Gestão do armazém

Explore as áreas relacionadas com a gestão de armazéns. Reunimos os melhores conselhos sobre como melhorar o layout do armazém, a preparação de pedidos e a seleção de estantes industriais.

  • EDI na logística: tecnologia para uma comunicação padronizada

    EDI na logística: tecnologia para uma comunicação padronizada

    Mecalux

    O uso do EDI na logística garante uma comunicação fluida e padronizada entre todos os elos da cadeia de suprimentos. Além de agilizar processos, essa solução proporciona rapidez e evita erros que poderiam ocorrer no intercâmbio de informação em formato papel.

  • Desenho e estrutura dos sistemas de estantes antissísmicas

    Desenho e estrutura dos sistemas de estantes antissísmicas

    Mecalux

    As estantes antissísmicas são estruturas projetadas especificamente para resistir a abalos sísmicos. Nos países com um risco muito alto de ocorrer terremotos, as estantes dos armazéns devem ser reforçadas para resistir a abalos sísmicos.

  • Takt Time: produzir ao ritmo estabelecido pelo cliente

    Takt Time: produzir ao ritmo estabelecido pelo cliente

    Mecalux

    O Takt Time calcula o tempo que deve ser destinado à fabricação de um produto para satisfazer a procura dos clientes. Para calculá-lo, divide-se o tempo disponível para produzir um produto pelo número de unidades que foram solicitadas pelo cliente.

  • O inventário físico: controlo real da mercadoria no armazém

    O inventário físico: controlo real da mercadoria no armazém

    Mecalux

    O inventário físico é a contagem manual de todo o stock de um armazém (matérias-primas, produtos acabados, embalagens, etc.). Serve para verificar se os registos digitais que constam no sistema de gesto de armazém coincidem com a mercadoria real do armazém.

  • Como preparar a sua logística para o Natal

    Como preparar a sua logística para o Natal

    Mecalux

    A chegada do Natal traz importantes consequências no âmbito logístico, pois aumentam as vendas e o número de pedidos online. Ter uma logística flexível e adaptada às mudanças de demanda será fundamental para poder oferecer um serviço eficiente ao atingir o limite máximo de demanda.

  • A primeira milha logística, o início de uma entrega bem-sucedida

    A primeira milha logística, o início de uma entrega bem-sucedida

    Mecalux

    A primeira milha logística começa assim que o pedido entra no sistema e finaliza quando é carregado no camião de transporte. A sua otimização é fundamental para que as demais operações da cadeia de abastecimento, especialmente a última milha, sejam competitivas e rentáveis.

  • Os 10 problemas logísticos mais comuns num armazém

    Os 10 problemas logísticos mais comuns num armazém

    Mecalux

    Detetar os problemas logísticos do nosso armazém é determinante para melhorar o desempenho das operações. Neste artigo resumimos os problemas logísticos mais comuns e as medidas que podemos adotar para minimizar as suas consequências.

  • Logística de aprovisionamento, essencial na cadeia de abastecimento

    Logística de aprovisionamento, essencial na cadeia de abastecimento

    Mecalux

    A logística de aprovisionamento gere a compra de produtos para garantir o funcionamento da cadeia de abastecimento. Uma boa prática de logística de abastecimento permite aumentar a produtividade, reduzir os custos logísticos e aumentar a rentabilidade da empresa.

  • Slotting: produtividade para as localizações do armazém

    Slotting: produtividade para as localizações do armazém

    Mecalux

    O slotting tornou-se indispensável para garantir a produtividade diante da dificuldade de expansão da área de armazenagem. Um SGA é a ferramenta perfeita para automatizar a atribuição de localização nas instalações e assim eliminar os erros nesta operação.

  • 3PL: os benefícios da terceirização logística

    3PL: os benefícios da terceirização logística

    Mecalux

    O operador 3PL é responsável por realizar a armazenagem e transporte das mercadorias de uma empresa, bem como a sua organização logística. Contar com um operador 3PL reduz os custos de armazenagem e aumenta a eficiência e a produtividade.

  • AIoT: a transformação digital do armazém

    AIoT: a transformação digital do armazém

    Mecalux

    A Internet das Coisas e a inteligência artificial são tecnologias que vão mudar a indústria 4.0. Mas, qual seu efeito quando são utilizadas conjuntamente? Neste artigo analisamos em que consiste a Artificial Intelligence of Things (AIoT) e as suas vantagens e aplicações no armazém.

  • A rastreabilidade de um produto: o que é e como é implementada?

    A rastreabilidade de um produto: o que é e como é implementada?

    Mecalux

    Por que a rastreabilidade do produto é tão importante? Um controlo deficiente das entradas e saídas, assim como do status do produto pode ocasionar erros graves e custos excessivos para a empresa. Este artigo enfatiza a necessidade de fazer um controlo real do produto em cada fase logística.

  • Lista de materiais (BOM): o melhor aliado da cadeia de produção

    Lista de materiais (BOM): o melhor aliado da cadeia de produção

    Mecalux

    A lista de materiais é uma receita que reflete hierarquicamente todos os elementos e a quantidade necessária para fabricar um produto. Uma lista de materiais (BOM) detalhada ajuda a otimizar os custos de materiais, planejar compras de matérias-primas e detetar e minimizar erros em toda a cadeia de produção.

  • Codificação de mercadorias no armazém

    Codificação de mercadorias no armazém

    Mecalux

    A codificação da mercadoria no armazém atribui um código único e específico a cada artigo no qual se definem as suas características. Os artigos são devidamente identificados no recebimento, facilitando o controlo do stock em tempo real.

  • Tipos de embalagem em logística: primária, secundária ou terciária

    Tipos de embalagem em logística: primária, secundária ou terciária

    Mecalux

    Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de embalagem: primária, secundária e terciária? Quais as funções cada uma deles cumpre? No nosso artigo, revemos os principais conceitos que afetam a seleção das embalagens dos produtos do ponto de vista logístico.

  • Sistema Kanban: o que é e como funciona na logística?

    Sistema Kanban: o que é e como funciona na logística?

    Mecalux

    O sistema Kanban é um método de organização para ordens de produção e reposição de materiais em cadeias de suprimentos "just-in-time". É responsável por organizar cada etapa da produção para evitar excessos de stock e esperas desnecessárias entre os processos. Detalhamos como isso funciona em logística.