Pallet Shuttle
Sistema de armazenamento compacto semiautomático de elevado rendimento em que um carro motorizado deposita e extrai paletes do interior das estantes.
O produto
A evolução dos sistemas compactos para paletes: mais capacidade, maior velocidade e melhor rendimento
O Pallet Shuttle é um sistema de armazenamento semiautomático de elevada densidade em que um carro com motor elétrico se desloca sobre carris no interior dos canais de armazenamento para fazer a carga e descarga das paletes. O processo é controlado por um operador, que introduz o shuttle na estante com um empilhador e passa a controlá-lo através de um tablet.
Graças ao Shuttle para paletes, é possível obter uma maior capacidade de armazenamento, aumentar o fluxo de entradas e saídas e ampliar o número de referências armazenáveis em comparação com outras soluções compactas, como as estantes drive-in. O sistema também está disponível numa versão completamente automatizada através de transelevadores ou lançadeiras.
Vantagens do sistema Pallet Shuttle
- Poupança de tempo e aumento da produtividade: o carro executa as ordens com rapidez e o empilhador opera no corredor, sem penetrar nas estantes, o que reduz o tempo de carga e descarga e aumenta o número de ciclos/hora.
- Poupança de espaço: os canais de armazenamento podem ultrapassar os 60 m de profundidade e as folgas entre níveis são mínimas, o que aumenta a capacidade de armazenamento.
- Poupança de custos: o excelente aproveitamento do espaço permite reduzir a superfície edificada, com a consequente poupança em custos de solo, e em câmaras frias favorece a redução da superfície a refrigerar e, portanto, o consumo energético.
- Inúmeras referências: o agrupamento de referências por canais, ao invés de corredores completos, possibilita uma maior diversificação do armazém.
- Compatível com LIFO e FIFO: as operações podem ser realizadas de acordo com as estratégias de gestão de carga LIFO (Last In, First Out) ou FIFO (First In, First Out).
- Facilidade de uso: todas as funções do sistema são ativadas a partir do tablet de controlo, equipado com uma interface de utilizador muito intuitiva.
- Segurança: como os empilhadores não circulam no interior das estantes, a estrutura metálica não sofre danos, reduzindo de forma significativa o risco de acidentes.
Em comparação com outras soluções de armazenamento compacto, o Pallet Shuttle é um sistema mais rápido, ágil e seguro
Aplicações do Pallet Shuttle
Para empresas que precisam de máxima compactação e elevado rendimento
O Shuttle para paletes é a solução de armazenamento perfeita para aumentar a produtividade em armazéns onde é necessário ampliar consideravelmente a capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, facilitar e dinamizar as operações de carga e descarga das mercadorias.
Como funciona o sistema Pallet Shuttle
Solução semiautomática onde intervêm o carro satélite, o empilhador elevador e o operador
Com ajuda de um empilhador, o carro shuttle é introduzido na entrada do canal e, em seguida, a palete é colocada sobre os carris, por cima do carro. Posteriormente, o carro transporta a palete para a primeira localização livre e deposita-a. Um operador emite as ordens ao carro a partir de um tablet.
Testemunhos
Casos práticos
Ver mais casos práticosConfigurações de armazém com o sistema Pallet Shuttle
Diferentes possibilidades de distribuição para encontrar a melhor solução para as necessidades logísticas da empresa
A escolha do tipo de configuração a implementar depende de certos fatores condicionantes, tais como as dimensões do armazém, o número de referências, a capacidade de armazenamento necessária, o sistema de gestão da carga ou os fluxos de mercadoria necessários.
Componentes do Pallet Shuttle
O sistema de armazenamento Pallet Shuttle é composto por um ou vários carros satélite, pelo bloco de estantes para o shuttle, pelo tablet de controlo e por uma série de elementos de segurança que protegem a integridade dos operadores, da mercadoria e do conjunto estrutural.
O carro é o elemento central desta solução de armazenamento. Desloca-se de forma mecânica e autónoma graças a diferentes componentes eletrónicos (PLC, baterias, antenas, sensores, etc.). Além disso, possui diferentes dispositivos de segurança destinados a evitar incidentes.
