10 KPIs de stock que deve monitorizar no seu armazém
Um KPI de stock é um indicador de desempenho orientado para a gestão de stock no armazém. As instalações que identificam essas métricas podem garantir um controlo eficiente do stock e das entradas e saídas de mercadoria.
Neste artigo analisamos os principais KPIs de stock que devem ser monitorizados no seu armazém, como implementá-los na logística da sua empresa e, sobretudo, como aproveitá-los para melhorar o controlo do seu stock.
O que é um KPI de stock?
Na gestão de stock, um Indicador-chave de Desempenho (KPI, sigla em inglês de Key Performance Indicator) é uma métrica que ajuda a monitorizar o stock, a entrada e saída de produtos e a disponibilidade de stock. Essas informações facilitam a tomada de decisão para melhorar a planificação logística e o controlo de stock baseando-se no desempenho real do armazém. Uma monitorização correta destes indicadores permite aumentar a produtividade e a eficiência da instalação.
Os KPIs de stock são extraídos da análise constante de fórmulas e resultados numéricos. Para facilitar as tarefas do responsável logístico, é habitual digitalizar a gestão do armazém com o objetivo de converter estes dados em informação. A implementação de um software de gestão de armazém (SGA) automatiza a introdução de dados relacionados a todas as operações realizadas dentro do armazém, organizando e estruturando as informações para que estas sejam visíveis e úteis para o chefe de armazém.
KPI de stock: 10 indicadores para avaliar a disponibilidade de stock
Gerir a mercadoria armazenada é uma das operações mais complexas da logística. A seguir, avaliamos 10 KPIs de stock que garantem um controlo do stock mais eficiente e, sobretudo, a disponibilidade da mercadoria a qualquer momento, o que permite atender os pedidos dos clientes.
1. Stock médio
O stock médio é o volume médio de stock armazenado na instalação ao longo de um período de tempo específico, normalmente de um ano. Essa métrica permite que o responsável logístico disponha de informações objetivas sobre a quantidade de stock médio armazenado na instalação durante o período selecionado.
stock médio = (stock inicial + stock final) / 2
2. Stock ideal
O stock ideal é a quantidade exata de stock que um armazém necessita para atender a procura existente sem que ocorra uma quebra de stock, ou seja, que não seja possível expedir o pedido por falta de stock. Este KPI indica o volume de stock ideal ao chefe de armazém para obter a máxima rentabilidade e reduzir ao mínimo os custos de armazenagem.
stock ideal = quantidade adequada de pedido + stock mínimo + stock de segurança
3. Contração de stock
A contração de stock indica a diferença entre o stock registado no programa de stock e o stock real disponíveis no armazém. Este desajuste pode ser resultante, entre outras razões, de erros na realização do inventário periódico, falhas operacionais ou de manipulação ou devido à existência de produtos danificados.
Contração de stock = (stock que deveria haver - stock que realmente há) / stock que deveria haver
4. Média de perda de stock
Este KPI de stock indica o stock que se perde ou fica obsoleto no armazém durante um período específico, normalmente um ano. As perdas de stock podem ocorrer por inúmeras causas, tais como roubos, deterioração da mercadoria ou ações de gestão erradas. Este valor indica ao responsável como é a gestão do stock, a eficiência dos operadores ou as condições de armazenagem na instalação, entre outros aspetos.
Perda de stock = (quantidade não fornecida / quantidade solicitada) x 100
5. Dias de stock
Os dias de stock dizem respeito ao tempo em que os produtos permanecem armazenados até serem expedidos. Este cálculo, que permite analisar os custos de armazenagem de cada artigo, tem um impacto direto na liquidez da empresa: quanto menos tempo o stock permanecer no armazém, menor será o custo de armazenagem e, portanto, maior a rentabilidade.
