PrestaShop e a sua integração ao software do armazém
A integração do PrestaShop aos softwares de gestão de armazém é fundamental para a logística dos e-commerce. Sincronizar de forma automática o stock do site com o real do armazém não só permite poupar tempo, como também garante a precisão do inventário. Dessa forma, é possível evitar pedidos errados e as consequentes penalizações dos marketplaces como a Amazon.
Noutras palavras, além de melhorar a experiência de compra do usuário, a integração desses softwares reduz o índice de envios errados, elimina o risco de ruturas de stock e facilita o processamento de pedidos aos operadores.
Neste artigo explicamos como o PrestaShop encaixa no planeamento logístico de um negócio online. E como esse software pode escalar desde um pequeno e-commerce até outro que atenda centenas ou inclusive milhares de pedidos diários, combinado com um programa de gestão de armazém (SGA) e sem necessidade de ERP.
O que é e como funciona o PrestaShop?
O PrestaShop é um CMS ou plataforma e-commerce, tal como seus concorrentes Magento, WooCommerce ou Shopify. Nasceu na França em 2007 com a premissa de tornar mais acessível e simples a criação e edição de conteúdo nas lojas online. Desenvolvido na linguagem PHP, esse software de código aberto converteu-se na escolha de mais de 300.000 lojas de todo o mundo, segundo indica a própria empresa.
A plataforma destaca-se por sua usabilidade e interface intuitiva. Com um processo de instalação simples, basta alguns cliques para que funcione. Disponível em mais de 75 idiomas, é compatível com as plataformas de pagamento mais comuns (pode ligar-se à maioria dos bancos, além do Paypal, Stripe ou Apple Pay, entre muitos outros). Com alguns serviços de hosting, inclui um painel de controlo onde o encarregado do e-commerce pode facilmente personalizar o site e fazer o monitoramento dos pedidos.
Um dos principais benefícios do PrestaShop é sua escalabilidade. A plataforma adapta-se ao crescimento de cada e-commerce, oferecendo a cada momento as funcionalidades avançadas que a empresa precisar. Possui um catálogo composto por mais de 5.000 módulos e tópicos. Além disso, oferece serviços de suporte premium que são complementados por uma extensa rede de agências e técnicos certificados e uma comunidade de mais de um milhão de membros.
Sincronizar inventários: O PrestaShop e o stock real do armazém
O processo de sincronizar o stock do armazém com o do catálogo da loja virtual é essencial para qualquer negócio digital. No entanto, utilizar apenas as ferramentas próprias do PrestaShop é uma tarefa manual enfadonha, à qual será necessário dedicar várias horas diárias com possibilidades de erros. A probabilidade de pedidos errados será elevada e, consequentemente, os marketplaces poderiam penalizar o negócio eliminando os produtos do portal. Trata-se, portanto, de um assunto crucial que merece toda a nossa atenção.
A solução mais eficaz é integrar a plataforma PrestaShop a um sistema de gestão de armazém que seja capaz de se coordenar com a aplicação e automatizar a entrada e saída de produtos no armazém e no site.
Essas soluções digitais limitam o risco de erros no processamento de pedidos e garantem que o responsável logístico tenha permanentemente um controlo preciso do stock do armazém e da lista de produtos do portal de venda. Portanto, um software de armazém não só sincroniza o stock, como também dirige as operações de picking para poder expedir pedidos com maior rapidez otimizando o uso dos espaços (slotting).
Por exemplo, o Easy WMS, o Sistema de gestão de Armazém da Mecalux, pode ser integrado ao PrestaShop através do módulo Integração com Marketplaces, especificamente projetado para tal finalidade.
O módulo Marketplaces coordena o catálogo de pedidos na loja virtual com o stock no armazém, evitando que ocorram erros de stock e problemas com as compras que poderiam prejudicar a reputação do e-commerce. Esse software permite alinhar não só o ponto de venda próprio, mas também a oferta nos vários marketplaces onde a empresa pode estar presente, tais como a Amazon ou o eBay.
O módulo também automatiza a relação entre a loja virtual e o armazém: imediatamente após a confirmação de pagamento, gera automaticamente uma ordem no SGA para que o operador processe o pedido.
O Easy WMS, por sua vez, oferece a funcionalidade avançada Sistema de expedição logística, a qual também é muito útil para os negócios online, uma vez que coordena o Sistema de Gestão de Armazém com os softwares das diferentes agências de transporte (UPS, DHL, DB Schenker, Colissimo, Seur, MRW, Correios, Nacex, Chronopost, bpost…).
ERP para o PrestaShop? Com um SGA é suficiente
Preciso de um ERP para gerir e expedir os pedidos do PrestaShop? Do ponto de vista logístico, a resposta é: não necessariamente. Com o PrestaShop é possível receber tanto os pedidos dos clientes quanto gerir diretamente a loja virtual. Com o sistema de gestão de armazém, por sua vez, é possível criar, editar ou apagar itens do mestre de artigos, organizar o armazém com base nas referências armazenadas e coordenar o processamento de pedidos de acordo com os requisitos de cada cliente.
Esse é o caso da Global Freaks, um e-commerce de figuras de colecionador que vende através de inúmeros marketplaces, assim como a partir do seu próprio site. Em apenas dois anos, a empresa registou um crescimento excecional, passando de 90 para 300 pedidos diários. Portanto, era urgente implantar um sistema que reduzisse o impacto das quebras de stock.
Por isso, a Mecalux chamou a atenção dessa empresa, uma vez que lhe oferecia uma solução integral para as suas necessidades. Por um lado, um sistema de armazenagem com estantes para picking e, por outro, o Easy WMS, um software capaz de ser integrado às diferentes plataformas onde são comercializados seus produtos.
“A Mecalux foi a única fornecedora de SGA que permitia que estivéssemos integrados aos marketplaces onde vendemos nossos produtos (eBay e Amazon), assim como à plataforma PrestaShop para gerir o nosso site”, indica Daniel Vizcarra, gerente da Global Freaks.
Graças à solução proporcionada pela Mecalux, atualmente a gestão de produtos dessa loja no PrestaShop está sincronizada com o stock do armazém, o que elimina completamente o risco de quebra de stock. Além disso, o Easy WMS indica a cada operador onde localizar cada referência (SKU) evitando que ocorram pedidos errados que prejudicariam a reputação da empresa.
PrestaShop sim; SGA, também
A complexidade do recebimento, processamento e entrega de pedidos no comércio eletrónico, junto à gestão da loja virtual, exige que as empresas se apoiem em um Sistema de Gestão de Armazém que coordene e automatize as operações. Sem a supervisão de um SGA, processos como a localização dos produtos ou o agrupamento dos pedidos podem tornar-se uma verdadeira dor de cabeça para o responsável logístico.
A partir da coordenação da loja virtual e da logística nasce um novo modelo de comércio eletrónico eficaz, tanto no processo de venda quanto no serviço ao cliente. Não ocorrem quebras de stock e os pedidos errados registaram uma queda significativa, o que traduz-se em inúmeros benefícios: o cliente recebe um melhor serviço logístico ao melhor preço, enquanto o e-commerce evita o excesso de custos no armazém e melhora a imagem da marca.
Se tiver uma loja virtual e quiser melhorar as operações realizadas no seu armazém, garantindo uma completa sincronização do stock, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado analisa a sua situação e lhe proporá a melhor solução para reduzir os riscos do e-commerce no seu negócio.