A estante do shuttle é uma estrutura compacta especialmente projetada para a circulação segura e fluida do carro satélite no seu interior. Possui um conjunto de carris ao longo dos quais o carro se move e sobre os quais as paletes se apoiam.
Além dos diferentes dispositivos de segurança incluídos no carro satélite, o sistema Pallet Shuttle da Mecalux também possui um conjunto de complementos que contribuem para reforçar a segurança dos operadores e da mercadoria cumprindo a regulamentação em vigor.
Funções do sistema de controlo do Pallet Shuttle
Grande versatilidade operacional graças a uma ampla variedade de funções
O sistema de controlo do Pallet Shuttle é o responsável por comunicar as ordens ao carro através de um tablet com ligação Wi-Fi. Trata-se de um software muito fácil de usar, pois apresenta uma interface de utilizador muito intuitiva. O tablet permite executar todas as funções e as ações de atribuição são táteis.
Catálogos
Pallet Shuttle (catálogo)
Sistema de armazenamento compacto semiautomático de elevado rendimento
DescarregarManual de segurança do armazém
Funcionamento, uso, revisão e manutenção do sistema Pallet Shuttle
DescarregarSoluções de armazenamento para paletes (catálogo)
Sistemas de armazenamento para produtos paletizados
DescarregarPerguntas frequentes
O Pallet Shuttle, também conhecido como Radio Shuttle, é um sistema de armazenamento compacto semiautomático que aproveita ao máximo a superfície disponível para obter uma maior capacidade de armazenamento. É composto por um carro com motor elétrico que, controlado à distância por um operador, se desloca sobre carris no interior dos canais de armazenamento para depositar e extrair as paletes de forma autónoma.
O Pallet Shuttle representa uma evolução em relação aos sistemas de armazenamento compactos tradicionais. Em comparação com as estantes drive-in, por exemplo, o Pallet Shuttle permite armazenar uma maior variedade de mercadorias, pois em vez de uma única referência para todo o corredor, admite uma referência diferente para cada canal de armazenamento. Além disso, os empilhadores não circulam no interior das estantes com Pallet Shuttle, o que agiliza as tarefas de carga e descarga e aumenta a segurança operacional ao reduzir de forma considerável o risco de colisões e acidentes. Por outro lado, em relação às estantes para paletizaçõ Push-back ou estantes dinâmicas, o Pallet Shuttle permite uma maior profundidade de canais e um melhor aproveitamento da altura do armazém, respetivamente.
Claro que sim. Dentro de um mesmo armazém podem coexistir diferentes sistemas de armazenamento (estantes convencionais, estantes drive-in, Pallet Shuttle, etc.). Uma combinação comum, por exemplo, consiste em ter uma área com estantes convencionais para armazenar uma grande variedade de referências com poucas paletes e outro setor equipado com estantes Pallet Shuttle para depositar mercadoria mais homogénea com muitas paletes por referência.
Sim, basta adicionar as longarinas e carris necessários para permitir a passagem do carro no interior das estantes.
O Pallet Shuttle é um sistema semiautomático no qual se destaca o carro satélite que move a carga no interior das estantes de forma automática. No entanto, exige um operador para colocar ou retirar o carro da estante, para depositar ou extrair as paletes da entrada do canal e para selecionar a partir de um tablet a operação a realizar.
Mas a Mecalux também oferece uma alternativa totalmente automatizada, o Pallet Shuttle automático. Trata-se de uma solução em que o empilhador é substituído por um transelevador ou um conjunto de lançadeiras que transportam o carro e a palete das posições de entrada para cada canal de armazenamento de forma totalmente autónoma. Além disso, neste sistema, o controlo de todas as operações é feito diretamente através de um software de controlo.
Sim, essa é precisamente uma das suas principais vantagens. Em primeiro lugar, os operadores não precisam de dirigir os empilhadores no interior das estantes, tal como acontece com os drive-in. Além disso, o próprio carro, que é entregue com a respetiva marcação CE, possui inúmeros dispositivos que garantem a sua correta colocação dentro dos carris e a paragem imediata caso encontre um objeto inesperado. A instalação também está dotada de vedações de segurança para limitar o acesso dos operadores às áreas de ação do carro motorizado e de redes antiqueda para proteger áreas de circulação ou de trabalho face ao risco de queda de cargas soltas.
