Multi-armazém significa gerir vários armazéns na mesma empresa

Multiarmazém: software para a gestão simultânea de vários armazéns

02 jan 2024

O multiarmazém é um conceito que se refere às empresas que, devido à sua natureza, gerem mais de um armazém. Administrar com sucesso diferentes instalações logísticas depende em grande parte do uso de um software multiarmazém que permite organizar de forma unificada o inventário e as operações dos diferentes armazéns.

Neste artigo analisamos como os negócios com vários armazéns utilizam a tecnologia para controlar todo o stock e organizar com eficiência as diferentes operações logísticas.

Desafios de uma gestão multiarmazém

O conceito multiarmazém significa gerir o stock de vários armazéns de forma coordenada. Uma empresa pode ter inúmeras instalações por várias razões, entre as quais: para aproximar os produtos do cliente final, ampliar a capacidade de armazenagem, gerir um excesso de stock pontual com armazéns reguladores ou para armazenar determinadas mercadorias de modo temporário (conhecido como armazéns de trânsito). Embora a opção de ter vários armazéns seja válida para inúmeras empresas, também oferece algumas dificuldades.

Entre os inconvenientes mais frequentes das empresas que contam com vários armazéns, destacam-se:

  • Comunicação: ao ter vários armazéns (com processos e equipamentos diferentes em cada um deles), é necessário estabelecer uma perfeita comunicação e coordenação entre os operadores para evitar erros, tal como um cliente que recebe um pedido em duplicado.
  • Controlo do stock: controlar todos os produtos quando a quantidade de artigos for alta é, por si só, algo complexo. A situação fica ainda mais complicada quando o stock está distribuído entre diferentes armazéns.
  • Pontos de estrangulamento: ao ter vários armazéns com operações próprias, o risco de ocorrer pontos de estrangulamento é mais alto. Atrasar a distribuição dos pedidos tem um custo excessivo que as empresas procuram evitar de qualquer forma.

Para abordar todas essas possibilidades, as empresas com vários armazéns utilizam um software de gestão para organizar os processos em todas e cada uma das suas instalações logísticas.

Software para a gestão multiarmazém

Numa gestão multiarmazém, é inviável manter o controlo de stock de forma manual, portanto, é simplesmente fundamental implementar uma solução digital. Um software multiarmazém é, em essência, um software de gestão de armazém (SGA) com capacidade para gerir de forma coordenada o stock e as operações de mais de uma instalação. Às vezes pode ser através de um módulo adicional e, em outras, com uma funcionalidade nativa que não implique um custo adicional. Este último seria o caso do Easy WMS da Mecalux.

Um software multiarmazém faz uma monitorização de todos os movimentos realizados nos diferentes armazéns: desde as entradas até a preparação de pedidos e a sua distribuição. Exercer um controlo exaustivo dos processos logísticos é fundamental para qualquer negócio, independentemente de ter um único armazém ou mais de um. Além disso, o software otimiza as tarefas em cada instalação e supervisiona as transferências de mercadoria entre os armazéns.

Por outro lado, a própria descentralização da mercadoria torna quase obrigatório optar por um software do tipo SaaS, hospedado na nuvem. Dessa forma, é possível aceder ao sistema a partir de qualquer lugar do mundo com uma simples ligação à internet. A execução e a armazenagem dos dados são transferidas para servidores externos, evitando que a empresa tenha que se preocupar com problemas de ligação nos servidores ou com a aquisição e manutenção dos equipamentos onde o software é executado. O Easy WMS é oferecido tanto na modalidade SaaS (na nuvem) quanto on-premise (instalação local).

Um exemplo prático de implementação de software multiarmazém seria o do operador logístico Casintra. Esta empresa precisava de uma solução para organizar de forma impecável as 2.000 referências de todos os seus clientes distribuídas entre os cinco armazéns. O operador 3PL decidiu implantar o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux, na sua modalidade SaaS, para trabalhar online com os clientes e verificar, para cada um deles, os processos e prazos necessários.

