
O caminho para o Supply Chain as a Service (SCaaS)
O conceito Supply Chain as a Service, também conhecido como SCaaS, refere-se à terceirização de todas ou algumas das funções de gestão da cadeia de abastecimento para um fornecedor de serviços. O SCaaS ajuda a otimizar os processos logísticos ao associar-se com um parceiro virtual que gere as operações relacionadas ao supply chain.
O uso de tecnologias, especialmente o cloud computing, são indispensáveis para que um fornecedor logístico terceirizado possa aceder a todos os dados e conseguir um Supply Chain as a Service eficiente.
O que é o Supply Chain as a Service (SCaaS)?
O termo Supply Chain as a Service responde a um modelo logístico no qual a gestão digital das diferentes operações relacionadas à cadeia de abastecimento é terceirizada para um ou vários parceiros: produção, armazenagem, controlo do stock, preparação dos pedidos e, finalmente, expedição.
Para digitalizar a cadeia de abastecimento e que um fornecedor terceirizado, por exemplo, um operador 3PL possa gerir as operações logísticas com total visibilidade, é necessário implementar um software localizado na nuvem que utilize a tecnologia cloud computing. A gestão de um armazém na nuvem facilita o acesso remoto ao sistema a partir de qualquer dispositivo através de uma ligação à internet.
Promover o Supply Chain as a Service possibilita a melhoria contínua das organizações a partir da análise de dados e a incorporação da robótica nas suas instalações. Optar por uma gestão digital da cadeia de abastecimento permite desenvolver a atividade com um menor custo e um melhor aproveitamento dos recursos, assim como ter uma logística escalável.
Gerir a logística na nuvem com a ajuda de um parceiro terceirizado é uma opção que conquista cada vez mais adeptos. Segundo um relatório da Allied Market Research, o mercado de Supply Chain as a Service (SCaaS) nos Estados Unidos atingirá o valor de 7.854,40 milhões de dólares em 2025, graças à proliferação de dispositivos móveis e à presença da internet nas economias emergentes.
Desafios na implementação do Supply Chain as a Service
Para ter um Supply Chain as a Service eficiente, é preciso satisfazer certas condições:
- Comunicação perfeita entre empresa e fornecedor: o processo de transição para um SCaaS exige uma coordenação impecável entre os responsáveis do armazém, que conhecem o dia a dia da instalação logística, e o fornecedor logístico que vai gerir as operações da cadeia de abastecimento.
- Optar pela tecnologia cloud computing: para se beneficiar de um Supply Chain as a Service, é preciso implementar a tecnologia cloud computing, que permite o acesso remoto ao software logístico a partir de qualquer dispositivo através de uma ligação à internet.
- Confiança num fornecedor logístico: escolher um fornecedor terceirizado confiável é fundamental para garantir o sucesso do serviço. Os operadores 3PL têm conhecimentos, experiência, sistemas de armazenagem e programas digitais que garantem uma completa visibilidade do stock e a máxima flexibilidade na gestão de todas as etapas logísticas pelas quais passa o produto.

Benefícios de implementar um Supply Chain as a Service
A implementação do Supply Chain as a Service oferece inúmeras vantagens, entre as quais, se destacam:
- Otimização de recursos: graças à tecnologia cloud computing, a otimização da cadeia de abastecimento é completa, o que permite reduzir erros e aproveitar ao máximo os recursos da empresa.
- Logística elástica: O SCaaS permite que as empresas possam escalar as operações e recursos da cadeia de abastecimento para obter eficiência durante os picos de procura e ajustar as necessidades em épocas de menor volume de ordens de saída. A cadeia de abastecimento pode ser modificada e ampliada para se adaptar ao crescimento e às flutuações do negócio.
- Controlo do stock em tempo real: com um armazém digital é possível saber com precisão o status do stock graças ao software de gestão, que se encarrega de monitorar em tempo real as entradas e saídas de mercadoria.
- Aumento da segurança: todas as informações e os dados gerados no armazém são capturados e armazenados na nuvem através da tecnologia cloud computing. O risco de perda acidental de dados é mínimo, pois as cópias de segurança são geradas automaticamente.
O conceito Supply Chain as a Service, e na sua ausência a tecnologia cloud computing, está redefinindo a gestão das empresas e, em particular, o modo de funcionar da logística e da cadeia de abastecimento. As novas tecnologias são, em termos gerais, as melhores aliadas para garantir o sucesso das empresas que optam por terceirizar a gestão da cadeia de abastecimento.
O armazém no Supply Chain as a Service (SCaaS)
Os armazéns integrados no Supply Chain as a Service são caracterizados por ter uma cadeia de abastecimento inteligente, ou seja, possuem um software de gestão de armazém (SGA) que otimiza processos e fluxos, enquanto permite uma completa rastreabilidade dos produtos.
Optar pela robotização é outra das características que giram em torno dos armazéns no SCaaS. As máquinas e os sistemas automáticos convivem com os operadores na execução das suas tarefas. Os armazéns automáticos são instalações logísticas onde a grande maioria de movimentos e operações é realizada de forma automática, com a ajuda de equipamentos de movimentação como transelevadores, transportadores ou Sistemas de Monocarril Elétrico.
O Supply Chain as a Service também fomenta o crescimento das dark warehouses (lojas ou armazéns escuros), instalações totalmente automáticas onde a iluminação é desnecessária ao não haver interação humana no seu interior. Esses armazéns não precisam de operadores para realizar as tarefas de armazenagem ou preparar e expedir pedidos, pois os encarregados de realizar as operações são robôs guiados por um software.

Terceirização da gestão da cadeia de abastecimento
O Supply Chain as a Service fomenta a terceirização da gestão da cadeia de abastecimento devido à transformação digital que as empresas estão a viver. Cada vez mais empresas confiam num fornecedor terceirizado para gerir sua logística visando melhorar a velocidade, a visibilidade e a precisão em toda a cadeia de abastecimento, enquanto dedicam os seus esforços e tempo para reforçar a sua atividade principal.
Optar por gerir digitalmente a mercadoria proporciona uma maior segurança e rapidez às tarefas de armazenagem e preparação de pedidos. A Mecalux é especialista em adaptar os armazéns ao mundo digital através da implementação do Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS. Se quiser obter mais detalhes sobre como o software de gestão na nuvem pode melhorar os processos do armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado terá prazer em aconselhar sobre a solução mais adequada para a sua empresa.