A Mecalux irá expor os seus últimos avanços em automatização e software para a logística na Empack y Logistics & Automation Porto 2025. O evento, que terá lugar de 9 a 10 de abril na Feria Internacional de Porto (Exponor), vai reunir profissionais de embalagem e de cadeias de abastecimento.
Robótica avançada para a logística
No stand B09, a Mecalux vai exibir duas das suas soluções avançadas de robótica, projetadas para otimizar os processos logísticos: os robôs móveis autónomos (AMR) e o Pallet Shuttle Automático 3D.
Os AMR da Mecalux são veículos autónomos inteligentes encarregados do transporte interno de mercadoria com total independência. A multinacional conta com uma gama de sistemas de transporte automáticos que resolvem cada necessidade: o AMR 100, equipado com um transportador para caixas, bandejas e embalagens; o AMR 600, concebido para a deslocação das estantes até aos postos de picking; e o AMR 1500, projetado para a deslocação de cargas paletizadas até 1.500 kg.
Os participantes da Empack y Logistics & Automation Porto também poderão ver ao vivo o Pallet Shuttle Automático 3D, um sistema de armazenagem compacto que utiliza carros autónomos e multidirecionais para maximizar a capacidade, a produtividade e a flexibilidade do armazém. Esta solução robotizada é ideal para empresas que necessitam de uma elevada capacidade de armazenagem e aumentar os fluxos da mercadoria em instalações logísticas com grandes volumes diários de entradas e saídas de paletes.
Gestão digital do armazém
Na Empack y Logistics & Automation Porto 2025, a Mecalux apresenta as novidades do seu software de gestão de armazéns Easy WMS. Recentemente, incorporou a inteligência artificial a este sistema para que seja capaz de responder a pedidos de maneira natural, imitando uma conversa. Os utilizadores podem dialogar com o Easy WMS através de um chat que interpreta e responde a preguntas complexas, facilitando a tomada de decisões.
A Mecalux também dará a conhecer as últimas novidades do Easy DOM, uma solução digital que integra e sincroniza os diferentes atores da cadeia de abastecimento, desde armazéns, lojas e marketplaces até ERP’s, operadores 3PL, agências de transporte y call centers. Este sistema racionaliza a escolha de pontos de preparação de pedidos dentro de uma rede de armazéns e centros de distribuição em função da disponibilidade de inventário e de uma série de regras de priorização adaptadas ao modelo de negócio da empresa.
Esperamos por si na Empack y Logistics & Automation Porto 2025!