Drones para inventário: o futuro do controlo de stock?
Fazer inventários utilizando drones pode parecer ficção científica. Mas a verdade é que, pouco a pouco, esses aparelhos começam a sobrevoar o setor logístico com a finalidade de dar suporte em certas tarefas, como o gestão do stock.
Enquanto no dia a dia do armazém o uso de um Sistema de Gestão de Armazém e de terminais de radiofrequência são dificilmente substituíveis, os drones poderiam alterar as regras do jogo no momento de executar o temido inventário anual. Uma tarefa que exige parar total ou parcialmente a atividade do armazém para que os responsáveis possam scanear todos os artigos, um por um. Nessa operação, os drones podem libertar os operadores de um trabalho tedioso e permitir que o armazém continue a funcionar com normalidade.
Neste artigo abordamos os principais benefícios proporcionados pelos drones na logística e explicamos como seria a gestão do inventário com o apoio de tal tecnologia.
Drones e logística
A logística é provavelmente um dos setores que mais poderiam beneficiar do surgimento e utilização dos drones. Esse veículo aéreo não tripulado (UAV nas siglas em inglês, Unmanned Aerial Vehicle) é dirigido por um operador através de controlo remoto, embora vejamos com mais frequência modelos controlados por computador ou que seguem de forma autónoma uma rota preestabelecida.
A capacidade de se deslocar de forma rápida e segura permite que os drones sejam percebidos como uma ferramenta de apoio à transformação digital que está a ser realizada pela logística 4.0. Mas, qual o impacto desses dispositivos na cadeia de abastecimento?
Grandes empresas como a Google ou Amazon já estão a trabalhar com protótipos de drones para entregar pedidos aos clientes. No entanto, outra aplicação que já está a ser colocada em prática em alguns armazéns é o gestão do inventário.
Um inventário faz referência a uma lista organizada e detalhada do stock armazenado por uma empresa. Para fazer a gestão correta é necessário verificar que esta lista coincida com a mercadoria realmente armazenada. Embora o programa de gestão de armazém mantenha um inventário permanente na forma digital, a cada certo tempo são realizados controlos manuais — principalmente, o inventário anual — para verificar se ocorreu algum desajuste causado por erro humano.
O uso de drones nesses inventários manuais pode eliminar os grandes inconvenientes envolvidos. Imagine um drone sobrevoando de forma autónoma o armazém para scanear os códigos de barras ou etiquetas RFID e depois informar o SGA das unidades de cada referência. Dessa forma, poderiam ser detetados desajustes de inventário automaticamente, sem necessidade de ter trabalhadores que se dediquem exclusivamente a essa tarefa.
Gerir o stock com um drone: funcionamento
Existem dois modos para dirigir o drone. O primeiro, e mais comum, é usando um controlo remoto e, o segundo (unicamente para modelos que incorporam um GPS) é estabelecendo o rumo de voo de forma automática. Dessa forma, graças aos seus sensores e ao seu sistema de geolocalização indoor, desloca-se pelo interior do armazém de acordo com um plano de voo e um percurso predeterminados.
Uma vez em voo, as câmaras do drone capturam as informações das etiquetas incorporadas em cada unidade de carga para controlar o stock. A leitura das etiquetas pode ser feita através de um código de barras ou um código RFID. O sistema RFID oferece mais recursos, pois permite que o drone identifique os produtos de ambos os lados de um corredor, a uma distância de mais de 8 metros e com até sete paletes de profundidade, sem necessidade de ter contato direto com a etiqueta. Cabe destacar que todos esses recursos estão sujeitos ao tipo de drone, armazém, unidade de carga e posição da etiqueta.
Integração de um drone com o SGA
A tarefa de rastrear e ler as etiquetas dos produtos armazenados não faz sentido se todos esses dados não forem passados para um programa de gestão de armazém que transforme os dados em informações. A integração de um drone ao SGA é, praticamente, a mesma que com qualquer sistema de comunicação por radiofrequência, RFID ou outro elemento robotizado de um armazém.