Outro exemplo prático é o do fabricante de assentos e malas para motos Shad. Nos últimos anos a empresa aumentou as vendas, o que a levou a inaugurar novos armazéns para reforçar sua presença internacional. Por isso, decidiu instalar o Easy WMS porque é capaz de suportar uma estrutura multiarmazém. A empresa espera que futuramente esse software coordene todos os armazéns de Shad, embora estejam em diferentes localizações (inclusive em países diferentes).

O operador logístico Casintra utiliza a funcionalidade multiarmazém do Easy WMS para organizar as operações dose seus cinco armazéns em Espanha
O operador logístico Casintra utiliza a funcionalidade multiarmazém do Easy WMS para organizar as operações dos seus cinco armazéns em Espanha

Vantagens de uma gestão multiarmazém

A necessidade de ter mais armazéns porque a empresa está a crescer é uma boa notícia, pois significa que o negócio funciona. Com a ajuda de um software multiarmazém a empresa pode contar com uma cadeia de abastecimento fluida e beneficiar-se de algumas vantagens:

  • Aceleração das entregas: ter vários armazéns facilita o fornecimento de mercadoria. Se os armazéns estiverem mais perto dos pontos onde a mercadoria é entregue o fornecimento será mais rápido. No e-commerce essa capilaridade é levada ao extremo com soluções como as microplataformas logísticas, ou micro-fulfillment, em inglês, pequenos armazéns localizados na mesma cidade (ou muito perto delas), para poder entregar os pedidos em poucas horas.
  • Redução de custos: gerir a mercadoria em vários armazéns não só favorece a distribuição da mercadoria como também reduz custos. Trata-se de uma razão muito relevante para os e-commerce que inauguram armazéns nas cidades visando agilizar a distribuição dos pedidos. Um estudo da consultora McKinsey revela que um armazém dentro da cidade permite que as empresas reduzam em 25% os custos de distribuição.
  • Organização flexível do stock: ter diferentes armazéns permite organizar o stock seguindo critérios que se adaptem à procura. Imaginemos uma empresa que possui um produto em carteira que é muito bem comercializado numa região específica. O mais lógico seria que o armazém que estiver situado mais perto dessa região tenha os artigos armazenados para garantir o abastecimento assim que forem requisitados.
  • Maior satisfação do cliente: entregas mais rápidas e a um menor custo são aspetos que interessam e preocupam os clientes. Se a empresa entregar um pedido a tempo e com a maior celeridade possível, os clientes estarão satisfeitos, o que se traduzirá numa maior fidelização e, portanto, em mais vendas futuras.
  • Redução da pegada de carbono: uma organização multiarmazém muitas vezes envolve reduzir as distâncias para entregar um pedido. Isso tem um impacto positivo no meio ambiente, uma vez que reduz a emissão de gases poluentes (propiciando assim uma logística ambiental). De acordo com o estudo da McKinsey mencionado anteriormente, um armazém próximo dos clientes reduz em até 45% o número de quilómetros que as empresas percorrem para entregar um pedido aos clientes, emitindo, portanto, menos gases poluentes na atmosfera.

Uma empresa pode organizar toda a mercadoria em diversos armazéns com a ajuda de um software de gestão. Ao fazer um controlo completo da mercadoria, é possível abastecer os clientes a tempo e contar com uma operação fluida que aumente a produtividade.

A organização dos produtos e o estabelecimento da comunicação são fundamentais ao gerir vários armazéns
A organização dos produtos e o estabelecimento da comunicação são fundamentais ao gerir vários armazéns

O software multiarmazém, um aliado vencedor

O crescimento de uma empresa muitas vezes está associado à sua expansão territorial e, com ela, a inauguração de mais armazéns. Apesar de ser um desenvolvimento positivo, também oferece dificuldades e exige uma estratégia para garantir que os diferentes armazéns prestem o mesmo nível de serviço aos clientes.

O software é a solução para enfrentar os desafios logísticos. Um sistema de gestão como o Easy WMS da Mecalux, com funcionalidades multiarmazém, identifica a localização exata de cada artigo, seja qual for a instalação em que se encontre. Se tiver uma estratégia multiarmazém ou estiver a pensar em implantá-la, entre em contato connosco para informarmos sobre como nossas soluções de software podem ajudá-lo a implementar de forma bem-sucedida operações logísticas complexas.