A gestão de um armazém na nuvem envolve a utilização de um software de gestão de armazém (SGA) na modalidade SaaS

Gestão de armazém na nuvem: acessibilidade e segurança

04 fev 2025

A gestão de um armazém na nuvem envolve a utilização de um software de gestão de armazém (SGA) na modalidade SaaS (Software as a Service).

A partir de uma mensalidade, a empresa tem acesso de forma fácil e rápida às funcionalidades do programa, que armazena de forma segura os dados em servidores externos geridos pela empresa fornecedora do sistema.

Definição de gestão de armazém na nuvem

A gestão de armazém na nuvem refere-se a um armazém que possui um software de gestão implantado na modalidade SaaS, com uma interface 100% web e à qual se acede a partir de qualquer dispositivo através de uma ligação à internet. Para executar e armazenar os dados do programa, são utilizados servidores externos, por isso não é preciso que o hardware esteja alojado nas instalações da empresa. O cliente paga uma mensalidade pela licença, não tendo que assumir o custo da instalação nem a manutenção da infraestrutura e servidores próprios.

Esta forma de contratação cresce com força em comparação com a modalidade on-premise, na qual o sistema de gestão é instalado num servidor alojado na empresa. Embora nesse caso as licenças de uso sejam propriedade do cliente de forma permanente, a necessidade de ter servidores próprios faz com que o investimento inicial seja significativamente mais alto. Segundo um estudo da consultora Grand View Research, as empresas preferem a modalidade SaaS porque o custo de implementação e manutenção é menor.

Funcionalidades mais notáveis

Ter um SGA na nuvem proporciona inúmeras vantagens, entre as quais se destacam:

  • 100% na nuvem. Todas as informações e os dados gerados no armazém são capturados e armazenados na nuvem através da tecnologia cloud computing.
  • Multiusuário. O número de licenças pode ser ampliado ou reduzido em função do volume de trabalho e da demanda do produto.
  • Multidispositivo. É possível aceder ao software a partir de qualquer computador ou dispositivo portátil (tablet ou smartphone) que tenha uma ligação à internet.
  • Em tempo real. O inventário do armazém é atualizado constantemente ao entrar um produto, armazena-se, prepara-se um pedido ou envia-se ao cliente.
  • Escalável. As funcionalidades do software podem ser ajustadas, modificadas e ampliadas de acordo com as necessidades de se adaptar ao crescimento e flutuações do negócio.
  • Seguro. Não existe risco de perda acidental de dados, pois são feitas cópias de segurança de forma automática.

Cada vez mais empresas gerem os seus armazéns através de um software de gestão na modalidade SaaS, independentemente do setor e do tipo de produto com o qual trabalham.

O software de gestão de armazém na nuvem permite coordenar as tarefas de picking
O software de gestão de armazém na nuvem permite coordenar as tarefas de picking

Funções de controlo de stock

A gestão do armazém baseada na nuvem permite fazer um controlo de stock exaustivo uma vez que monitora com exatidão todas as movimentações do stock.

  • Stock em tempo real. O software atribui um código a cada unidade de carga, por isso é possível identificar constantemente onde está cada referência e a quantidade disponível. Portanto, o controlo do stock é completo.
  • Fluxos da mercadoria. O programa de gestão coordena tanto o movimento manual da mercadoria quanto o dos equipamentos automáticos, controlando a rastreabilidade de todos os produtos.
  • Ambiente multiarmazém. Um software de gestão na nuvem garante o sucesso em realidades multiarmazém ao integrar e sincronizar as informações das diferentes referências ao longo das várias etapas pelas quais passa um produto.
  • Loja e armazém. O catálogo é sincronizado entre todos os pontos de venda, offline e online, de acordo com o stock disponível no armazém.

As diferentes funções que podem ser efetuadas pelo software de gestão na nuvem ajudam a melhorar o desempenho de toda a cadeia de abastecimento.

Funções para picking

A gestão do armazém na nuvem deve assegurar a execução bem-sucedida de uma das tarefas mais complexas: a preparação de pedidos. O SGA traça a estratégia e guia os operadores nas tarefas de picking.

