A principal operação de um armazém e-commerce é a preparação de pedidos

Armazém e-commerce, o coração das vendas online

13 ago 2024

Um armazém e-commerce é a instalação a partir da qual são preparados e expedidos os pedidos que os clientes compraram numa loja virtual. Esses centros logísticos enviam um grande número de pedidos no menor tempo possível e, para tal, as operações devem ser ágeis e sem erros.

A logística e-commerce é a pedra angular de qualquer empresa que comercializa pela internet e deseja fidelizar os clientes reduzindo os custos. Neste artigo analisamos como o armazém deste tipo de negócio deve contar com uma operação fluida para enfrentar os principais desafios do comércio eletrónico. Também explicamos as soluções que podem ser implementadas para otimizar o funcionamento e a organização desses armazéns.

Desafios de um armazém para e-commerce

O setor de e-commerce está em alta. O número de transações e de clientes que compram pela internet aumentam sem parar. De acordo com um estudo da consultora Mckinsey, as vendas realizadas pelo comércio eletrónico registaram um aumento de 160% entre 2014 e 2019 (valor entre seis e oito vezes superior em relação ao ritmo de crescimento do comércio tradicional). Essa tendência cresceu com a pandemia: o comércio eletrónico passou a representar de 13% a 17% do comércio retalhista total.

A expansão do e-commerce transformou por completo a logística e os armazéns. De modo geral, um armazém tradicional recebe os produtos, armazena-os e finalmente prepara os pedidos que são expedidos em função do stock disponível. Por outro lado, um armazém para e-commerce exige uma operação diferente, pois deve preparar diariamente uma infinidade de pedidos que, com frequência, incluem vários artigos que são entregues aos clientes no menor tempo possível. As vendas desses negócios também costumam ser muito sazonais, com picos de procura que se costumam concentrar em épocas do ano específicas, como Black Friday, Natal ou saldos.

As empresas de e-commerce costumam gerir muitas referências, embora uma parte desses artigos não estejam em stock no armazém, sendo necessário solicitá-los aos fornecedores. Para ter os produtos a tempo e entregá-los no prazo estabelecido aos clientes, deve existir uma boa comunicação entre o armazém e os fornecedores. Uma vez identificada a mercadoria, os operadores do armazém devem organizar os produtos de acordo com a lista de pedidos que deve ser preparada. Por exemplo, se não houver um pedido imediato, a mercadoria pode ser armazenada ou, se um cliente pedir algum artigo, este é diretamente distribuído.

O volume de trabalho no armazém de um e-commerce costuma aumentar em datas específicas, como na época do Natal ou durante a Black Friday
O volume de trabalho no armazém de um e-commerce costuma aumentar em datas específicas, como na época do Natal ou durante a Black Friday

Soluções para um armazém de e-commerce

O armazém de um e-commerce deve ter um serviço de fulfillment ágil, ou seja, todos os processos realizados a partir do momento em que o cliente faz a compra até ao recebimento do pedido, devem ser realizados com a máxima rapidez possível: desde o armazenamento dos produtos, a preparação de pedidos, a embalagem até a distribuição da mercadoria (incluindo o gestão das devoluções). Mas como podem estas operações serem agilizadas? Através de sistemas de armazenagem que favoreçam a manipulação da mercadoria e a preparação de pedidos, assim como com o auxílio da tecnologia.

Sistemas de armazenagem

Num armazém para e-commerce deve ser implementado o sistema de armazenagem, seja automático ou manual, que melhor se adapte às particularidades do negócio e que agilize a preparação de pedidos.

O sistema adotado deve proporcionar, sobretudo, acesso direto aos produtos, algo essencial para a preparação de pedidos. Uma opção são as estantes para picking, projetadas para armazenar produtos de pequenas dimensões e que podem ser montadas e ampliadas facilmente através de módulos adicionais de acordo com as necessidades da empresa. Oferecem um único inconveniente: não costumam superar os dois metros de altura.

Caso seja necessária uma maior altura, existem outras alternativas, tal como construir estantes mais altas e que os operadores utilizem máquinas preparadoras de pedidos com elevação para aceder à mercadoria depositada nas localizações superiores. Outra alternativa para aproveitar a altura do armazém, utilizada em inúmeras instalações logísticas, é construir plataformas sobre as quais são montadas as estantes ou instalar estantes de grande altura e colocar corredores elevados entre as mesmas para que os operadores possam circular por elas.

Com a máquina preparadora de pedidos com elevação, o operador acede a mercadoria das localizações superiores das estantes
Com a máquina preparadora de pedidos com elevação, o operador aceda a mercadoria das localizações superiores das estantes

Outra opção para acelerar a preparação de pedidos seria apostar na automação do e-commerce e implantar soluções que facilitem o método “produto ao homem” (conhecido também como goods-to-person). Para tal, podem ser configurados armazéns automáticos para caixas, sistemas em que os operadores permanecem numa estação de picking à espera de que um miniload, por exemplo, os aproxime da mercadorias de forma autónoma.

Sistemas de transporte

Outra estratégia utilizada pelas empresas para agilizar o fulfillment é minimizar a circulação e os movimentos dos operadores pelo armazém. Uma das opções mais habituais para atingir esse objetivo é proporcionada pelos equipamentos de movimentação automáticos como os transportadores para caixas, que levam os pedidos preparados para a área de consolidação com autonomia. Estes equipamentos também costumam ser instalados em armazéns com plataformas, assim como em estantes com passarelas para interligar os diferentes níveis do armazém de forma automática.

Os transportadores para caixas agilizam os movimentos de mercadoria em armazéns para e-commerce
Os transportadores para caixas agilizam os movimentos de mercadoria em armazéns para e-commerce

Sistema de gestão

No armazém de um e-commerce, as informações referentes ao stock devem ser muito precisas e confiáveis para facilitar todas as operações. Para consegui-lo, basta implementar um sistema de gestão de armazém (SGA) que identifique e organize os produtos do armazém de acordo com as características dos artigos e a lista de pedidos pendentes de preparar.

Um SGA é um aliado essencial para qualquer empresa de e-commerce, uma vez que simplifica os fluxos do armazém visando expedir o maior número de pedidos sem atrasos. Para tal, envia instruções claras aos operadores sobre como completar cada pedido (indicando-lhes os artigos necessários, o corredor em que estão os produtos e sua localização).

O sistema de gestão de armazém faz o controlo do stock e organiza as operações do armazém e-commerce
O sistema de gestão de armazém faz o controlo do stock e organiza as operações do armazém para e-commerce

Armazém para e-commerce: máxima agilidade para expedir pedidos

O auge e a consolidação do e-commerce trouxe uma infinidade de mudanças nas operações dos armazéns. A explosão do comércio eletrónico mostrou que a satisfação do cliente deve ser a máxima prioridade. Toda a organização do armazém de um e-commerce, tanto no que se refere à distribuição da mercadoria quanto ao trabalho dos operadores, deve estar focada em abastecer os clientes com os pedidos feitos por eles. Para tal, é necessário contar com sistemas de armazenagem e de gestão que agilizem a preparação de pedidos.

Com mais de 50 anos de experiência, a Mecalux é uma das empresas líderes no mercado de sistemas de armazenagem e de software de gestão de armazém. Inúmeras empresas, de todos os setores, que comercializam através de internet confiam nas nossas soluções para atingir os seus objetivos e preparar um maior número de pedidos diariamente. Entre em contato connosco para que o possamos auxiliar e encontrar a melhor solução para o e-commerce.