O q-commerce caracteriza-se por uma entrega ultra-rápida dos pedidos

Q-commerce: entregas ultrarrápidas em menos de 1 hora para pedidos online

07 nov 2023

O q-commerce, considerado a terceira geração do comércio, surge devido à evolução sofrida pelo comércio eletrónico. A facilidade no momento de aceder aos produtos e a alta competitividade deram origem a clientes cada vez mais exigentes. Com a chegada do q-commerce, as entregas passaram de ser rápidas a ultrarrápidas: os pedidos são preparados, enviados e entregues em questão de horas ou inclusive minutos.

Como essa mudança afeta os hábitos de consumo em âmbito logístico? Quais são as diferenças entre o e-commerce e o q-commerce? Neste post respondemos a essas perguntas.

O que é o q-commerce?

O q-commerce ou quick commerce (traduzido em português para comércio rápido) é a última tendência do comércio eletrónico e destaca-se por levar ao extremo dois fatores ligados à venda online: a velocidade e a comodidade na entrega do pedido.

Em linhas gerais, é caracterizado por oferecer aos clientes pequenas quantidades de produtos praticamente de forma instantânea, quando e onde precisarem deles. Os utilizadores estão a mudar os hábitos de compra e começam a valorizar mais a rapidez, o serviço ou o atendimento ao cliente do que um possível desconto ou envio gratuito.

No início, o q-commerce surgiu como resposta à necessidade de abastecer com urgência bens de primeira necessidade, tais como alimentos, produtos de limpeza ou de cuidados pessoais. Posteriormente, o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19 ajudou a consolidá-lo como uma estratégia quase obrigatória em algumas empresas. Num futuro próximo, parece provável que essa modalidade também possa chegar a outros setores.

7 características logísticas do q-commerce

Como o quick commerce afeta a logística? Façamos uma retrospetiva de algumas das suas particularidades mais relevantes:

  1. Prazo de entrega muito reduzido. O consumidor espera receber o produto adquirido num prazo muito curto, de aproximadamente uma hora.
  2. Distribuição de proximidade. Para poder entregar o pedido em tão pouco tempo, é essencial que a distribuição seja feita a partir de um ponto muito próximo do consumidor.
  3. Otimização da última milha. É inútil preparar e expedir o pedido com eficiência se, no último momento, o processo de entrega é demorado.
  4. Armazéns mais pequenos. Os armazéns são de menor capacidade, pois a variedade de referências comercializadas é mais reduzida. Dessa forma, é possível economizar custos de armazenagem e garantir um fornecimento eficiente das referências disponíveis.
  5. Manipulação complexa da mercadoria. Os produtos geridos no q-commerce são de natureza variada, o que complica a sua manipulação sempre que se trabalha com um mesmo tipo de referência. Podem ser alimentos delicados que não podem receber fortes impactos nem suportar um grande peso sobre eles ou elementos inflamáveis que exijam tomar precauções específicas.
  6. Rápida preparação dos pedidos. São preparados poucos pedidos e com poucos produtos em cada um deles. Isso ajuda a agilizar essa operação para garantir a sua entrega em questão de horas ou minutos.
  7. Disponibilidade de stock permanente. A empresa deve ter o produto que o cliente solicita no momento em que este o pedir.

Essas características obrigam as empresas a analisar de forma exaustiva suas operações e introduzir melhorias constantes com a finalidade de reduzir segundos que podem ser vitais para prazos de entrega tão ajustados.

O q-commerce trabalha, especialmente, com pedidos compostos por poucos artigos
O q-commerce trabalha, especialmente, com pedidos compostos por poucos artigos

Diferenças entre e-commerce e q-commerce

As particularidades do q-commerce ficam mais claras quando são comparadas com as do e-commerce:

  e-commerce q-commerce
Tempo de entrega Dias Minutos/horas
Disponibilidade do stock Grande variedade de produtos Pequena seleção de produtos
Transporte Camião de distribuição Veículos de duas rodas
Tipo de armazém Armazém central Loja física ou pequeno armazém local

 

Além dessas diferenças, há outra que também pode ser adicionada: o q-commerce costuma ser uma compra mais improvisada, o que envolve um volume menor tanto em quantidade de produtos quanto em valor do pedido. No entanto, o e-commerce, com prazo de envio mais longo, costuma ser um processo mais planificado. Portanto, gera uma maior despesa média por compra, assim como as compras são mais diversificadas (referências mais desiguais, potencialmente muitas unidades por pedido, etc.).

Finalmente, também podemos estabelecer certas diferenças entre os clientes padrão: no q-commerce encontraremos utilizadores jovens, que moram sozinhos, casais ou pessoas que dividem apartamento, dispostos a experimentar novos serviços. Pelo contrário, no e-commerce existem perfis mais variados e poderia dizer-se que mais tradicionais (famílias, pessoas de mais idade… embora os jovens também possam ser clientes do q-commerce).

Soluções logísticas para o q-commerce

As empresas que optam pelo quick commerce precisam de armazéns pequenos com uma reduzida capacidade de armazenagem. Os produtos são depositados na própria loja, numa dark store ou num microarmazém com estantes convencionais, normalmente para paletes ou para picking.

Diante desse cenário, a utilização de um Sistema de Gestão de Armazém (SGA) ganha uma especial importância. Utilizar um SGA que esteja bem sincronizado com as plataformas de venda é fundamental para comunicar cada novo pedido que entra no sistema e, dessa forma, garantir a agilidade nas entregas.

No caso do Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, existem diferentes módulos que podem contribuir para a otimização da gestão da logística q-commerce, tal como o SGA para e-commerce, que garante a escalabilidade de um e-commerce, ou o Store Fulfillment, que permite controlar o stock do armazém e da loja física em tempo real. Além disso, o módulo Integração com Marketplaces sincroniza o Easy WMS com o software dos principais marketplaces e plataformas e-commerce a fim de agilizar a gestão de novos pedidos.

Utilizar um SGA permite otimizar a gestão e a preparação dos pedidos de quick commerce
Utilizar um SGA permite otimizar a gestão e a preparação dos pedidos de quick commerce

A importância do imediatismo

A compra online, que se consolidou de forma indiscutível, pouco a pouco vai-se tornando mais sofisticada para se adaptar aos novos hábitos de vida e de consumo. A velocidade e o conforto tornaram-se extremamente importantes, deixando de ser um luxo para ser uma necessidade.

O q-commerce é o resultado da evolução natural do comércio eletrónico e muitas empresas foram obrigadas a adotá-lo para continuar a satisfazer os clientes. Se considera que a logística da sua empresa precisa de um impulso para melhorar o seu desempenho num ambiente digital tão competitivo, não hesite em entrar em contato com a Mecalux. A nossa equipa encarrega-se de assessorá-lo de forma personalizada para que encontre o sistema de armazenagem e de gestão que melhor se adapte às suas necessidades.

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