  • Otimização das rotas. São estabelecidas as rotas de picking mais adequadas com o objetivo de diminuir as deslocações dos operadores e agilizar o seu trabalho.
  • Pedidos single-unit. O programa organiza a preparação de pedidos compostos por uma única referência. Isso é muito habitual em armazéns que utilizam o método cross-docking, ou seja, que expedem a mercadoria diretamente sem armazená-la.
  • Pedidos multi-unit. O sistema também coordena o picking de inúmeras referências por pedido, uma função muito característica da logística e-commerce.
  • Integração com dispositivos de ajuda. O SGA pode ser integrado com diversos sistemas de assistência ao picking, como o pick-to-light ou o voice-picking.

O principal benefício proporcionado por um software de gestão na preparação de pedidos é a eficiência. Um SGA minimiza os erros, reduz custos e melhora o serviço ao cliente, assim como o bem-estar dos operadores.

 

Funções de gestão da mercadoria

Um software de gestão de armazém na nuvem facilita a gestão da mercadoria durante as operações de armazenagem e de receção e expedição da mercadoria.

  • Receção da mercadoria. No processo de receção da mercadoria, o SGA coordena-se com o ERP da empresa para conseguir uma operação livre de erros. Recebe a ordem de entrada (advanced shipping notice) e organiza a gestão do cais de carga. Além disso, permite inserir os dados do stock recebido e gerar a etiqueta para que o operador possa aderi-la à unidade de carga.
  • Armazenagem. O software de gestão de armazém na nuvem permite parametrizar um conjunto de regras e critérios para atribuir automaticamente uma localização para cada unidade de carga, em função de inúmeros critérios (rotatividade de stocks, lote de produção ou data de validade, entre outros). O Easy WMS da Mecalux inclui a funcionalidade avançada de slotting, que recomenda periodicamente a relocalização de certos produtos de acordo com as estimativas de venda ou previsões de demanda.
  • Expedição. Com o SGA SaaS da Mecalux podem ser criadas ordens de saída para simplificar a gestão da expedição da mercadoria. O Easy WMS, por exemplo, classifica essas ordens dependendo da rota de expedição, além de coordenar as estações de trabalho onde os operadores consolidam e embalam o pedido.

Graças às funções do software de gestão de armazém a mercadoria pode ser controlada, permitindo que o responsável logístico possa verificar onde a mesma está e a situação do stock em tempo real.

Um software de gestão de armazém na nuvem como o Easy WMS facilita operações como a preparação ou expedição de pedidos
Um software de gestão de armazém na nuvem como o Easy WMS facilita operações como a preparação ou expedição de pedidos

Integrações

O software de gestão de armazém na nuvem é integrado às restantes aplicações informáticas implementadas na empresa.

  • ERP. A integração entre os sistemas SGA e o ERP (Enterprise Resources Program) pode ser realizada de diferentes formas: arquivo a arquivo (XML ou EDI) ou através de bancos de dados de troca, de serviços web ou de um conector específico (como é o caso do SAP e SAP WM). Ambos os softwares trabalham em sintonia, mas não utilizam a mesma plataforma nem foram projetados para cumprir a mesma função.
  • Equipamentos automáticos. O SGA também estabelece comunicação com o sistema de controlo de armazéns (WCS), que gere todos os elementos automatizados do armazém, seguindo as instruções, regras e critérios de localização estabelecidos pelo SGA.
  • Comunicação com as agências de transporte. O módulo Software para gestão da expedição logística permite integrar o SGA ao programa de gestão das agências de transporte para, dessa forma, poder coordenar o processo de expedição através da troca de arquivos de informação.
  • Sincronização do catálogo online com o stock físico. O Easy WMS oferece a funcionalidade avançada Integração com Marketplaces, que permite sincronizar o catálogo da loja online ou de um marketplace (Amazon ou Ebay, por exemplo) com o armazém físico.

A interação do software de gestão com os diversos programas que participam da cadeia de abastecimento de qualquer empresa é permanente e bidirecional.

Gestão do armazém na nuvem: a solução mais eficiente

A gestão de armazém na nuvem proporciona importantes vantagens competitivas: otimiza custos ao reduzir o investimento inicial, agiliza o tempo de implementação e aumenta a flexibilidade e a escalabilidade para se adaptar às variações e ao crescimento do negócio.

Caso estiver interessado em saber mais detalhes sobre como um software de gestão na nuvem pode ajudar a melhorar os processos de seu armazém, não hesite em entrar contato connosco. Um consultor especializado irá auxiliar para encontrar a melhor solução para o seu negócio.