
O m-commerce (mobile commerce) e o seu impacto na logística
O m-commerce, sigla de mobile commerce, comércio móvel em português, é o tipo de comércio eletrónico que utiliza dispositivos móveis, como smartphones ou tablets para transações de compra e venda de produtos ou serviços, seja através de uma app específica ou do navegador do próprio dispositivo.
A popularidade dos smartphones e a estratégia omnichannel impulsionou o papel dos dispositivos móveis nas compras pela internet. Os telefones móveis são omnipresentes e utilizados cada vez mais para fazer qualquer tipo de gestão. Portanto, já não é suficiente ter uma loja online. As empresas que desejem manter-se competitivas devem oferecer uma experiência de compra adequada e projetada para smartphones, portanto, a logística deve estar à altura.
O que é o m-commerce?
Uma definição de m-commerce é qualquer atividade comercial, compra ou venda, realizada através de dispositivos móveis, ou seja, o mobile commerce engloba as atividades e transações de compra através de dispositivos móveis e redes sem fios. O mobile commerce pode ocorrer entre empresas (m-commerce B2B), empresas e clientes finais (m-commerce B2C) ou entre consumidores finais (m-commerce C2C).

Os principais canais de venda m-commerce são: sites com um design otimizado para móveis (e que podem funcionar em plataformas como Prestashop, Shopify…), marketplaces e sites de terceiros que já estão perfeitamente integrados ao ecossistema móvel (eBay, Amazon…) e aplicações web para móveis próprios das lojas.
As campanhas de marketing de m-commerce, por sua vez, estão destinadas a utilizadores que compram pelo telefone móvel e são lançadas através desse canal. Por exemplo, através de mensagens de SMS ou publicidade segmentada que será visualizada apenas quando o utilizador se ligar a um dispositivo móvel.
A popularidade dos smartphones em todos os segmentos da população e a consolidação do 5G abrem a porta para uma maior presença do comércio móvel entre as vendas e-commerce. Um estudo da Insider Intelligence aponta que em 2024 dois de cada três norte-americanos utilizarão um dispositivo móvel para fazer pedidos online.
M-commerce vs e-commerce
A principal diferença entre o mobile commerce e o e-commerce é o dispositivo a partir do qual é realizado o processo de compra online: no m-commerce a venda ocorre através do telemóvel ou tablet, o que, por exemplo, facilita a geolocalização dos utilizadores.
O uso de um dispositivo móvel também permite ações de comunicação mais diretas com o cliente final, tais como notificações push na forma de alertas ou dicas de produtos baseando-se no histórico de busca de cada cliente.

O m-commerce fomentou outra tendência de mercado: atualmente os clientes exigem uma experiência omnichannel que lhes permita adquirir os produtos a partir de um smartphone, mas que possam retirá-los numa loja física. Esses novos padrões comerciais dificultam as operações logísticas, porque se multiplicam os destinos de envio (última milha até o cliente final e meia milha para centros micro-fulfillment ou dark stores).
Desafios logísticos do m-commerce e como solucioná-los
A utilização de móveis e tablets como dispositivos de compra aumenta as oportunidades, e as dificuldades, da gestão logística. Os desafios logísticos do mobile commerce estão estreitamente relacionados com o crescimento do comércio eletrónico:
- Otimizar os prazos de entrega.
- Organizar eficientemente o processo de expedição.
- Melhorar os erros na preparação de pedidos.
- Integrar os pontos de venda online com o stock existente na loja.
A gestão manual da mercadoria deixou de ser suficiente para articular a logística das empresas com transações m-commerce. Implementar um software que automatize o controlo do stock e organize o funcionamento de um ou mais armazéns da empresa, ambiente multiarmazém, entre muitas outras funcionalidades, tornou-se uma necessidade.
Um sistema de gestão de armazém (SGA) como o Easy WMS oferece um módulo específico para lidar com os desafios do mobile commerce: Integração com Marketplaces. Trata-se de um programa que sincroniza o catálogo digital nos diferentes pontos de venda online apps, plataformas e-commerce ou marketplaces, com o stock físico do armazém. Esta funcionalidade avançada evita que os utilizadores façam pedidos de produtos que estejam fora de stock.
Exemplos de m-commerce: soluções logísticas para o armazém
A Mecalux equipou inúmeros armazéns para empresas com estratégias de comércio online móvel. Um exemplo disso é a solução integral que foi implementada no novo armazém da loja de moda Espace des Marques em La Boissière-des-Landes (França).
A instalação logística combina estantes com passarelas e transportadores para caixas com o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux e o módulo Sistema de expedição logística: “Desde que inauguramos esses dois armazéns, duplicámos a nossa atividade no site”, afirma Vincent Beaufreton, responsável pelo desenvolvimento da empresa.
Outro projeto de sucesso é o layout e implementação, realizado pela Mecalux, de vários armazéns para uma das firmas líderes na comercialização de produtos esportivos, a Decathlon. A empresa inaugurou três centros logísticos nas localidades italianas de Brandizzo, Basiano e Castel San Pietro Terme, que garantem um serviço logístico eficiente num ambiente de venda m-commerce.
Além dessas novas instalações, é preciso adicionar as que a Mecalux já implementou para a Decathlon em países como a Polónia, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos ou Brasil. Precisamente as novas instalações localizadas em Barueri (São Paulo) facilitam a expansão da Decathlon tanto na venda física no País quanto no comércio online: “O novo centro de distribuição consolidou a expansão da Decathlon no Brasil, inaugurando mais pontos de venda em todo o país e aumentando o número de pedidos online. Com as soluções de armazenagem da Mecalux conseguimos aumentar a produtividade graças à redução no número de movimentos que os operadores realizam no armazém”, indica Thiago do Nascimento, diretor de Logística da Decathlon Brasil.
M-commerce: a entrada da estratégia omnichannel no novo armazém
O comércio móvel é mais um passo na revolução causada pela consolidação do comércio eletrónico no armazém tradicional. Atualmente, para ser competitivo não basta apenas ter um site, é necessário garantir que a experiência de compra a partir do dispositivo móvel seja adequada e que a sua posterior gestão logística seja satisfatória.
Os clientes exigem rastreabilidade do envio e prazos de entrega curtos em inúmeros destinos. Para enfrentar essas complexidades, é necessário digitalizar a organização da instalação com um programa logístico, tal como um software de gestão de armazém. A Mecalux otimizou as operações de mais de 1.000 instalações em 36 países com o seu Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS. Caso estiver interessado em maximizar a produtividade do seu armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado irá auxiliar para encontrar a melhor solução para o seu negócio.