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A logística sustentável no e-commerce: soluções para proteger o meio ambiente
A logística sustentável engloba as estratégias e processos dentro e fora do armazém visando reduzir o impacto ambiental da cadeia de abastecimento.
Neste artigo comprovamos como cada vez mais empresas, entre as quais se destacam as do setor e-commerce, optam pela inovação para enfrentar a alta procura de produtos, enquanto procuram reduzir resíduos e consumir menos energia nos processos logísticos.
Logística sustentável no setor do e-commerce
A logística sustentável tem como meta reduzir a pegada de carbono, a poluição e os resíduos em todas as suas fases: desde a fabricação de produtos, até à sua armazenagem, incluindo a preparação de pedidos e a distribuição da mercadoria para o cliente final.
O surgimento do e-commerce transformou os hábitos de consumo, estabelecendo novos padrões de distribuição ─ como os envios em 24 horas ou as entregas ultrarrápidas promovidas pelo q-commerce ─ que multiplicaram o número de deslocações necessárias para abastecer os clientes que compram através da internet. Nesse contexto, as empresas não devem ignorar o impacto ambiental das suas ações, uma vez que reduzir as emissões de gases de efeito estufa é um dos desafios mais importantes da nossa época.
A partir daqui é inevitável perguntar-se: o e-commerce é compatível com uma logística sustentável? A resposta não é tão simples como pode parecer. Embora exista uma tendência a achar que o comércio eletrónico é mais poluente que o tradicional, existem opiniões que afirmam exatamente o contrário. Um estudo elaborado pela consultora Oliver Wyman para a Amazon, por exemplo, defende que os envios do e-commerce geram 0,5% do tráfego total nas zonas urbanas enquanto o comércio físico é responsável por 11%. O estudo também afirma que o comércio offline ocasiona entre 1,5 e 2,9 vezes mais emissões de CO2 do que o comércio online.
No entanto, esse mesmo estudo reconhece que os envios imediatos e o alto número de devoluções provocam um aumento do tráfego e, consequentemente, da poluição. Um relatório sobre o impacto ambiental do e-commerce elaborado pela Research and Markets relativiza a tese anterior e destaca que o cálculo da extensão real das emissões atribuíveis ao e-commerce depende de inúmeras variáveis. Portanto, o debate continua aberto.
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Propostas para uma logística sustentável
Independentemente do impacto ambiental do comércio online em relação ao tradicional, não há dúvidas de que a última milha é o elo mais poluente do e-commerce. O estudo da consultora Oliver Wyman atribui 26% das emissões de CO2 produzidas pelo setor. Além disso, é preciso adicionar ao impacto ambiental a evidente relação existente entre o crescimento das entregas a domicílio e o preocupante aumento da circulação de veículos nas grandes cidades.
A solução para essa encruzilhada passa por redefinir certos processos e operações. A seguir, analisamos uma série de propostas para avançar rumo à logística verde e reduzir o impacto ambiental associado ao e-commerce a partir da reestruturação da última milha.
Reforçar os pontos de recolha
A entrega rápida e ao domicílio de pedidos normalmente pequenos é uma das principais características do sistema de distribuição do comércio online. O envio ao domicílio, muito mais confortável para os clientes, exige um grande movimento diário de camiões e carrinhas, que se traduz num significativo aumento das emissões geradas pelo transporte e afeta consideravelmente a organização do tráfego urbano.
Uma proposta para resolver esse desafio logístico é utilizar métodos de envio alternativos e mais sustentáveis, como a recolha na loja, armários inteligentes ou pontos de entrega. Essas modalidades oferecem uma clara vantagem: as empresas podem organizar melhor as expedições e agrupar a mercadoria em função da rota de transporte, reduzindo de forma significativa o número de deslocações necessárias para realizar as entregas. Além disso, esse mecanismo de distribuição oferece benefícios aos consumidores, uma vez que lhes garante a máxima flexibilidade ao permitir-lhes escolher onde receber o pedido e quando retirar a encomenda.
