As vantagens de ter um SGA/WMS na nuvem
Ter um SGA/WMS na nuvem simplifica a instalação de um sistema de gestão de armazém tornando-se acessível para qualquer empresa. A sua execução e o armazenamento de dados são transferidos para servidores localizados fora do armazém para que as empresas não tenham que se preocupar com a aquisição e manutenção dos equipamentos onde o software funciona. Embora as vantagens sejam claras, também devem ser considerados certos aspetos no momento de optar por essa modalidade.
No setor logístico o uso de software na nuvem está cada vez mais generalizado. Tanto é assim que, de acordo com um estudo da empresa alemã Axit/Siemens, mais de 50% dos especialistas logísticos pesquisados já utilizam serviços cloud para gerir seus processos e 20% pretende fazê-lo em breve.
Mas quais são as vantagens e os inconvenientes de optar por uma aplicação na nuvem? Neste artigo destacamos o software SaaS e os benefícios que proporcionam às empresas.
A tecnologia cloud em logística
Um software na nuvem ou SaaS (sigla de Software as a Service) contrapõe-se às aplicações on-premise, que devem ser executados nos próprios servidores da empresa. Já no serviço na nuvem, o software funciona nos servidores de um fornecedor cloud especializado e a empresa tem acesso à ferramenta através de uma ligação à internet. Nesse caso, desconsidera o hardware de seu servidor e sua manutenção, cópias de segurança e a integridade dos dados.
A comodidade não se limita unicamente ao uso, mas também ao desembolso económico. Na versão on-premise, além do custo dos equipamentos, a empresa deve assumir o custo inicial de licenças perpétuas. Pelo contrário, a versão cloud adota um modelo de assinaturas e o custo é distribuído ao longo do tempo. Digamos que o capex, ou seja, o investimento inicial é muito menor com um software SaaS.
É habitual que os fornecedores de software logístico ofereçam ambas as modalidades. O responsável logístico deverá decidir o que é mais conveniente de acordo com as necessidades da empresa. Entre as inúmeras aplicações logísticas oferecidas pela modalidade SaaS, para além dos SGA/WMS, também encontramos os ERP, os MES ou os TMS, entre outros.
A instalação de um SGA/WMS na nuvem
O funcionamento de um SGA/WMS na nuvem é o seguinte: o cliente contrata o serviço de um SGA/WMS e o fornecedor configura todos os postos de trabalho e terminais de radiofrequência para que estabeleçam comunicação diretamente com o servidor na nuvem. O cliente, portanto, não precisa de grandes instalações, basta uma ligação à internet de baixa latência com uma banda suficientemente larga em cada um dos equipamentos nos quais será implantado o software SaaS.
No caso da Mecalux, como empresa fornecedora de Sistemas de Gestão de Armazém, o cliente é acompanhado ao longo de todo o ciclo de vida do SGA/WMS: desde a sua conceitualização ao seu desenvolvimento, implantação, comissionamento, incluindo manutenção e suporte.
De fato, a Mecalux coloca à disposição do cliente técnicos do Easy WMS que validam a fase de implementação e estão presentes no armazém nos primeiros passos do SGA/WMS para que o utilizador se familiarize com o novo software.
Vantagens (e inconvenientes) de implantar um SGA/WMS na nuvem
A digitalização dos sistemas de gestão logísticos representa um avanço indispensável para se adaptar à cadeia de abastecimento integrada. A rastreabilidade do produto e a gestão das devoluções, entre outros desafios, obrigam as empresas a trocarem informações com clientes e fornecedores. Nesse contexto, implantar um sistema de gestão na nuvem proporciona as seguintes vantagens:
- Menor investimento inicial: ao não ter servidores próprios e pagar as licenças mediante uma taxa periódica, reduz-se substancialmente o investimento inicial.
- Flexibilidade: as aplicações on-premise costumam ser utilizados com um número fixo de licenças, enquanto os SaaS permitem ter um número de licenças variável, algo que é muito útil para as empresas que realizam operações com elevada sazonalidade. Além disso, para as empresas que tenham vários armazéns, um SGA/WMS na nuvem garante a sincronização entre o stock armazenado nessas instalações, assim como das diferentes operações que são realizadas.