Em primeiro lugar, o operador utiliza um empilhador elevador para depositar o carro na entrada do canal de armazenamento onde pretende trabalhar e, em seguida, coloca a palete sobre os carris do canal, exatamente acima do carro. Através do tablet de controlo, o operador lança a ordem de trabalho e o carro levanta a palete levemente com o objetivo de a deslocar até à localização livre mais profunda, onde será depositada. O procedimento repete-se até completar o canal. Antes de depositar uma palete na última posição, o operador retira o carro. Para a extração de paletes, o processo é realizado de forma inversa, embora, se o trabalho estiver a ser feito na modalidade FIFO, a descarga se faça a partir da extremidade oposta da estante.
Sim, o sistema Pallet Shuttle pode operar de acordo com a estratégia de gestão de cargas FIFO (first in, first out), em que a primeira palete armazenada é também a primeiro em ser descarregada. Para tal, devem ser disponibilizados dois corredores de trabalho, um frontal ou de carga, a partir do qual as paletes são depositadas e outro posterior ou de descarga, para fazer a extração da mercadoria. Desta forma, não ocorrem interferências entre ambas as operações.
O sistema é escalável e os carros podem ser adicionados conforme necessário. A quantidade de carros recomendada é determinada em função do número de ciclos/hora necessários, assim como pela quantidade de operadores que intervenham ativamente em cada turno de trabalho. A partir de um único tablet é possível controlar até 18 carros.
Sim, mas para tal é necessário primeiro montar a meia palete ou a palete irregular sobre uma palete padrão que desempenhe a função de “escravo”.
Trata-se de uma situação altamente improvável, uma vez que o carro satélite tem um indicador do status das baterias que se encarrega de avisar o operador quando o nível de carga for baixo. Se ocorrer uma descarga total da bateria e o carro ficar nno terminal do canal, deve ser utilizada uma bateria de substituição para o carro voltar a funcionar. No entanto, se o carro ficar parado numa localização mais profunda, introduz-se um segundo carro que irá rebocá-lo, utilizando para tal um gancho de resgate.
O Software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux oferece o módulo Integração SGA com Pallet Shuttle, uma funcionalidade que simplifica e agiliza o trabalho do operador ao unificar a gestão do SGA e o controlo do Pallet Shuttle num mesmo ecrã.
Cada shuttle suporta até 1500 kg.
O carro satélite pode atingir uma velocidade máxima de 90 m/min sem carga e de 45 m/min com carga.
A plataforma do shuttle levanta a palete em aproximadamente 2 segundos.
Sim. Por um lado, existem dois tipos de carros em função da temperatura de trabalho: os que trabalham a temperatura ambiente (de +5 ºC a + 45 ºC) e os que operam com temperaturas de refrigeração e congelação (de -30 ºC a + 5ºC). Os carros preparados para trabalhar a frio estão protegidos e aquecidos para evitar a deterioração dos elementos eletrónicos.
Cada tipo de carro, por sua vez, é oferecido em três dimensões adaptadas às medidas das paletes mais comuns. Em cada configuração, a medida frontal do carro é a mesma, dado que no sistema Pallet Shuttle a palete é manipulada pelo lado mais largo (1200 mm). O que varia é a medida do fundo, pois cada configuração corresponde a uma profundidade de palete diferente (800, 1000 e 1200 mm).
As baterias de lítio utilizadas para o funcionamento do Pallet Shuttle fornecem uma autonomia de até 10 horas a pleno rendimento, conforme as condições de temperatura e carga.
O tempo de carga das baterias de lítio utilizadas pelo Pallet Shuttle situa-se entre 4 e 5 horas.
É recomendável ter baterias de substituição para garantir o funcionamento ininterrupto do sistema.
Não há limitação técnica no que se refere à altura ou profundidade das estantes e as dimensões dependem das necessidades específicas de cada armazém. A homogeneidade da mercadoria e o número de paletes por referência determinam a profundidade dos canais. A altura, pelo contrário, é decidida em função da capacidade de elevação máxima dos empilhadores utilizados e da altura do armazém.
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