Para otimizar a eficiência da expedição de pedidos, as empresas também podem optar pela tecnologia. Com um sistema de gestão de armazém é possível organizar os produtos que devem ser expedidos. O Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, conta com o módulo Sistema de expedição logística que permite agrupar os pedidos em função de rotas e agências de transporte, agilizando o processo de carga do camião e garantindo uma planificação mais eficiente das entregas.
Preparar pedidos a nível local
Quando um pedido viaja menos, as emissões de gases poluentes são reduzidas. Por isso, utilizar uma rede de entrega local contribui para traçar estratégias logísticas mais sustentáveis. Os centros de micro-fulfillment representam uma excelente opção para descentralizar a distribuição e aproximar-se dos clientes finais. Trata-se de microplataformas logísticas localizadas perto das grandes cidades cuja vantagem é evidente: entregar os pedidos com maior rapidez, sem percorrer longas distâncias e, consequentemente, poluindo menos.
Essas instalações são caracterizadas por um alto grau de automação nas tarefas de armazenagem e preparação de pedidos. A implementação de soluções automáticas, tais como os miniload e os transportadores de caixas, é fundamental para garantir entregas rápidas e sem erros.
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Reduzir o número de devoluções
As devoluções são muito comuns no setor e-commerce (e provavelmente uma das principais dores de cabeça). Segundo dados da consultora norte-americana McKinsey, em 2020 os consumidores dos EUA devolveram 10,6% dos produtos comprados via online. Este valor pode ser diversas vezes superior em determinados setores, como o da moda (onde é possível comprar vários tamanhos diferentes com a previsão de devolver depois aqueles que não fiquem bem).
A logística reversa exerce um impacto direto no meio ambiente porque exige transporte e combustível adicional, causando uma maior emissão de dióxido de carbono. Como limitar as devoluções? Um primeiro passo focaria em evitar que se cometam erros nos envios. Por exemplo, impedindo que o cliente receba um produto errado ou defeituoso. Para tal, um software de armazém (como o Easy WMS da Mecalux) pode ser muito útil, uma vez que verifica cada passo realizado pelo operador que prepara um pedido, assim como contribui para melhorar o controlo do stock armazenado.
Optar por frotas com emissão zero
Outra forma de reduzir o impacto ambiental da última milha é trocar a frota de veículos a combustão por veículos menos poluentes, tais como os elétricos ou contratando diretamente mensageiros de bicicleta. Esse é um dos fatores-chave do futuro da logística sustentável e, para consegui-lo, serão necessários incentivos que permitam que as empresas possam renovar a sua frota de última milha.
Gestão ecológica de resíduos e embalagens
Além das emissões de CO2, existe outro inimigo da pegada de carbono: a embalagem. A entrega individualizada de pedidos em virtude da expansão do e-commerce envolve uma maior quantidade de resíduos de cartão, papel e plástico. Os e-commerce que se preocupam com o meio ambiente utilizam embalagens recicláveis para embalar os pedidos e até mesmo reutilizáveis em caso de devolução. Algumas empresas também adotam medidas como optar por embalagens biodegradáveis ou utilizar materiais renováveis e reutilizáveis.
Optar por uma logística sustentável
O e-commerce representou uma revolução que vai além do aspeto económico: está a mudar o funcionamento da logística, a organização das cidades, os hábitos de consumo, assim como oferece dúvidas sobre os efeitos ambientais. Atualmente, o setor enfrenta o duplo desafio de garantir entregas rápidas e flexíveis sem deixar de oferecer uma logística verde.
Este esforço proporciona diferentes benefícios, uma vez que além de ter um impacto muito positivo no meio ambiente, também ajuda as empresas a reduzirem custos graças, por exemplo, à redução das deslocações para a realização de envios. Além disso, considerando que a população está cada vez mais comprometida com a sustentabilidade, as empresas que se preocupam em implementar as boas práticas ambientais ganham uma boa reputação e serão mais competitivas.
As empresas optam pela inovação e pela tecnologia para otimizar processos logísticos, ser mais eficientes e, consequentemente, poluir menos. A Mecalux possui uma vasta experiência implementando armazéns automáticos para todos os tipos de empresa. Entre em contato connosco para começar a desenvolver uma atividade logística mais sustentável.