Omnichannel é o termo usado para descrever uma nova tendência de mercado na qual uma experiência de compra exclusiva é obtida por meio de vários canais de comunicação

Omnichannel: uma verdadeira revolução na experiência de compra

19 set 2023

Omnichannel refere-se à interação simultânea através de inúmeros canais entre a empresa e o cliente. Essa nova tendência de mercado, que exige uma mudança estrutural nas organizações e já é uma realidade em muitas empresas, coloca o cliente no centro das transações para garantir a melhor experiência de compra possível.

Neste artigo abordamos como o sistema omnichannel revolucionou os processos de compra e, sobretudo, analisamos o impacto desse novo modelo na logística de um armazém.

Omnichannel: o que é e o que exige

O termo ‘omnichannel’ nasce da soma do prefixo latim ‘omni’, que significa todos, e da palavra em inglês channel, que significa ‘canal’ e é utilizado para definir o processo de comunicação simultânea através de diferentes canais entre a empresa e o cliente. A experiência omnichannel oferece aos consumidores a possibilidade de combinar inúmeras vias de comunicação com a empresa, configurando um processo de compra único e completamente personalizado.

Damos um exemplo. Imaginemos que um cliente viu uma camisa num marketplace e posteriormente decide comprá-la através do site da empresa, selecionando a opção de entrega a domicílio em 24 horas. Ao receber a camisa, verifica que o tamanho que tinha selecionado não é o adequado, por isso desloca-se à loja física mais próxima e gere a troca ali mesmo. Esse exemplo ilustra apenas uma das formas em que podemos articular o circuito omnichannel.

As facilidades oferecidas ao cliente para a compra de um produto entram em confronto com os desafios que a venda omnichannel representa para o vendedor, obrigado a garantir a melhor experiência de consumo em qualquer um dos seus canais. Esse novo cenário está orientado para as compras personalizadas, situando o cliente no centro de toda a estratégia de venda.

Embora o sistema omnichannel envolva diretamente departamentos como o comercial ou de pós-venda, essa estratégia deve ser implantada globalmente em toda a empresa, particularmente na área logística, sobretudo se tivermos em consideração as já habituais exigências dos consumidores, tais como os envios em 24 horas e as devoluções gratuitas.

Omnichannel, 'cross-channel' e multicanal: quais são as diferenças entre eles?

A implementação de inúmeros canais de comunicação entre a empresa e o cliente não é uma particularidade exclusiva do omnichannel, pois é uma característica também identificável na multicanalidade e no cross-channel. Portanto, quais são as diferenças entre essas três estratégias de venda?

  • A abordagem multicanal exige colocar à disposição do cliente inúmeros canais de venda/comunicação, desde redes sociais e plataformas e-commerce até páginas próprias em marketplaces ou uma extensa rede de lojas físicas. No entanto, esses canais não estão interligados entre si.
  • O modelo cross-channel promove uma relação complementar entre os diferentes canais, o que permite que o cliente passe de um canal para outro: a sua experiência de compra, por exemplo, pode combinar a aquisição do produto através de uma plataforma e-commerce com a retirada numa loja física. Mas a integração não é total e nem sempre é totalmente fluida.
  • O sistema omnichannel exige uma evolução em relação às demais estratégias. Com o objetivo de colocar o cliente no centro da interação, a empresa integra todos os seus canais de comunicação para garantir o melhor atendimento e a melhor experiência de compra possível.

Vantagens do omnichannel

Implementar o omnichannel obriga a sincronizar todos os departamentos da empresa para permitir uma experiência de compra individualizada e consistente, independentemente dos canais de comunicação utilizados pelo cliente. Nesse sentido, exige uma precisão absoluta na coordenação entre todas as divisões da empresa para que o cliente receba uma mensagem coerente que transmita confiança.

Uma visão omnichannel do negócio permite:

  • Aumentar os benefícios. A integração de todos os canais de comunicação garante uma disponibilidade de stock permanente e um maior conhecimento do mercado, o que se traduz num aumento das vendas.
  • Melhorar a perceção do cliente. Garantir uma completa integração das interações entre empresa e cliente permite oferecer uma melhor experiência de consumo. Através do feedback do cliente, a empresa obtém informações muito valiosas que lhe permitem aperfeiçoar o seu serviço e, portanto, a imagem de marca.
  • Adaptar-se ao mercado. O sistema omnichannel permite que a empresa se adapte com maior rapidez e eficiência às novas tendências de consumo dos seus clientes, que exigem interligação através de inúmeros canais de comunicação.

Portanto, ter um controlo completo do processo de compra fortalece a relação com o cliente, o que normalmente se traduz em mais vendas e, sobretudo, numa maior satisfação.

Funcionalidades avançadas do Easy WMS como Integração com Marketplaces garantem eficiência na estratégia omnichannel
Funcionalidades avançadas do Easy WMS como Integração com Marketplaces garantem eficiência na estratégia omnichannel

Como adaptar o armazém ao ambiente omnichannel?

O setor de retalho e o e-commerce foram pioneiros na implementação da abordagem omnichannel. De fato, nos últimos anos essa tendência de mercado foi consolidada na maior parte das empresas B2C.

O auge do ambiente ominicanal afeta o planejamento logístico, que deve estar perfeitamente sincronizado em todos os departamentos da empresa, desde vendas e marketing até à gerência. Essa necessária interligação permite ao armazém aumentar a sua produtividade e, sobretudo, eliminar custos logísticos excessivos.

O omnichannel também precisa de armazéns flexíveis capazes de se adaptar à sazonalidade do mercado. Além disso, as instalações logísticas devem fazer um controlo rigoroso do stock, não só do próprio armazém como também das diferentes lojas físicas e/ou centros de distribuição.

Todos esses desafios tornam-se cada vez mais complexos, especialmente diante de aumentos de procura inesperados. Por isso, muitos armazéns implementam soluções automatizadas em tarefas repetitivas, como a localização e extração dos produtos ou a gestão do inventário.

Portanto, ter um Sistema de Gestão de Armazém potente garante um controlo automatizado do stock e de todos os processos que acontecem na instalação desde que o usuário clica e compra até o envio do produto ao seu domicílio.

Nesse sentido, o WMS da Mecalux, Easy WMS, oferece inúmeras soluções para facilitar a produtividade e a eficiência num armazém omnichannel, tais como os módulos Integração com Marketplaces, que sincronizam o stock do armazém com os diferentes pontos de venda online, o Store Fulfillment, que coordena o stock do armazém com as lojas físicas da empresa, ou o Sistema de expedição logística, que estabelece comunicação entre o WMS e os softwares das empresas de transporte nacionais e internacionais.

Omnichannel, uma nova relação entre empresa e cliente

A revolução omnichannel atingiu de uma forma ou outra a maior parte das empresas de retalho e de e-commerce, uma vez que atualmente qualquer cliente exige ter a máxima interligação com seus fornecedores. Desde a devolução do produto até à gestão do stock em inúmeros armazéns, o ambiente omnichannel fez com que todas as operações logísticas se tornassem mais complexas.

A resposta a esses desafios passa pela automatização de processos. Um Sistema de Gestão de Armazém, como o Easy WMS da Mecalux, oferece uma ampla gama de funcionalidades avançadas que otimizam a produtividade e eficiência num negócio omnichannel. Entre em contato connosco e um consultor especializado analisará a solução mais adequada para a sua empresa.