Gamificação na logística e no armazém: jogar para ser mais eficiente
A gamificação é uma tendência crescente nas empresas e o setor logístico não é uma exceção. A eficiência é um dos pilares básicos da logística 4.0. Nesse contexto, as empresas estão a experimentar técnicas inovadoras para aumentar a produtividade dos seus funcionários através da motivação e do aspeto lúdico das tarefas.
Um estudo realizado pela consultora MarketsAndMarkets aponta que tais técnicas serão fundamentais na indústria. O mercado da gamificação crescerá 337% nos próximos cinco anos: de 9.100 milhões de dólares em 2020 para 30.700 milhões previstos para 2025.
Neste artigo introduzimos o conceito de gamificação e como permite aumentar a produtividade do armazém.
O que é a gamificação?
A gamificação na empresa é uma estratégia de trabalho e formação baseada no jogo de lazer para impulsionar objetivos determinados. Aplicada à logística, consiste em desenvolver, implementar e incentivar operações que potencializem o desempenho dos operadores utilizando técnicas próprias do jogo. Dito de outra forma, é um método onde os funcionários desenvolvem, de forma mais eficiente, as tarefas graças ao uso de técnicas "divertidas" que fortalecem sua motivação e competitividade.
Essa estratégia é realizada mediante ações concretas, como concursos (o funcionário do mês), interfaces de software mais intuitivas e divertidas ou desafios periódicos, entre muitas outras.
A gamificação, também conhecida como ludificação, é uma técnica que aumenta a motivação do funcionário e, portanto, a sua produtividade. Esse processo não envolve necessariamente só os colaboradores que trabalham no armazém. A ludificação pode envolver qualquer pessoa dentro da organização, desde gerentes de área até técnicos especializados.
A gamificação não precisa se limitar ao âmbito individual. Pode ser extrapolada para o âmbito das organizações, introduzindo elementos de competência positiva entre as mesmas.
Um exemplo: a implementação de um software compartilhado por toda a cadeia de abastecimento pode potencializar a reciclagem de plástico em cada uma das empresas que a formam, reduzindo o impacto ambiental durante a criação e o consumo desse produto. Uma aplicação gamificada como forma de competição entre empresas incentivaria os operadores de cada uma delas a estarem mais dispostos a reciclar e trabalhar em equipe para superar as outras.
Os 4 benefícios da gamificação em logística
A gamificação está-se a instalar progressivamente na logística atual, ajudando a unir os grupos de trabalhadores e incentivando-os a dar o seu melhor em cada operação realizada. Portanto, esses são os quatro principais benefícios proporcionados pela gamificação:
- Aumento do compromisso logístico: a implantação de jogos, concursos e formações mais divertidos incentiva os colaboradores a se envolverem nas tarefas de armazenamento diárias. O operador sente, mais facilmente, que é parte indispensável do projeto e aumenta o seu nível de compromisso logístico.
- Produtividade e eficiência: a motivação de cada um dos trabalhadores, assim como a união e competitividade entre os mesmos, com a premissa de que seja saudável, garante o máximo desempenho na instalação. No entanto, a direção logística deve estar atenta e premiar os melhores, servindo de exemplo para o grupo. Isso incentiva o trabalhador a dar o seu melhor.
- Visibilidade e transparência: a ludificação utiliza a tecnologia para implementar processos mais agradáveis. Essa tecnologia permite que os responsáveis tenham acesso aos dados de desempenho de cada operação e dos operadores, podendo localizar ineficiências no armazém. Da mesma forma, cada vez mais gerentes permitem que os funcionários acedam aos seus dados de desempenho para incentivar a competitividade.
- Promoção e retenção do talento interno: a gamificação pode ser apenas mais uma desculpa para aplicar o big data no armazém. As ferramentas de visualização de dados como o Supply Chain Business Intelligence do Easy WMS permitem especificar os indicadores de desempenho mais importantes para cada negócio, segmentando inclusive por operador. Isso ajuda a identificar os trabalhadores mais eficientes.
Em suma, a tecnologia permite que os responsáveis pelo armazém formem aplicando ações gamificadas para impulsionar o desempenho dos seus funcionários e identificar aqueles com melhores índices de desempenho.
Onde implementá-la? Exemplos de gamificação no armazém
Cada empresa aplica essa técnica motivacional de acordo com as operações, a instalação e, evidentemente, o setor. No entanto, há algumas ações que se tornaram populares devido ao grande impacto na logística das empresas, como os incentivos ao desempenho individual de cada operador.
Algumas áreas onde a gamificação pode aumentar a motivação e o desempenho dos operadores são:
- Picking manual: apesar de ser cada vez mais frequente as empresas que apostam em sistemas de picking automáticos, o picking manual continua a ser o método mais comum num armazém. Para evitar que os operadores reduzam a sua eficiência devido à repetição contínua de tarefas (devido ao tédio, falta de motivação, etc.), os responsáveis logísticos introduzem incentivos de acordo com o desempenho com a finalidade de manterem sua produtividade.
- Sistema de Gestão de Armazém: os SGA tornaram-se uma ferramenta básica nos diferentes postos de trabalho de um armazém. Por isso, todos os operadores devem saber como funciona o software para melhorar as suas operações. Portanto, uma formação gamificada, junto a uma interface intuitiva que permite jogar, ajuda a agilizar o processo de aprendizagem dos operadores.
Com a finalidade de conseguir a máxima produtividade dos operadores, a motivação é tão valiosa quanto ter sistemas de armazenagem adequados para cada operação. Nesse terreno, uma estante para picking dinâmico ou uma estante com plataformas são soluções perfeitas para gamificar o processamento de pedidos. Dessa forma, os operadores podem processar pedidos com agilidade e segurança com um desempenho superior.
Além dos sistemas logísticos convencionais, no mercado também existem softwares para maximizar o desempenho do operador. Os programas do Labor Management System (LMS) permitem que o responsável logístico tenha uma visão completa e em tempo real do desempenho dos operadores no armazém. Esses dados podem ajudar a localizar ineficiências e estabelecer operações gamificadas que garantam a eficiência dos trabalhadores.
A gamificação pode expressar-se de diversas formas no armazém. De fato, pode ser aplicada em qualquer ambiente de trabalho para desenvolver a produtividade de um operador e seu nível de compromisso com a organização.
Gamificação: o caminho para o compromisso logístico
Os responsáveis logísticos introduzem a ludificação nos seus processos de armazenagem para potencializar o nível de compromisso dos seus operadores. Graças a essas aplicações tecnológicas, classificações por desempenho e incentivos, a empresa estimula os trabalhadores para que consigam a máxima produtividade.
Com um SGA como o Easy WMS da Mecalux, o chefe de logística terá total visibilidade dos índices de desempenho de cada operador, posto de trabalho ou operação. Isso permitirá localizar ineficiências na instalação e revertê-las. Se estiver interessado em maximizar a produtividade do seu armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado irá aconselhá-lo sobre a melhor solução para o seu negócio.