- Manutenção e segurança: o cliente não necessita de profissionais de TI especializados em sistemas informáticos para fazer a manutenção, backup e manter a integridade tanto dos bancos de dados quanto do próprio aplicativo.
Pelo contrário, implementar uma solução SaaS também associa, nem sempre de forma justificada, a algumas desvantagens:
- Menor controle sobre os dados: muitas organizações têm receio de transferir informações a partir dos seus próprios servidores para os do fornecedor devido a possíveis fugas de informação. Porém, é muito mais provável que ocorram erros e vazamentos quando os dados são armazenados num servidor do cliente, pois estão menos protegidos contra os perigos da rede.
- Dependência da ligação à rede: implementar um SaaS significa depender completamente da ligação à internet. Embora isso não seja um problema nos centros urbanos, ainda há complexos industriais onde o acesso à internet de qualidade não é tão satisfatória como deveria. Trata-se de um fator importante a considerar.
Em geral, cada vez mais empresas optam por soluções na nuvem, pois terceirizam a segurança e a manutenção da aplicação, o que gera uma redução nos custos do armazém. Além disso, um SGA/WMS na nuvem contém uma estrutura mais flexível, que permite se adaptar aos picos de trabalho de um armazém. Em qualquer caso, o ideal é avaliar as diferentes opções com o fornecedor do software, que lhe indicará a melhor solução para suas necessidades.
Clientes satisfeitos com um SGA/WMS na nuvem
A Mecalux possui um Sistema de Gestão de Armazém, o Easy WMS, reconhecido durante vários anos pela consultora internacional Gartner. O SGA/WMS da Mecalux, uma solução ideal que oferece um controle do inventário em tempo real, está disponível na modalidade SaaS e on-premise. Esses são apenas três exemplos de algumas das instalações entre os 36 países que confiaram no Easy WMS:
- Caffé D’Autore: além de equipar o armazém dessa empresa distribuidora de máquinas de café espresso com estantes para picking, a Mecalux implantou o Easy WMS em sua versão cloud para acompanhar em tempo real o inventário. “Através do Easy WMS da Mecalux otimizamos as operações e os espaços do nosso armazém. Também eliminamos os erros e melhoramos o serviço. Resumindo, somos mais rápidos e eficientes para atender os clientes”, afirma o diretor do departamento técnico da empresa.
- Casintra: os operadores logísticos, tal como a Casintra, utilizam Sistemas de Gestão de Armazém para sincronizar o seu stock e o dos seus clientes. O SaaS do Easy WMS permite que a Casintra trabalhe online com todos os seus clientes a um custo muito reduzido através de uma rede privada completamente segura. Javier García, diretor de operações da Casintra, afirma: “os nossos clientes acedem o Easy WMS para verificar o estado do seu inventário com uma simples contrassenha”.
- Danone: a empresa agroalimentar precisava de um software que fosse capaz de organizar os mais de 700 pedidos diários recebidos pela instalação. Por isso, a Danone confiou na solução na nuvem do Easy WMS para garantir a rastreabilidade dos seus produtos ao longo da cadeia de abastecimento. Além do Easy WMS, a multinacional incorporou o Multi Carrier Shipping Software e o Supply Chain Analytics com o objetivo de ser mais eficiente na última milha logística, assim como para ter uma política de análise e melhoria contínua no armazém. “Consideramos que o SGA/WMS da Mecalux, o Easy WMS, tinha um custo compatível com o que procurávamos, além de oferecer um prazo de implantação razoável. O fato de a Mecalux ser uma empresa sólida e reconhecida no mercado também ajudou na nossa decisão”, indica o Supply Chain Director Iberia da Danone.
Por que devo implantar um SGA/WMS SaaS?
A logística é, afinal, a garantia de que o cliente recebe o artigo nos termos previamente estabelecidos. Para agilizar o processo, as empresas adquirem Sistemas de Gestão de Armazém localizados na nuvem, mais flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada empresa em comparação com as versões on-premise.
Um SGA/WMS na nuvem permite reduzir o investimento inicial de implantar um software, além de garantir a manutenção do sistema e a proteção dos dados gerados nas instalações. Se deseja obter mais informações sobre as soluções SaaS do Easy WMS, não hesite em entrar em contato connosco, um especialista consultor irá assessorá-lo sobre a melhor solução para a sua empresa.