Um SGA na versão SaaS é um Sistema de Gestão de Armazém que é hospedado em servidores externos à empresa

O WMS Saas da Mecalux: a gestão do armazém através de ‘cloud computing’

20 ago 2024

Um WMS SaaS, como o Easy WMS da Mecalux, é um Sistema de Gestão de Armazém que utiliza a tecnologia cloud computing, ou seja, a execução e o armazenamento dos dados do programa são transferidos para os servidores externos da empresa.

A versão na nuvem do Easy WMS permite que o usuário se possa ligar a partir de qualquer estação de trabalho sem ter que se preocupar com a manutenção e as atualizações periódicas do sistema. Em seguida explicamos as vantagens de implementar o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux na modalidade SaaS.

Em que consiste o WMS SaaS?

O modelo SaaS é um software de gestão de armazém implantado na nuvem e cuja manutenção é responsabilidade da empresa fornecedora (conhecido em inglês como software as a service ou SaaS). O Easy WMS, o SGA da Mecalux, está disponível nessa modalidade, tornando mais fácil para o cliente a instalação e oferecendo um custo mais acessível ao fazer a assinatura mediante o pagamento de uma taxa.

Com o WMS SaaS, o usuário pode aceder de forma segura o programa de gestão a partir de qualquer computador ou terminal que tenha ligação à internet. Dessa forma, não é necessário investir na infraestrutura exigida para hospedar o SGA num servidor próprio e a empresa não precisa se preocupar com a sua manutenção. Com o Easy WMS na sua opção SaaS, a Mecalux encarrega-se de gerir os servidores onde está localizado o software, assim como de configurar as estações de trabalho, os terminais de radiofrequência e outros dispositivos ligados ao sistema. Além disso, o SGA receberá automaticamente as novas atualizações.

No que se refere às funcionalidades, o Easy WMS na nuvem encarrega-se das tarefas de um software de armazém avançado: coordena todos os processos do armazém (ou dos diferentes armazéns que a empresa possa ter), otimizando os recursos e automatizando as tarefas mais complexas, como a programação de movimentos dos sistemas automáticos, a definição das rotas de picking mais eficientes ou a gestão das localizações dentro da instalação.

O Easy WMS na sua modalidade SaaS oferece uma interface intuitiva e fácil de usar
O Easy WMS na sua modalidade SaaS oferece uma interface intuitiva e fácil de usar

Razões para optar pelo Easy WMS em SaaS

Uma das principais vantagens do Easy WMS na modalidade software as a service é que a interface e as funcionalidades são as mesmas da versão on-premise (programas localizados nos servidores da empresa), mas sem o custo extra de ter que armazenar todas as informações nos servidores da empresa.

As 4 principais razões para implantar o Easy WMS como o SaaS são as seguintes:

  • Menor investimento inicial: a modalidade de pagamento do Easy WMS na nuvem é por assinatura, ao contrário do modo on-premise que desde o início exige que o cliente deva assumir os custos do hardware onde o Sistema de Gestão de Armazém é hospedado, assim como com os custos dos diferentes terminais, manutenção do software e licenças perpétuas.
  • Prazo de implementação: na modalidade software as a service, a Mecalux não precisa de se deslocar às instalações do cliente para configurar os servidores onde estará localizado o Sistema de Gestão de Armazém. Isso reduz significativamente o tempo de implantação de uma aplicação com essas características.
  • Modalidade escalável: O Easy WMS na nuvem é a aplicação perfeita para empresas com alta temporalidade ou sazonalidade de produtos. Enquanto a versão on-premise exige um número permanente de licenças para aceder o software, o modo SaaS oferece um número de licenças variável, o que proporciona uma maior flexibilidade para o cliente. O cliente pode adaptar as suas licenças para o Easy WMS em função do volume da procura do produto, dos operadores que tiver em cada armazém ou de acordo com as necessidades específicas do mercado, entre outras possibilidades.
  • Manutenção: na modalidade SaaS, é o fornecedor de logística quem se encarrega de realizar qualquer processo de manutenção e segurança que for necessário efetuar no Sistema de Gestão de Armazém. Isso significa que o cliente não precisa ter uma equipa de TI que se encarregue dos backups e da integridade dos dados. Além disso, a Mecalux oferece as últimas atualizações do software ao cliente.

No entanto, existe uma desvantagem a considerar na modalidade SaaS em comparação com a versão on-premise: o cliente deve ter o tempo todo uma ligação à internet de baixa latência e suficiente largura de banda em cada um dos equipamentos onde o software é utilizado.

Um SGA como o Easy WMS dá as instruções, passo a passo, para poder fazer um picking adequado e eficiente
Um SGA como o Easy WMS dá as instruções, passo a passo, para poder fazer um picking adequado e eficiente

Projetos do Easy WMS no modo SaaS

Devido às suas vantagens, cada vez mais empresas optam por uma aplicação na modalidade SaaS. De fato, um estudo da consultora Better Cloud indica que mais de 80% das empresas esperam que uma boa parte das suas necessidades de software sejam cobertas por soluções SaaS em 2022. Eis aqui três exemplos de empresas que confiaram a gestão de seus armazéns ao Easy WMS na versão software as a service.

A multinacional norte-americana de máquinas-ferramenta Yamazen precisava de um Sistema de Gestão de Armazém que lhe garantisse um controlo efetivo dos movimentos de stock, algo quase impossível sem um potente software para coordenar as entradas e saídas de mercadorias do armazém. A Yamazen implantou o Easy WMS no modo SaaS, o que permite que os operadores da empresa possam aceder a interface do programa através de qualquer dispositivo ligado à internet, além de deixar as tarefas de manutenção e segurança à Mecalux. "Eliminar as tarefas de manutenção dos servidores é uma grande vantagem para nossa equipa de TI", aponta James Hansen, vice-presidente executivo da Yamazen.

Essa foi a razão pela qual a empresa francesa SurDiscount também escolheu a versão SaaS do Easy WMS: "O nosso ERP XL Soft opera na modalidade SaaS, portanto para nós era óbvio que também deveria ser assim com o SGA. Com essa funcionalidade, não temos que nos preocupar com a gestão do servidor e podemos focar em nossa atividade", afirma Anthony Le Fur, diretor da SurDiscount.

 

Easy WMS como SaaS: escalabilidade e segurança para o seu armazém

O Easy WMS está disponível tanto na modalidade software as a service quanto on-premise, onde o programa é hospedado nos servidores do cliente. A versão na nuvem é a melhor solução para contar com um software de gestão de armazém flexível e escalável: o cliente acede à interface 100% web da aplicação mediante o pagamento de uma taxa periódica, que dependerá do número de licenças exigidas de acordo com o momento.

Com essa opção, o cliente reduz significativamente o investimento inicial, assim como os prazos de implementação do software no armazém. Caso deseje obter mais informações sobre o nosso SGA, não hesite em entrar em contato connosco. Um técnico especializado irá apresentar a melhor solução para a sua empresa.