Implementar um SGA é fundamental para que a gestão do inventário feito através de um drone seja 100% eficaz. Graças a essa sincronização, o responsável logístico pode detetar desajustes no inventário inclusive no momento da leitura.
Com as informações recebidas do drone, o SGA terá um mapa mais fiel do stock real do armazém. Portanto, as operações próprias do SGA — slotting, rastreabilidade de produto, etc. — também serão mais precisas.
Benefícios de gerir o inventário utilizando drones
Utilizar um drone como ferramenta auxiliar para o controlo de stock oferece vantagens significativas, tanto em âmbito logístico quanto de custos:
- Aumento da produtividade: os drones lêem as etiquetas de códigos de barra ou RFID, esta última a vários metros de distância, por isso podem controlar o inventário simplesmente voando pelos corredores do armazém. Além disso, os drones podem aceder facilmente a mercadoria localizada a grande altura, onde os operadores já não têm visão direta.
- Maior controlo e confiabilidade do inventário: os drones evitam que um operador tenha que rever periodicamente o inventário de forma manual, o que também é suscetível a erros humanos.
- Aumento da segurança: os operadores já não terão que lidar com tarefas tediosas e, muitas vezes, pouco ergonómicas. Além disso, a utilização de drones permite que haja menos circulação de pessoas nos corredores de trabalho, possibilitando um movimento seguro dos equipamentos de movimentação.
- Redução de custos: os custos originados dos inventários anuais ou periódicos são mais elevados do que parecem: pessoal destinado a tal atividade, tempo de trabalho, interrupção da atividade por completo, desgaste dos equipamentos de movimentação, etc. Através de um drone podemos otimizar os nossos recursos e os operadores poderão focar-se em potencializar outras operações logísticas.
É necessário estar ciente de que o drone não nos exime de implantar um Sistema de Gestão de Armazém nem de scanear códigos de barras manualmente ao receber, armazenar e expedir mercadoria. No entanto, pode ser um complemento muito útil para comprovar automaticamente se não há desajustes no stock e, sobretudo, para que a atividade do armazém siga seu curso enquanto se realiza um inventário anual ou periódico.
Desvantagens do uso de drones no armazém
Trata-se de uma tecnologia relativamente nova, portanto os fabricantes continuam a trabalhar para melhorar os recursos com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao usuário e oferecer um desempenho superior. Alguns dos inconvenientes são:
- Identificação sempre visível: a mercadoria deve estar corretamente etiquetada. Isso significa que a etiqueta deve estar localizada no lado externo da palete e ter um tamanho suficientemente grande para que o drone possa lê-la corretamente.
- Interrupção de outras atividades: é preferível fazer o inventário numa fase sem atividade no armazém (à noite, fim de semana, etc.) para manter a produtividade da instalação e, sobretudo, evitar possíveis acidentes com o drone.
- Elevado custo inicial: alguns drones, principalmente aqueles que oferecem recursos mais avançados, têm um custo elevado. Possivelmente, à medida que a tecnologia drone avance, surgirão mais ofertas e o custo desses sistemas sofra uma redução.
A identificação das etiquetas é, provavelmente, o aspeto com mais margem de melhoria e no qual as empresas estão a trabalhar mais intensamente para oferecer melhores recursos.
Presente e futuro na gestão do inventário
Qualquer operador ou responsável pelo armazém sabe o esforço e os recursos necessários para fazer um controlo perfeito do inventário. A utilização de drones para cumprir essa função abre novas possibilidades. O seu modo de utilização e os recursos melhoram dia a dia, convertendo-o num promissor complemento dos sistemas de gestão e dos terminais de radiofrequência.
Graças à tecnologia drone, o controlo do stock poderia ser mais fácil, económico, rápido e, sobretudo, eficiente. Se aposta na tecnologia para digitalizar os processos, não hesite em entrar em contato com a Mecalux para que possamos ajudá-lo a encontrar a solução logística que melhor se adapte às suas necessidades.