A logística no Natal se caracteriza por um aumento significativo na preparação de pedidos

Como preparar a sua logística para o Natal

13 dez 2022

Quando o Natal se aproxima, muitas empresas começam a planificar a sua logística para enfrentar o aumento das vendas e, principalmente, adaptar a sua logística ao e-commerce e à estratégia omnichannel.

O aumento das encomendas online é uma realidade durante a campanha de Natal. Diante de uma situação complexa como a atual, o que acontecerá este ano 2022? É difícil de prever. De acordo com um estudo da Retail Economics e Auctane, o consumo doméstico deverá diminuir. Em particular, nos Estados Unidos, a despesa com presentes de Natal poderá diminuir em 30 mil milhões de dólares. No entanto, a National Retail Federation (a federação norte-americana de retalhistas) garante que, nos Estados Unidos, as vendas poderiam aumentar entre 6 e 8% em relação à campanha de Natal do ano anterior. O que está claro, ano após ano, é que as empresas devem preparar as operações logísticas com antecedência no Natal e centrá-las na satisfação do cliente para alcançar o sucesso

Quais são os desafios que a logística deve enfrentar durante o período do Natal? Como podemos otimizar a nossa logística para alcançar o sucesso? Explicamos tudo neste artigo.

Minimizar os erros no processamento de pedidos é fundamental para otimizar a logística durante o Natal
Minimizar os erros no processamento de pedidos é fundamental para otimizar nossa logística durante o Natal

Características da logística na época de Natal

Antes de analisar as soluções que otimizam a logística, é prioritário verificar o que ocorre e como a chegada do Natal afeta a logística:

  • Aumento dos pedidos: a procura por produtos é multiplicada e, portanto, os pedidos também. Gerir um volume de pedidos superior ao habitual representa uma dificuldade agregada para qualquer armazém, que corre o risco de sofrer algum dos problemas logísticos mais comuns: atrasos na expedição, operações ineficientes, ruturas de stock, etc.
  • Rapidez no processamento e entrega: as entregas em 24 horas são mais cruciais do que nunca, pois ninguém quer ficar sem presentes no Natal. Para tal, é imprescindível agilizar a preparação de pedidos, a sua expedição e entrega, enfrentando desafios logísticos como a estratégia omnichannel ou a última milha, entre outros.
  • Maior probabilidade de erros: ao aumentar a atividade é possível que ocorram erros no picking. Ainda assim, devemos evitá-los ou limitá-los ao mínimo para que a satisfação do cliente seja plena e, ao mesmo tempo, economizar importantes custos logísticos.
  • Logística reversa: o aumento dos pedidos e do número de devoluções é diretamente proporcional, sobretudo quando se trabalha com pedidos online. Gerir a logística reversa significa mais horas de trabalho, uma subida dos custos associados, além da necessidade de ter um espaço extra para realizar esse trabalho. É preciso considerar que a maior parte das devoluções ocorre após as festas Natalícias.

Em linhas gerais, as características logísticas que devemos considerar durante o Natal são parecidas às da logística omnichannel e, particularmente, ao e-commerce quando se aproximam determinadas datas, tais como a Black Friday.

A entrega dos pedidos durante a época de Natal deve ser a mais rápida e eficiente possível
A entrega dos pedidos durante a época de Natal deve ser a mais rápida e eficiente possível

Como otimizar a logística durante a época de Natal

Chegou o momento de disponibilizar o armazém para conseguir um serviço logístico eficiente no Natal, uma época do ano em que o consumo é multiplicado e as entregas tornam-se mais imediatas. Eis aqui algumas dicas que com certeza serão úteis:

  • Aumento do espaço e da infraestrutura. Quando a atividade aumenta, é comum ficar sem espaço no armazém ou precisar de mais infraestrutura para poder oferecer um serviço em condições. Por isso, é recomendável avaliar antecipadamente a opção de alugar novos armazéns temporários, camiões de distribuição ou, inclusive, terceirizar a logística e confiar num operador 3PL. O objetivo é evitar um serviço deficiente que possa dececionar os clientes.
  • Automatização das operações. A primeira coisa que devemos fazer é perguntar-nos quais os processos do armazém devem ser automatizados. A resposta varia em função de cada armazém, mas, em termos gerais, podemos reduzir os custos operacionais e melhorar a eficiência automatizando os movimentos de cargas com a ajuda de transportadores de paletes, transportadores para caixas e carris, assim como reforçar os processos de armazenagem e extração da mercadoria das suas localizações mediante transelevadores. Por exemplo, a Schaal Chocolatier, uma das empresas líderes na produção de chocolate de alta qualidade, automatizou o seu armazém em França porque trabalha com um produto sazonal, cujas vendas aumentam especialmente na época do Natal. Entre março e agosto o armazém distribui uma média de 180 paletes por dia, enquanto entre setembro e fevereiro o número sobe para 240 paletes/dia.
  • Gestão sistematizada do armazém. É preciso recordar que uma excelente gestão do armazém traduz-se num aumento da produtividade e na redução dos erros e, consequentemente, em menos despesas. Por isso, é aconselhável implementar um programa de gestão de armazém. Um software dessas características, além de gerir o stock, facilita as tarefas dos operadores, pois indica-lhes o tempo todo os passos que devem seguir evitando, dessa forma, erros de movimentação. A empresa Padel Nuestro, líder na venda e distribuição de produtos para a prática do pádel em todo o mundo, implementou o Easy WMS, o SGA da Mecalux, para processar sem atrasos 2.500 pedidos diários durante a alta temporada. Segundo o diretor-geral Pedro Martínez, “com o Easy WMS eliminamos o trabalho manual e aumentamos a eficiência em todas as áreas do nosso armazém, especialmente no processamento de pedidos. Em virtude disso, durante as campanhas da Black Friday e do Natal conseguimos processar mais pedidos do que nos anos anteriores e sem cometer erros”.

Tudo pronto para ter sucesso neste Natal

Para enfrentar um crescimento da atividade e, ao mesmo tempo, minimizar os custos adicionais, a logística de qualquer empresa deve ter capacidade para se adaptar, ser ágil e flexível diante da sazonalidade da procura.

Ter um WMS e dispositivos de ajuda de picking permite agilizar o processamento dos pedidos
Ter um SGA e dispositivos de ajuda de picking permite agilizar o processamento dos pedidos

Durante o Natal, o consumo é multiplicado e o processamento e entrega dos pedidos tornam-se imediatos, o que obriga o serviço logístico a ser altamente competitivo. Também aumenta a complexidade devido ao crescimento do número de pedidos online decorrente da época do ano em que estamos.

O seu armazém está pronto para funcionar com sucesso durante este Natal? Se não for assim, não hesite em entrar em contato com a Mecalux para que uma equipa de técnicos possa ajudá-lo a definir a melhor estratégia para ter um armazém livre de erros e muito mais eficiente.