Um armazém sustentável é uma instalação que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental

8 boas práticas para ter um armazém sustentável

30 jul 2024

Um sustainable warehouse ou armazém sustentável é um armazém com um baixo impacto ambiental graças a diferentes técnicas e estratégias destinadas a reduzir a geração de resíduos e consumo energético. Essas instalações fazem parte do âmbito da logística ambiental, cuja finalidade é reduzir a pegada de carbono gerada pelas operações logísticas e fazer um uso racional dos materiais.

Vejamos oito práticas que podem ser aplicadas pelas empresas para desacelerar o impacto ambiental de suas atividades logísticas e conseguir um armazém sustentável:

1. Eficiência energética

Para maximizar a eficiência energética, as empresas podem aproveitar a luz natural e utilizar a iluminação de baixo consumo (um recurso comum são as claraboias, as placas solares ou os sensores). Também podem ser implementados sistemas de gestão energética que fazem um uso eficiente da energia, por exemplo, apagando as máquinas quando não estão a trabalhar. Através dessas soluções, as empresas procuram reduzir a dependência de combustíveis fósseis, assim como as emissões de carbono.

2. Sistemas de armazenagem automáticos

A automação é uma tendência crescente. Segundo o MHI Annual Industry Report de 2021, devido à pandemia do coronavírus, 43% das empresas pesquisadas garantem que gastaram entre 5 e 10 milhões de dólares em robótica e automação, enquanto 53% afirmam que pretendem aumentar substancialmente seu investimento nesse âmbito.

Por que se associa a automação com a sustentabilidade? Porque os equipamentos de movimentação automáticos emitem menos gases poluentes e ajudam a reduzir o tráfego de empilhadores tradicionais com motores de combustão interna. Por outro lado, os armazéns automáticos podem operar às escuras (conhecidos como dark warehouses), reduzindo assim a pegada de carbono.

A automação proporciona um crescimento significativo da produtividade e otimiza recursos num armazém sustentável
A automação proporciona um crescimento significativo da produtividade e otimiza recursos num armazém sustentável

3. Climatização sustentável

A climatização envolve um alto consumo energético, especialmente em câmaras de refrigeração e congelação. O objetivo é manter os produtos em boas condições minimizando o gasto energético.

A dificuldade dos armazéns para conseguir uma climatização eficiente está relacionada à sua estrutura. De modo geral, os armazéns são grandes naves industriais, com tetos altos e inúmeras aberturas para o exterior por onde entra o frio da rua. Como resolver tal problema? Uma alternativa é construir armazéns com materiais isolantes, tais como painéis sandwich que evitam que a transferência da temperatura do exterior.

4. Sistemas de armazenamento compacto

Os sistemas de armazenamento compacto podem contribuir para obter um sustainable warehouse. São soluções de armazenagem que aproveitam a superfície disponível para acomodar um maior número de produtos. Nas câmaras com temperatura controlada, as soluções compactas reduzem o consumo energético por palete armazenada.

Os sistemas compactos incluem várias soluções com funções e particularidades próprias, como as estantes drive-in, as estantes dinâmicas, as estantes push-back ou o sistema Pallet Shuttle. A escolha de uma solução ou outra depende de fatores como o espaço disponível ou o número de fluxos necessários.

O Pallet Shuttle automático é um sistema compacto que oferece um grande dinamismo aos armazéns sustentáveis
O Pallet Shuttle automático é um sistema compacto que oferece um grande dinamismo aos armazéns sustentáveis

5. Reduzir, reutilizar e reciclar

Segundo um estudo da Comissão Europeia, o volume de embalagens plásticas sofreu um aumento de 24% entre 2009 e 2019. Considerando que a logística é uma atividade que gera muitos resíduos, nos armazéns sustentáveis é realizada uma recolha seletiva dos materiais utilizados no dia a dia de um armazém.

A população está cada vez mais consciente da importância da reciclagem. De acordo com o estudo da Comissão Europeia referido anteriormente, a reciclagem de resíduos plásticos registou um crescimento de 50% em dez anos. Nos armazéns sustentáveis, reciclar os diferentes tipos de embalagem é uma atividade cada vez mais comum.

Um armazém também pode gerar outros resíduos como papel e vidro. Separá-los, reciclá-los e reutilizá-los pode ajudar a minimizar o impacto ambiental da logística.

6. Aproximar o armazém do cliente

Se os armazéns estiverem situados perto dos clientes, utiliza-se menos transporte, portanto, a poluição é menor e contribui para uma logística mais sustentável.

A localização é crucial no setor logístico. Uma opção de sustainable warehouse são os micro-fulfillment, ou seja, plataformas logísticas de pouco tamanho e, geralmente, situadas muito perto das cidades. Dessa forma, é possível reduzir a distância ao fazer a expedição.

A localização do armazém sustentável ajuda a poluir menos e a entregar os pedidos mais rapidamente
A localização do sustainable warehouse ajuda a poluir menos e a entregar os pedidos mais rapidamente

7. Manutenção preventiva

Contar com uma manutenção preventiva que evite possíveis avarias e facilite a tomada de decisão caso ocorra alguma falha pode ajudar o seu armazém a ser sustentável.

Um estudo da consultora MarketsAndMarkets prevê que o mercado da manutenção preventiva terá um crescimento de 25,2% entre 2020 e 2025. Segundo esse relatório, trata-se de tecnologia como a inteligência artificial que, conjuntamente com os dispositivos IoT, pode proporcionar informação real sobre o armazém. Com a manutenção preventiva, as empresas podem antecipar-se e prevenir falhas para melhorar a segurança das instalações logísticas.

8. ‘Layout’ eficiente

Aproveitar a superfície de armazenamento disponível é um fator básico para atingir o máximo desempenho nas diferentes operações realizadas no armazém. Para que isso seja possível, o primeiro passo consiste em otimizar o layout do armazém e implantar o sistema de armazenagem adequado para resolver as necessidades.

Esse processo pode ser obtido de diferentes formas, entre as quais se destaca a utilização de um software warehouse simulator (simulador de armazém). Trata-se de uma representação virtual de um armazém que permite realizar uma infinidade de testes para analisar o desempenho máximo da instalação em situações como o aumento no número de pedidos.

Para otimizar um armazém e torná-lo sustentável, devem ser eliminadas etapas desnecessárias nos seus processos
Ao otimizar o armazém, aproveita-se o espaço e as operações são agilizadas

Armazém para um futuro sustentável

A preocupação pelo meio ambiente é uma tendência crescente. As empresas podem ter um sustainable warehouse otimizando todas as operações da cadeia de abastecimento. Através de operações eficientes no armazém, as empresas podem prestar um serviço competente e com um mínimo impacto ambiental.

A Mecalux desenvolve soluções de armazenagem adaptadas às necessidades das empresas de qualquer setor. Entre em contato connosco para que possamos auxiliar. As nossas soluções podem ajudá-lo a otimizar as suas operações.