Micro-fulfillment: as microplataformas logísticas chegam à cidade
A velocidade com que as empresas de retalho se estão a adaptar à venda online dos seus produtos forçou-os a reorganizar toda a sua cadeia de abastecimento, começando por adaptar os seus armazéns à omnicanalidade. Isto deu origem ao conceito de micro-fulfillment, ou seja, microplataformas logísticas localizadas em áreas urbanas para aproximar o produto do consumidor final.
A descentralização logística nasce do propósito de dispor de armazéns menores, porém mais ágeis e capazes de gerir pedidos de maior complexidade. O principal objetivo dos armazéns de micro-fulfillment é reduzir a distância com os clientes, aumentar a velocidade da entrega dos pedidos e reduzir custos logísticos.
Neste artigo analisaremos o que é o micro-fulfillment e quais são as características desses armazéns, as vantagens que trazem para a logística da empresa e a importância da automação para obter uma preparação de pedidos ágil e sem erros.
O que é “micro-fulfillment”?
A estratégia de logística que muitas empresas do setor de e-commerce estão a adotar é a do micro-fulfillment, mas o que é exatamente? O objetivo do micro-fulfillment é aproximar os produtos do consumidor final e, assim, agilizar a entrega dos pedidos online.
Os armazéns micro-fulfillment ou microplataformas logísticas caracterizam-se por serem pequenos, estarem localizados próximos às cidades e possuírem sistemas de armazenagem automática. São minihubs urbanos equipados para preparar um grande número de pedidos com poucas referências cada, como é comum nas vendas online.
Como surgiu o conceito de micro-fulfillment? O crescimento do e-commerce transformou os hábitos dos consumidores. Além da maior complexidade dos pedidos, os usuários exigem entregas cada vez mais rápidas.
Os consumidores não estão mais satisfeitos em receber o produto dois ou três dias após a compra, mas querem no dia seguinte ou até no mesmo dia. Obter a satisfação e fidelização do cliente é cada vez mais difícil e a logística agora desempenha um papel decisivo para o conseguir.
Os armazéns “micro-fulfillment”
A primeira característica dos armazéns micro-fulfillment ou micro-plataformas logísticas é a sua localização, conceito estritamente ligado à influência do setor imobiliário na logística. Se quisermos encurtar a entrega dos pedidos, é aconselhável aproximar os armazéns do consumidor final que, do ponto de vista do volume, está localizado nas grandes cidades. Não é imprescindível que o armazém esteja no centro da cidade, mas sim próximo para que a last mile, um dos pontos mais críticos da logística do e-commerce, seja o mais eficiente possível.
Uma forma simples de ter um microhub na cidade é transformar áreas em espaços comerciais (por exemplo, o armazém de um hipermercado). Sem sacrificar o stock próprio da loja, otimizando um espaço que já existia e de onde agora é possível preparar os pedidos muito mais próximos do cliente.
A segunda característica relacionada aos microarmazéns é a presença da automação, tanto nas tarefas de armazenagem quanto na gestão de pedidos. A aposta pela tecnologia nos armazéns permite agilizar as operações, melhorar a gestão do stock, reduzir erros e eliminar custos logísticos extras.
As soluções de automação comuns em micro-fulfillment são os miniloads ou transelevadores para caixas, as plataformas combinadas com transportadores ou os dark warehouses (armazéns sem iluminação porque são totalmente automáticos). Além disso, um sistema de gestão de armazéns (SGA) robusto é essencial para o alto desempenho.
Vantagens e desvantagens do “micro-fulfillment”
Ter uma logística micro-fulfillment proporciona uma maior velocidade na entrega de pedidos e mais capacidade para desenvolver uma estratégia omnichannel. Entre as suas vantagens, destacamos as seguintes:
- Entrega rápida dos pedidos: a distância entre o armazém e o consumidor final é diretamente proporcional ao tempo de entrega dos pedidos. Um microcentro logístico diminui visivelmente os tempos na última milha.
