentar garante a gestão e manipulação eficientes e sem erros do stock

Como automatizar um armazém alimentar

18 mar 2025 Leitura de 6 min. 6 '

A automatização de um armazém alimentar pode atender aos requisitos do setor? Atualmente, a logística alimentar enfrenta desafios como o controlo da rastreabilidade dos produtos, a armazenagem da mercadoria nas condições necessárias ou a limitação dos custos decorrentes de manter os artigos sob temperatura controlada.

As peculiaridades da logística do frio levaram muitas empresas do setor alimentar e de bebidas a recorrer à automatização para dinamizar as suas operações, exercer um controlo rigoroso do stock e evitar erros na manipulação dos produtos.

Caraterísticas de um armazém alimentar

A logística destinada ao setor alimentar caracteriza-se por mover, armazenar e expedir produtos perecíveis, ou seja, aqueles que devido às suas características e composição podem se deteriorar e devem ser consumidos antes de uma data determinada. Para garantir as propriedades originais desse tipo de mercadoria, as empresas do setor devem ter um armazém com uma configuração que respeite o regulamento de qualidade e higiene, além de manter os alimentos sob temperatura controlada para evitar a sua deterioração.

Outra característica comum no setor alimentar e de bebidas é a grande quantidade de referências existentes no armazém. Além de serem produtos consumidos de forma massiva, costumam ter um alto índice de rotatividade. Embora haja exceções, como as bebidas alcoólicas ou os produtos embalados a vácuo, é fundamental assegurar uma correta estratégia de localização e extração da mercadoria para garantir as particularidades de cada artigo perecível.

Uma das estratégias de gestão da mercadoria mais frequentes nos armazéns alimentares é o método FIFO (first in, first out), ou seja, a primeira unidade de carga localizada na estante é a primeira a sair. Este método de localização e extração da mercadoria é fundamental na logística alimentar, pois garante que os produtos perecíveis com data de validade mais próxima possam ser expedidos o quanto antes.

As câmaras sob temperatura controlada costumam estar equipadas com sistemas de armazenagem compactos que aproveitam o espaço disponível para acomodar o maior número possível de produtos. Uma das soluções mais comuns são as estantes móveis Movirack, porque, enquanto otimizam a superfície, oferecem acesso direto à mercadoria.

O sistema Pallet Shuttle dinamiza a entrada e saída de mercadoria, enquanto compacta a superfície de armazenagem
O sistema Pallet Shuttle dinamiza a entrada e saída de mercadoria, enquanto compacta a superfície de armazenagem

Automatização de armazéns alimentares: benefícios

A necessidade de gerir cada vez mais stock perecível e de alta rotatividade em câmaras refrigeradas ou de congelação levou as empresas a optarem por soluções automáticas que otimizam os recursos e minimizam os prazos destinados à armazenagem da mercadoria.

Alguns dos principais benefícios de optar por sistemas de armazenagem ou de transporte automatizados são:

  • Precisão na gestão do inventário. Os sistemas de armazenagem e transporte automáticos, coordenados através de um programa de gestão, evitam erros na manipulação da mercadoria, garantem a completa rastreabilidade do produto e reduzem o tempo de resposta da empresa.
  • Agilidade no transporte da mercadoria. As soluções de armazenagem e transporte automáticas permitem fluxos de mercadoria ininterruptos entre as diferentes áreas do armazém. Por exemplo, um circuito de transportadores para paletes ou caixas pode abastecer sem interrupção as diferentes estações de trabalho ou as linhas de produção.
  • Otimização do espaço de armazenagem. Soluções automáticas como os transelevadores para paletes restringem o espaço dedicado à localização e extração da mercadoria e garantem ciclos combinados ininterruptos. A compactação do espaço de armazenagem é uma prioridade no setor alimentar e de bebidas, porque ao armazenar mais mercadoria no mínimo espaço possível obtém-se uma maior eficiência energética no armazém (o custo de energia por unidade de carga é menor).
  • Segurança no armazém. Para conseguir processos seguros é preciso diminuir o tempo de exposição dos operadores ao frio. Além disso, a implementação de sistemas automatizados permite reorientar os operadores para outras tarefas de maior valor acrescentado.

Software para digitalizar um armazém alimentar

A rastreabilidade completa do produto é um procedimento logístico cada vez mais exigido, tanto por fornecedores tanto por clientes. Diante desta exigência, a digitalização de processos é uma solução para conseguir uma gestão do stock rigoroso e eficiente.