Dias de stock = valor de stock diário médio / (valor dos bens vendidos anualmente / 365)
6. Taxa de rotatividade de stock
A rotatividade de stock, ou rotação de stock, é um indicador que mede a velocidade em que o stock é reposto num determinado período de tempo. Dito de outra forma, indica quantas vezes um artigo passou por todo o processo de negócio, ou seja, a venda, a entrega e a cobrança do pedido. Este indicador ajuda o responsável logístico a atribuir a cada referência um tipo de rotatividade de acordo com o método ABC, onde A é alta rotatividade e C a mais baixa. Essas informações permitem fazer uma classificação mais adequada dos produtos dentro do armazém em função do nível de procura.
Taxa de rotatividade de stock = valor económico referências vendidas / valor médio stock
7. Taxa de retorno de stock
A taxa de retorno de stock é um indicador que expressa a percentagem de pedidos que voltam para a instalação depois de serem vendidos, devido a um erro na entrega ou no processo de preparação de pedidos, entre outras razões. A logística reversa representa um dos grandes desafios logísticos da atualidade, sobretudo por causa da padronização da gratuidade nas devoluções do e-commerce. Uma alta taxa de retorno significa uma gestão inadequada dos pedidos, ocasionando um excesso de custo logístico que pode prejudicar a competitividade da empresa.
Taxa de retorno de stock (%) = (número artigos devolvidos / número artigos vendidos) x 100
8. Sales-through rate (STR)
Conhecida também como taxa de venda direta, essa métrica expressa a percentagem de stock vendido em comparação com a quantidade de stock recebido do fabricante ou fornecedor. Este KPI de stock, especialmente crítico num armazém de e-commerce devido à elevada competitividade do setor e as suas margens de lucro tão estreitas, costuma ser calculado mensalmente e ajuda a detetar tendências na procura de pedidos ou alterações na rotatividade de produtos.
Sales-through rate (%) = (quantidade de stock vendido / quantidade de stock recebido) x 100
9. Taxa de backorders
A taxa de backorders é o volume de pedidos pendente de entrega porque o armazém não tem o produto disponível fisicamente. Se a taxa de backorders for alta, poderia indicar que a estratégia de gestão de stock não é adequada. No entanto, há negócios de e-commerce que implementaram o backordering, um método de gestão de stock que garante a venda antes de ter a mercadoria disponível no armazém.
Taxa de backorders (%) = (número pedidos pendentes / número pedidos totais) x 100
10. Nível de serviço
O nível de serviço é um indicador que estabelece a probabilidade de haver stock suficiente para satisfazer a procura de um produto. Uma alta percentagem de nível de serviço significa que a empresa é capaz de abastecer quase a totalidade da procura gerada para um determinado produto.
Nível de serviço = [(Nº de artigos vendidos e entregues) / (Nº de artigos vendidos e entregues + Nº de artigos vendidos, mas não entregues)] x 100
SGA, o software que analisa o desempenho do armazém
Um software de gestão de armazém é uma ferramenta fundamental para medir os diferentes KPIs de stock, uma vez que facilita a compilação e a análise de todos os dados gerados no armazém. A partir dos indicadores de desempenho pré-selecionados anteriormente, essas informações permitem tomar decisões essenciais em relação à planificação logística do stock.
O Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, oferece a funcionalidade avançada Supply Chain Analytics Software, um módulo que utiliza o Big Data para monitorizar e gerir as informações geradas ao longo de todos os processos logísticos. Esta ferramenta ajuda a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria em etapas como a preparação de pedidos ou a gestão de localizações de produto através da monitorização de KPIs como os de stock. Trata-se de um programa que automatiza a compilação de dados como o histórico de backorders, de contração de stock ou de sales through rate, facilitando as tarefas de análise do responsável pelo armazém.
Compilação de KPI de stock, primeiro passo para um armazém eficiente
A monitorização de todos os processos logísticos é fundamental para atingir a máxima eficiência, e a gestão do stock não é alheia a essa premissa. Por isso, analisar o controlo do stock baseando-se em KPIs de stock pré-estabelecidos é a melhor solução para avaliar constantemente o desempenho real do armazém.
Se estiver interessado em reforçar a logística do seu armazém através da análise dos KPIs de stock, além de ter um controlo absoluto de tudo o que acontece na sua instalação, não hesite em entrar contato connosco. Um técnico especializado irá indicar a melhor solução para as suas necessidades.