A consolidação de cargas promove uma logística mais ágil e reduz significativamente os custos de transporte

Consolidação de cargas: agrupar envios para facilitar o transporte

10 abr 2025

A consolidação de cargas é um processo logístico que consiste em agrupar envios para reduzir custos de transporte e otimizar a distribuição da mercadoria.

Num contexto cada vez mais globalizado, o número de envios do armazém para outros centros logísticos multiplicou, aumentando a complexidade das operações que ocorrem na instalação, particularmente, no processo de expedição de mercadorias. A consolidação de cargas na cadeia de abastecimento permite juntar diferentes pedidos que compartilhem um mesmo destino ou rota para um melhor aproveitamento dos recursos logísticos.

Em que consiste a consolidação de cargas?

A consolidação de cargas é uma operação logística onde vários pedidos individuais são agrupados numa única carga para consolidar uma unidade de transporte maior e assim evitar envios fragmentados. Graças a este processo logístico, as empresas podem maximizar o espaço de carga e reduzir os custos de distribuição da mercadoria.

No processo de consolidação, os envios são agrupados e compartilham um mesmo destino ou rota de distribuição, o que limita o custo de transporte ao utilizar um único contentor, camião ou avião, consolidação marítima, terrestre ou aérea, respetivamente.

A consolidação da carga pode englobar pedidos de fornecedores diferentes que compartilham espaço para otimizar custos, assim como envios de uma única empresa em função da estratégia de produção, aprovisionamento ou distribuição.

Ao contrário dos pedidos em que um fornecedor tem mercadoria suficiente para encher uma carga de camião completa, os envios consolidados dividem o espaço de armazenagem do camião com as cargas parciais dos fornecedores.

O processo de consolidação de cargas envolve uma operação adicional quando os produtos chegam ao seu destino: o armazém que recebe o envio deve desconsolidar a unidade de carga, ou seja, separar a mercadoria e organizá-la para a sua entrega final.

A consolidação de cargas é de especial interesse para as agências de transporte (ou carriers), que utilizam este processo para reduzir custos e emissões de CO2 na distribuição de mercadoria. É o que revela o estudo The impacts of freight consolidation and truck sharing on freight mobility, liderado pela Universidade Estatal de Oklahoma, que constata como a implementação de estratégias de consolidação eficazes pode contribuir para “aumentar a eficiência do setor de transporte rodoviário e reduzir a quantidade de emissões.”

A consolidação da carga consiste em juntar diferentes pedidos pequenos para criar uma unidade de transporte de maior tamanho
A consolidação da carga consiste em juntar diferentes pedidos pequenos para criar uma unidade de transporte de maior tamanho

Fases da consolidação de carga

A consolidação da carga nos centros de distribuição não só cumpre o objetivo de reduzir os custos de transporte, como também de armazenagem. Em função do layout e da sequenciação de processos no armazém, as estações de consolidação podem ser localizadas em diferentes áreas da instalação, normalmente junto à área de armazenagem e preparação de pedidos.

A consolidação de cargas é estruturada, como regra geral, em 5 fases:

  1. Receção do stock: os operadores recebem a mercadoria de um ou mais fornecedores, junto à documentação para expedir os pedidos.
  2. Armazenagem dos produtos: a mercadoria é armazenada temporariamente até ter a quantidade de stock necessária para consolidar a carga e fazer o envio.
  3. Gestão do produto: o stock deve superar processos de pesagem, acondicionamento e embalagem, entre outros, para facilitar a distribuição.
  4. Agrupamento num único pedido: nesta fase de consolidação, os operadores recolhem todos os produtos com um mesmo destino e os consolidam num único envio. Também preparam a documentação necessária para evitar erros administrativos durante a operação.
  5. Envio do pedido consolidado: uma vez agrupados os pedidos numa única unidade de transporte, a mercadoria é carregada num veículo e enviada para o destinatário final.
A operação de consolidação de cargas é dividida em etapas como a receção do stock, o picking ou a carga de camião
A operação de consolidação de cargas é dividida em etapas como a receção de stock, o picking ou a carga do camião

O progressivo aumento do volume de pedidos expedidos a partir dos centros de distribuição levou muitas empresas a digitalizar a gestão do processo de consolidação de cargas para otimizar os custos e deslocações da mercadoria. Um software de gestão de armazém garante a comunicação constante entre o armazém e os diferentes fornecedores, além de controlar o stock em tempo real.

Vantagens (e riscos) da consolidação de cargas

A consolidação de cargas é uma operação logística que promove a otimização dos recursos nas etapas de expedição e envio de mercadoria para os centros de distribuição ou outras instalações logísticas:

  • Reduz os custos de envio. A carga completa do camião reduz o custo de envio por pedido, uma vez que os fornecedores dividem proporcionalmente o montante do envio. Esta vantagem é extremamente importante para as empresas e-commerce, uma vez que devem garantir entregas rápidas e económicas para manterem competitivas.
  • Aumenta a segurança da mercadoria. A carga corretamente consolidada reduz a possibilidade de sofrer danos decorrentes de golpes ou quedas durante o transporte e a manipulação da mercadoria, ao agrupar diferentes cargas em unidades de maior tamanho.
  • Gestão eficiente dos cais de carga. O agrupamento de mercadoria reduz o número de camiões no pátio do armazém, limitando os congestionamentos e atrasos nesta área da instalação.
  • Menor impacto ambiental. A consolidação da carga otimiza a utilização dos veículos de transporte, pois permite reduzir ao máximo o número de cargas incompletas nos camiões e moderar a quantidade de veículos em rota.
As tarefas de consolidação da carga podem ser automatizadas com a implementação de um software de gestão de armazém
As tarefas de consolidação da carga podem ser automatizadas com a implementação de um software de gestão de armazém

No entanto, implementar uma fase de consolidação e desconsolidação de cargas na cadeia de abastecimento envolve alguns riscos. Qualquer atraso no processo de consolidação ou desconsolidação, pode atrasar o envio dos produtos, repercutindo negativamente o serviço logístico oferecido ao cliente final.

Além disso, o processo de consolidação de cargas exige uma comunicação fluida entre transportadoras, operadores logísticos e empresas que participam desta operação. Estabelecer um processo de planificação é essencial para garantir o seu bom funcionamento.

Consolidação de cargas: otimizar espaço, tempo e recursos

O processo de consolidação de cargas é uma etapa essencial na logística das empresas, pois reduz o número de deslocações e possibilita uma logística sustentável, limitando o impacto da organização no meio ambiente.

A consolidação de cargas, muito comum entre os operadores logísticos, facilita os envios combinados que podem ser provenientes de um ou vários fornecedores. Este processo logístico depende da estratégia de produção, aprovisionamento ou distribuição de cada empresa.

Caso esteja interessado em otimizar os processos de consolidação de cargas, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado poderá apresentar uma solução adequada de acordo com as suas necessidades.