O armazém digital utiliza a automação e a tecnologia para otimizar processos

Armazém digital: tecnologia que otimiza a logística

19 nov 2024

Um armazém digital é uma instalação que utiliza a tecnologia para otimizar processos e fluxos, assim como para conseguir uma completa rastreabilidade dos produtos.

Num armazém tradicional, tanto o controlo de stock quanto a organização das tarefas realizadas pelos operadores são executados de forma manual, portanto o risco de cometer erros ou atrasos é alto. Por outro lado, com a digitalização aumenta a velocidade e a precisão nas diferentes tarefas, o que permite controlar os stocks em tempo real e reduzir os prazos de entrega dos pedidos, entre outros aspetos.

O auge dos armazéns digitais

A consultora McKinsey constata que as operações nos armazéns são cada vez mais complexas: “O crescimento do comércio eletrónico aumentou o número de referências e criou a necessidade de oferecer entregas ultrarrápidas.” Para manter um ritmo de trabalho eficiente, as empresas utilizam soluções tecnológicas, por exemplo os digital twins ou o software de gestão de armazém (WMS). Segundo McKinsey, um projeto digital do armazém com a ajuda de um gémeo digital pode aumentar a eficiência entre 20 e 25%.

Um estudo da consultora Markets and Markets prevê que o mercado global da transformação digital passará de faturar 521 milhões de dólares em 2021  para mais de 1.240 bilhões de dólares em 2026. Os principais motores desse crescimento serão a expansão de dispositivos móveis e a adoção de serviços na nuvem.

As empresas que optam pela digitalização começaram a incorporar o big data e a Internet das coisas industrial (IIoT) nos seus processos produtivos e logísticos com a finalidade de obter informações em tempo real sobre a sua cadeia de abastecimento, compreender as necessidades dos clientes e reforçar a produtividade. Entre as tecnologias mais utilizadas num armazém digital estão os programas de gestão de armazém. É o que indica um estudo da consultora Technavio, que revela que a cota de mercado dos WMS terá um crescimento de 1.610 bilhões de dólares entre 2021 e 2025.

Nm armazém digital, a rastreabilidade da mercadoria é absoluta
Num armazém digital, a rastreabilidade da mercadoria é absoluta

Vantagens do armazém digital

A digitalização ajuda a identificar o potencial da instalação, avaliar o status das operações e introduzir melhorias. Vamos analisar detalhadamente algumas das vantagens de um armazém digital:

  • Controlar o stock em tempo real. Um armazém digital permite saber, com precisão, o status do stock graças ao software de gestão, uma vez que faz o acompanhamento das entradas e saídas da mercadoria. Para controlar o stock em tempo real, é fundamental a correta codificação da mercadoria no armazém: todos os artigos devem estar devidamente identificados com um código ou sinal inequívoco.
  • Melhorar processos. Num armazém digital, a filosofia de melhoria contínua está na ordem do dia: as empresas aplicam estratégias destinadas a otimizar procedimentos e serviços. O WMS proporciona flexibilidade para se adaptar às mudanças do negócio, tal como a inclusão de novas operações.
  • Aperfeiçoar a preparação de pedidos. É uma das operações que podem ser melhoradas graças à digitalização. Com um software de gestão e com a utilização de sistemas de ajuda como o pick-to-light, o put-to-light ou o picking por voz, os operadores podem preparar pedidos com rapidez e precisão.
  • Reduzir custos. Digitalizar o armazém otimiza a organização da mercadoria e os movimentos dos operadores, que percorrem menos distâncias para armazenar a mercadoria ou preparar pedidos, completando as tarefas com maior velocidade. A digitalização contribui para reduzir os custos de manipulação e gestão dos produtos.
  • Impulsionar o e-commerce. Adaptar o armazém ao mundo digital é essencial para a logística omnichannel e para enfrentar a venda online dos produtos. Com um software de gestão de armazém, uma instalação logística pode-se ligar às lojas online para preparar e expedir os pedidos, adaptando os prazos de entrega às exigências do e-commerce.

A transição para o armazém digital

O processo de transição para um armazém digital exige uma perfeita coordenação entre os responsáveis pelo armazém, que conhecem o dia a dia da instalação logística, e a equipa técnica da empresa fornecedora de soluções digitais.