- Otimização da estratégia omnichannel: a descentralização logística permite preparar pedidos mais complexos, tais como os da omnicanalidade, onde um produto pode ser entregue ou devolvido por diferentes canais (na loja física, casa ou ponto de entrega, entre outros).
- Diminuição de alguns custos logísticos: a proximidade com o cliente final facilita a redução dos custos de transporte. Além disso, o micro-fulfillment também permite uma melhor rentabilidade dos espaços já existentes.
No entanto, esta nova tendência também tem algumas desvantagens que as empresas de retalho devem estar cientes:
- Capacidade de armazenagem limitada: embora a otimização do espaço seja uma realidade, os hubs urbanos não se caracterizam por ter uma grande área de armazenagem.
- Poucas unidades por referência: uma vez que no e-commerce poucas unidades são vendidas por referência e há uma grande diversidade de produtos, as oportunidades de otimizar o espaço de armazenagem é menor do que quando temos uma mercadoria uniforme.
- Capacidade de preparação de pedidos limitada: nos casos em que o microarmazém está localizado numa loja, a complexidade de combinar os pedidos online sem afetar o stock da loja física impossibilita a preparação de um número muito elevado de pedidos, em comparação com os grandes centros de distribuição.
Solução integral: gestão e operação automática
No micro-fulfillment é necessária a tecnologia mais avançada, adequada ao tamanho e às necessidades do microarmazém, para garantir uma operação eficiente, enfrentar os desafios do e-commerce e ter uma logística adaptada ao omnichannel.
Nesse sentido, quando as dimensões da microplataforma logística permitam, o sistema de armazém automático para caixas se destaca como solução, que maximiza o desempenho do espaço por meio de um transelevador miniload. Esta solução, baseada no princípio “produto ao homem”, recolhe a mercadoria nas suas localizações e a transfere automaticamente para os postos de picking.
Paralelamente, um SGA (como o Easy WMS da Mecalux) monitoriza todos os processos que são realizados, obtendo assim uma melhor performance tanto na armazenagem como na preparação dos pedidos. A diminuição dos custos de logística e dos erros de preparação permite um rápido retorno sobre o investimento (ROI).
O Easy WMS possui diferentes módulos que melhoram a gestão dos armazéns micro-fulfillment:
- Store fulfillment: controla o stock do armazém e da loja física em tempo real. Adaptável a diferentes tipos de lojas, o Store Fulfillment evita ruturas de stock e sincroniza tarefas entre o armazém e a loja física (preparação de pedidos, reabastecimentos, devoluções, etc.).
- SGA para e-commerce: garante a escalabilidade de um e-commerce, além de otimizar e diminuir os custos da logística omnichannel. Este módulo simplifica os fluxos de trabalho, melhora os tempos no picking e evita erros na preparação de pedidos.
- Multi Carrier Shipping Software: incorpora funcionalidades avançadas para gerir as operações relacionadas ao processo de embalagem e etiquetagem, bem como as ligações com as principais agências de transporte.
Presente e futuro dos armazéns de retalho
No mercado atual, a inovação é um complemento vital para ser competitivo. Se uma empresa não modernizar os seus processos, corre o risco de ficar para trás.
O micro-fulfillment se apresenta como a solução ideal para que as empresas de retalho façam a diferença e enfrentem as dificuldades logísticas relacionadas ao omnichannel e à mudança de mentalidade que o consumidor final tem vivenciado.
A Mecalux dispõe de um extenso catálogo de sistemas de armazenagem que se adaptam a qualquer espaço, por mais complexo que seja. Da mesma forma, as características oferecidas pelo Easy WMS ajudam a alcançar uma cadeia de abastecimento ágil e sem erros.
Entre em contato connosco se precisar de aconselhamento personalizado para o desenho, instalação ou ajustes no seu armazém.