Um software de gestão de armazém (SGA) coordena tudo o que acontece no armazém, desde a entrada da mercadoria e a gestão das localizações, até às deslocações dos operadores durante a preparação e expedição dos pedidos. A digitalização de um armazém é básica na logística alimentar, uma vez que maximiza a produtividade dos operadores em condições ambientais desfavoráveis (por exemplo, numa câmara fria). O SGA reduz as deslocações dos operadores, enquanto os auxilia na realização de tarefas mais complexas como a preparação de pedidos.

Nos armazéns alimentares, as empresas utilizam dispositivos de assistência ao picking como o pick-to-light ou o voice-picking para obter uma maior produtividade. Esses dispositivos permitem que o SGA organize o trabalho dos operadores, limitando as suas deslocações e minimizando o risco de cometer erros. Numa instalação sob temperatura controlada, o voice-picking aumenta a segurança dos operadores ao libertar as mãos para que possam preparar os pedidos com maior rapidez e, consequentemente, limitar a sua exposição ao frio.

O software de gestão de armazém também sincroniza todos os sistemas automáticos que operam na instalação. Por exemplo, o fabricante de produtos de confeitaria e padaria Nicopan equipou o seu armazém localizado em Granada (Espanha) com o sistema Pallet Shuttle e o software de gestão Easy WMS da Mecalux para controlar o inventário em tempo real e verificar constantemente o stock disponível. O programa coordena as tarefas do Pallet Shuttle: “Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle da Mecalux porque nos permitiu enfrentar o forte ritmo de atividade do nosso negócio. O Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS ajudou a controlar todos os processos da cadeia de abastecimento”, aponta Nicolás Espigares, diretor da Nicopan.

O sistema de armazenagem Pallet Shuttle automático inclui um carro elétrico no berço do transelevador
O sistema de armazenagem Pallet Shuttle automático inclui um carro elétrico no berço do transelevador

A automatização de um armazém alimentar

A otimização dos processos logísticos é uma questão decisiva em qualquer setor, mas é especialmente importante na alimentar e de bebidas. Qualquer erro poderia interromper a cadeia de frio dos produtos, com os riscos e problemas de saúde pública que isso representaria.

Nos armazéns alimentares, os sistemas de transporte e armazenagem automáticos previnem as falhas decorrentes da gestão manual e reduzem o gasto energético por palete ou caixa. Soluções como os transelevadores eliminam corredores, otimizam o espaço de armazenagem e garantem ciclos combinados ininterruptos.

A extração e localização de mercadoria não são os únicos processos que podem ser automatizados num armazém alimentar. Se os fluxos de trabalho forem constantes e repetitivos, é comum substituir os empilhadores por transportadores de caixas que distribuem automaticamente o stock entre as diferentes áreas do armazém.

Os transportadores também são utilizados na fase de picking, uma vez que garantem uma preparação de pedidos goods-to-person, ou seja, aquela onde a mercadoria chega diretamente ao operador graças às soluções automatizadas. Uma estação de picking abastecida por sistemas de transporte ou armazenagem automáticos evita que os operadores façam deslocações desnecessárias e garante a eficiência e a segurança na preparação de pedidos.

Um exemplo bem-sucedido de automatização no setor alimentar é o armazém da La Piamontesa em Brinkmann (Argentina). A Mecalux construiu para esta empresa um armazém automático autoportante refrigerado perto da sua fábrica para depositar todos os produtos acabados.

O armazém, gerido pelo software de gestão de armazém da Mecalux, foi equipado com a solução Pallet Shuttle automático, ou seja, um conjunto de transelevadores de paletes com um carro elétrico que se encarrega de dinamizar a localização e extração de produtos das estantes. Com esta solução, a empresa La Piamontesa obteve uma capacidade de armazenagem para 2.415 paletes em apenas 700 m².

“A rastreabilidade é uma das maiores vantagens que a tecnologia nos proporciona e, particularmente, o Easy WMS da Mecalux. Agora conhecemos todos os detalhes dos produtos que recebemos, onde estão localizados e os processos pelos quais passaram. Esse controlo é fundamental para o nosso negócio, pois gerimos produtos perecíveis e com prazos de validade”, afirma Diego Ghersi, chefe de engenharia e projetos da La Piamontesa.

 

Automatização de armazéns alimentares: rastreabilidade, eficiência e segurança

O setor alimentar e de bebidas exige operações eficientes e seguras que garantam que o produto está em boas condições ao chegar ao cliente final. A automatização na armazenagem alimentar garante a manipulação eficiente e sem erros do stock, assim como o controlo permanente do stock.

A cadeia de abastecimento alimentar oferece desafios como a gestão do frio ou a validade do produto, no entanto, tais desafios podem ser resolvidos com uma logística digitalizada e automatizada. Se estiver interessado em soluções de intralogística que garantam a máxima produtividade e eficiência no armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado terá prazer em o aconselhar para encontrar a melhor solução para a sua empresa.