O primeiro passo para equipar um armazém com o Easy WMS,o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, consiste em analisar as necessidades e operações da instalação logística. Dessa forma, a equipa técnica da Mecalux Software Solutions pode projetar e desenvolver a solução mais adequada considerando questões como os fluxos, as operações ou os tipos de produto.

Ao instalar o Easy WMS, também são realizados outros processos, tais como a etiquetagem das estantes ou dos produtos e a formação dos operadores. Ao implementar o Easy WMS, a equipa técnica da Mecalux estará presente acompanhando in loco e, depois, de forma remota durante todo o processo.

O Easy WMS é configurado considerando as necessidades previstas pela empresa
O Easy WMS é configurado considerando as necessidades previstas pela empresa

Exemplos de armazém digitais

A Mecalux digitaliza os armazéns de empresas de qualquer setor. Com o software de gestão Easy WMS, as empresas transformaram a cadeia de abastecimento para aumentar a produtividade e prestar um melhor serviço aos clientes. Eis aqui alguns exemplos de destaque:

A Yamazen (Estados Unidos)

Nos Estados Unidos, a multinacional Yamazen deixou de fazer o stock em Excel para fazê-lo com o Easy WMS. "Com esse sistema, podemos verificar a disponibilidade das referências e fazer o stock em tempo real”, afirma James Hansen, vice-presidente executivo dessa empresa distribuidora de máquinas e ferramentas.

O EASY WMS identifica os artigos assim que chegam ao armazém e atribui-lhes uma localização de acordo com o produto, as suas características e o nível de procura. As vantagens para a Yamazen ao contar com um armazém digital são evidentes: rapidez nas tarefas de armazenagem, controlo exaustivo da mercadoria e otimização das operações.

Danone (Espanha)

A empresa alimentícia Danone possui um armazém omnichannel em Espanha a partir do qual fornece produtos alimentícios especializados infantil e médico para atacadistas, retalho e clientes e-commerce.

A empresa optou pela digitalização utilizando o Easy WMS para maximizar o desempenho do armazém e prestar um serviço mais eficiente aos seus clientes. Antes, cada operador preparava os pedidos seguindo o seu próprio critério, agora, o Easy WMS organiza e otimiza essa operação. Como resultado, os operadores são muito mais produtivos e o armazém expede entre 500 e 700 pedidos por dia.

 

Espace des Marques (França)

A loja de moda francesa Espace des Marques conta com dois armazéns digitais que funcionam com o Easy WMS. O objetivo de adotar essa solução foi organizar, controlar e otimizar os produtos e operações, assim como eliminar erros.

Anteriormente a empresa dependia dos operadores para gerir os produtos, portanto o risco de ocorrer erros era alto. Com a digitalização, a Espace des Marques conseguiu uma organização mais adequada dos produtos e, consequentemente, um picking mais eficaz. “Graças à robotização e digitalização oferecida pelo Easy WMS, agora podemos enviar o triplo de pedidos utilizando o mesmo número de operadores”, declara Vincent Beaufreton, responsável pelo Desenvolvimento da empresa.

BASF (Brasil)

No Brasil, a multinacional BASF digitalizou o seu armazém com o Easy WMS para controlar em tempo real a rastreabilidade das suas 1.800 referências e garantir que as linhas de produção têm todos os artigos necessários para fabricar sem interrupção.

O WMS foi integrado ao software de produção para verificar os artigos que são necessários para fabricar os produtos. Portanto, o processo de abastecimento da produção é muito mais veloz: os operadores, seguindo as instruções do Easy WMS, localizam os produtos solicitados que são transferidos para a linha de produção correspondente. “Com o Easy WMS, digitalizamos e aperfeiçoamos todos os processos do nosso armazém. Temos certeza de que através do software da Mecalux, continuaremos a otimizar todas as nossas operações”, afirma Márcio de Almeida Soares, coordenador de Logística da BASF.

O armazém digital, ao alcance de qualquer empresa

A gestão digital da mercadoria proporciona uma maior segurança e rapidez às tarefas de armazenagem e preparação de pedidos. Por isso, os armazéns digitais expandem-se entre empresas que precisam de enfrentar mudanças no seu negócio, tais como a imparável irrupção do e-commerce.

A Mecalux fornece soluções de armazenagem e de gestão altamente tecnológicas. O software de gestão Easy WMS está operacional em mais de 1.000 instalações de 36 países. Se necessita de digitalizar o seu armazém para otimizar todos os processos, entre em contato connosco e um especialista terá prazer em o aconselhar.