Que erros devem ser evitados no momento de preparar os pedidos?
Não está completamente satisfeito com os resultados da preparação de pedidos da sua empresa e acredita que poderia otimizá-la? Deseja de aumentar a satisfação dos clientes? Muitos erros são cometidos durante o picking ou durante o processo de embalagem, os quais poderiam ser a causa das reclamações dos clientes. Embora seja difícil conseguir a perfeição, é possível fazer correções no processo para que os pedidos sejam tratados e enviados nas melhores condições possíveis. Para isso, apresentamos uma lista de erros que devem ser evitados durante a preparação de pedidos.
1. Recolher a mercadoria errada
Se um artigo foi colocado em algum lugar do armazém que não lhe corresponde, é muito provável que a pessoa encarregada de recolher uma referência nesta referência, recolha o artigo errado. As consequências desse erro não devem ser ignoradas, pois, o preparador terminará juntando os elementos incorretos para um mesmo pedido, o que sem dúvida poderá ocasionar uma reclamação por parte do cliente.
2. Não recolher as quantidades adequadas
Em alguns casos, as quantidades de artigos retiradas são incorretas e o preparador recolhe mais ou menos artigos do que o necessário para o pedido.
Quando a empresa usa leitores de código de barras, eles podem informar aos preparadores o número de itens a serem removidos.
No entanto, é essencial registar o número de artigos para evitar que o erro ocorra novamente.
3. Recolher uma referência cujo identificador é muito parecido com a referência buscada
A sinalização das localizações é de vital importância para muitos profissionais da logística. O sistema permite localizar rapidamente um artigo, mas também pode ser facilmente a causa de erros: em vez de ler o número do artigo procurado, o operador confunde com uma referência parecida e retira outro artigo.
4. Os artigos estão distribuídos pelo armazém
Este erro envolve a perda de tempo durante o picking: o operador deve ir a diferentes áreas do armazém para recolher várias unidades de um mesmo produto. Essa situação é bastante recorrente, no entanto, não deveria ocorrer se a empresa for organizada e gerir corretamente o stock.
5. Produtos sem etiquetar
Os produtos e mercadorias chegam etiquetados com códigos de barra para que possam ser identificados e localizados no armazém. Apesar dessa precaução, não é difícil encontrar elementos sem etiquetas nas estantes. Nesse caso, devem passar novamente pela fase de etiquetagem antes de serem adicionados a um pacote.
6. Misturar dois ou mais pedidos
É comum que um único operador se encarregue de recolher vários artigos de diferentes pedidos ao mesmo tempo. De fato, essa prática permite aumentar a rapidez do tratamento de pedidos.
No entanto, essa técnica é bastante arriscada porque uma simples falta de atenção poderia provocar um erro no momento de embalar o pedido.
Para evitar cometer tal erro, é essencial scanear cada artigo antes de ser embalado e aproveitar que o leitor de código de barras informa ao preparador os elementos que deve embalar para cada um dos pedidos.
7. Substituir um artigo sem autorização
Em caso de quebra de stock, se for necessário substituir uma referência por outra, é imprescindível registrar corretamente essa substituição no sistema para não afetar a gestão do stock. A política relativa à substituição de artigos deve ser clara e todos os seus funcionários devem segui-la.
8. Recolher um artigo com as dimensões erradas
É comum encontrar em um armazém artigos idênticos, mas de dimensões diferentes. Dessa forma, para que o picking possa ser realizado em boas condições, cada embalagem deve ter sua própria referência e o preparador deve scanear seu artigo antes de o recoher.
Há muitos fatores que podem ser a causa de erros durante a preparação de pedidos, portanto, identificá-los é o primeiro passo para o sucesso. Uma vez encontrados os elementos que fazem a sua empresa perder dinheiro e impedem que os clientes estejam completamente satisfeitos, recomendamos a aplicação de determinadas soluções para otimizar o processo de preparação de pedidos.