5 elementos-chave para controlar (bem) o stock de um e-commerce
O controlo de stock num e-commerce é uma operação fundamental para qualquer empresa que deseje diferenciar-se da concorrência e conseguir uma maior rentabilidade. Com um controlo preciso do stock, as empresas podem garantir a disponibilidade do stock e o rápido envio dos pedidos aos clientes.
Para os e-commerce, um controlo de stock eficiente é fundamental para evitar quebras de stock e garantir entregas rápidas aos clientes. Controlar ou gerir o stock exige definir a quantidade de artigos necessária para atender a procura e determinar o momento em que a mercadoria será reposta.
No momento de estabelecer um processo de controlo de stock, é fundamental que o e-commerce tenha disponível os artigos necessários antes de realizar as vendas. As empresas do setor costumam efetuar uma planificação da procura, ou seja, fazem uma estimativa das vendas que podem ser realizadas para assim organizar os processos de produção e as operações do armazém mantendo os níveis de stock adequados.
Uma vez que o e-commerce tenha disponível a mercadoria necessária no seu armazém, o controlo ou gestão do stock abrange as cinco etapas seguintes:
1. Organizar eficientemente o stock do armazém de e-commerce
A correta organização do stock é básica para o sucesso do e-commerce. Esse processo consiste em distribuir os produtos no armazém de uma forma lógica que facilite a preparação e expedição de pedidos. A operação, também conhecida como slotting, permite determinar a localização adequada de uma mercadoria no armazém.
Num armazém de e-commerce, os artigos podem ser organizados seguindo diferentes critérios, por exemplo, o método ABC ou o FIFO (first in, first out). A correta organização do stock é uma das pedras angulares da logística para e-commerce porque ajuda a expedir os pedidos com maior rapidez e enfrentar os picos de procura como a Black Friday ou a campanha de Natal.
2. Implementar um software de armazém com funcionalidades de comércio online
O software de gestão de armazém é uma ferramenta essencial num armazém de e-commerce uma vez que ajuda a controlar adequadamente o stock, manter um controlo rigoroso da mercadoria e organizar as operações com eficiência.
O sistema, graças a algoritmos avançados, identifica os artigos que chegam, lhes atribui uma localização e faz um registo dos produtos que foram expedidos para serem entregues aos clientes. Dessa forma, a rastreabilidade dos produtos é muito rigorosa.
O software de gestão também organiza toda a preparação de pedidos, indicando aos operadores a localização à qual se devem dirigir (para tal, elabora uma rota para que percorram as mínimas distâncias possíveis) ou abastecendo as estações de picking com mercadoria para completar os pedidos.
3. Utilizar terminais de radiofrequência para um melhor controlo do stock
Para fazer um correto controlo do stock e preparar todos os pedidos com rapidez, os operadores de um armazém e-commerce utilizam terminais de radiofrequência. Esses dispositivos complementam as tarefas dos operadores: facilitam o descarregamento de dados no sistema de gestão de armazém (por exemplo, indicando os artigos que chegaram ao armazém) e o recebimento de instruções (por exemplo, a localização onde cada artigo deve ser armazenado).
Uma das vantagens mais importantes de ligar os terminais de radiofrequência ao software de gestão de armazém é a redução dos erros. As tarefas dos operadores são muito mais simples, devem unicamente limitar-se a seguir as instruções proporcionadas pelo dispositivo para não cometer erros.
Para simplificar o trabalho dos operadores ainda mais, os funcionários do armazém podem utilizar wearables, ou seja, dispositivos eletrônicos que são colocados num dedo ou no braço para que o operador tenha as mãos completamente livres e colete os produtos com comodidade.
4. Sincronizar o stock do armazém com o catálogo da loja online
O armazém deve estar integrado às plataformas online onde os produtos são comercializados, por exemplo, eBay ou PrestaShop. Dessa forma, quando um cliente adquire um produto, os operadores do armazém podem preparar o pedido imediatamente e expedi-lo rapidamente.
Com a ajuda de um software de gestão é possível ligar o armazém às lojas online de forma automática. O Easy WMS, o SGA da Mecalux, oferece o módulo Integração com Marketplaces, uma funcionalidade que sincroniza o catálogo online com o armazém físico.
Esse módulo é utilizado pela Global Freaks, e-commerce especializado em figuras de coleção, para ligar o seu armazém aos marketplaces onde comercializam os seus artigos: eBay, Amazon e PrestaShop.
5. Unificar stock de diferentes canais sob um modelo omnichannel
As empresas de e-commerce que operam em cada vez mais canais passam a dispor de uma logística omnichannel, ou seja, oferecem aos consumidores a possibilidade de combinar inúmeras vias de comunicação com a empresa, como a loja física, o telemóvel ou página web.
O crescimento da estratégia omnichannel afeta todas as operações do armazém porque exige um alto número de referências e de pedidos. Diante dessa situação, fazer um bom controlo do stock através da tecnologia evita atrasos e erros.
A Mecalux oferece soluções para que as empresas possam ter uma logística omnichannel avançada como o SGA para e-commerce, Sistema de expedição logística ou Store Fulfillment.
Controlo do stock: operação fundamental no e-commerce
O controlo do stock é uma operação primordial para qualquer e-commerce. Os erros e os atrasos representam um custo muito alto para as empresas: a insatisfação dos clientes. Realizar um bom controlo do stock através da tecnologia permite que as empresas possam preparar um grande número de pedidos, no menor tempo possível, garantindo os prazos de entrega para oferecer um serviço de qualidade.
A Mecalux tem muita experiência equipando armazéns de empresas de e-commerce com soluções de armazenagem e gestão. Com o Easy WMS, os e-commerce podem fazer uma monitorização do status do stock e otimizar todas as operações, incluindo a preparação de pedidos. Entre em contato connosco para encontrarmos a solução que melhor se adapte ao seu negócio.