Armazéns de temperatura controlada: o layout ideal para a eficiência energética
Os armazéns de temperatura controlada são instalações logísticas onde os produtos que devem ser mantidos a uma temperatura específica são depositados para garantir a conservação das suas propriedades e evitar a sua degradação.
Neste artigo analisamos os sistemas de armazenagem utilizados para manter a mercadoria nas condições adequadas e, ao mesmo tempo, facilitar o trabalho dos operadores.
O que é um armazém com temperatura controlada
As mudanças nos hábitos de consumo, tal como o crescimento dos alimentos congelados nas residências, aumentaram o número de produtos que devem ser armazenados com temperatura controlada. Segundo um estudo da consultora Allied Market Research, o mercado global da logística do frio foi avaliado em 159.988 milhões de dólares em 2018 e prevê-se que atinja um valor de 585.106 milhões de dólares em 2026.
Um armazém com temperatura controlada é uma instalação dedicada ao armazenamento, preparação e expedição de produtos que devem ser conservados a uma temperatura determinada. Em geral, podem operar em quatro intervalos de diferentes temperaturas:
- Temperatura ambiente: a partir de 15 ºC e um máximo de 30 ºC
- Fresco: entre 10 e 15 ºC
- Refrigerado: entre 0 e 10 ºC
- Congelado: entre -30 e 0 ºC
Os armazéns de temperatura controlada são formados por sistemas de armazenagem, equipamentos de manutenção e outras instalações que facilitam as operações, como os transportadores para paletes ou as salas brancas. Todos esses elementos visam evitar a quebra da cadeia de frio, cumprir as normas de segurança e preservar a qualidade dos produtos armazenados.
Tipos de produtos armazenados a temperatura controlada
As principais indústrias, mas não as únicas, que utilizam o armazenamento de produtos com temperatura controlada são:
- Alimentos e bebidas. Os produtos perecíveis como os alimentos perdem o seu sabor, frescura e nutrientes se não forem mantidos em temperatura refrigerada.
- Farmacêutica. Muitos dos componentes para fabricar medicamentos precisam de uma refrigeração constante para manter a sua vida útil e as suas propriedades, uma vez que as mudanças de temperatura e uma alta humidade podem alterar as suas propriedades.
- Químico. As instalações dedicadas ao armazenamento de produtos químicos são muito rigorosas com a temperatura por razões de segurança.
- Cosmética. Os produtos cosméticos submetidos a altas temperaturas podem-se estragar.
Sem um controlo rigoroso da temperatura, a cadeia de frio seria quebrada e os artigos ficariam estragados. Por vezes, isso pode ser identificado facilmente porque a mercadoria se cristaliza, mostra um aspeto pouco atrativo ou uma degradação visível. No entanto, a perda da estabilidade na conservação nem sempre é identificável, tal como ocorre com os artigos médicos ou com as vacinas.
Projetar um armazém com temperatura controlada
Os armazéns de temperatura controlada destacam-se por serem instalações que contam com equipamentos de refrigeração (compressores, condensadores, válvulas de expansão e evaporadores) colocados estrategicamente em função dos metros cúbicos, da diferença de temperatura entre o interior e o exterior da câmara ou do tempo de permanência do produto dentro da câmara. Além disso, devem ser construídos com painéis isolantes tipo sandwich, que impedem a transferência de temperatura para o exterior.
Neste tipo de instalação, geralmente dá-se prioridade aos sistemas de armazenagem compacto. São a opção ideal para reduzir o consumo de energia, que é um dos principais custos associados à operação diária desse tipo de armazém. Ao otimizar o espaço de armazenamento, as soluções compactas permitem reduzir os metros quadrados refrigerados necessários, representando uma significativa economia de energia.
Outra solução habitual é implantar armazéns automáticos, uma vez que ao minimizar a intervenção humana se evita que os operadores se exponham ao frio durante longos períodos de tempo.
Do mesmo modo, e para evitar que a mercadoria seja submetida a mudanças bruscas de temperatura e condensação, é disponibilizado um sistema de eclusas SAS (Security Airlock System). Localizado no acesso de uma câmara de congelação, constitui uma antessala com duas portas que nunca devem ser abertas de forma simultânea.
Em suma, um layout adequado desses armazéns garante que a empresa mantenha níveis de eficiência energética essenciais para a viabilidade das suas operações.
Sistemas de armazenagem em armazéns de temperatura controlada
A escolha do sistema de armazenagem depende, entre outros fatores, do tipo de produto a armazenar, do fluxo de movimentos necessários e das limitações de espaço. Partindo dessas três premissas e assumindo que num mesmo armazém podem coexistir diferentes sistemas, analisemos as principais soluções disponíveis no mercado:
Estantes de paletização
Nos armazéns de temperatura controlada podem ser implementados diferentes sistemas de armazenagem de paletização (estantes para paletes, estantes compactas, estantes dinâmicas, estantes push-back...) de acordo com as necessidades logísticas específicas da empresa.
Uma das opções mais habituais são as estantes convencionais para paletes, porque oferecem acesso direto à mercadoria para facilitar as tarefas de armazenamento e picking. Além disso, as localizações das estantes podem ser adaptadas às características e dimensões dos produtos. Esse seria o caso do operador logístico especializado em produtos de alimentação Brivio & Viganò. A empresa equipou o seu armazém com temperatura controlada na Itália com estantes para paletes da Mecalux devido à sua versatilidade para gerir a mercadoria muito heterogénea de diferentes clientes.
Estantes sobre bases móveis
As estantes sobre bases móveis para paletes são um sistema de armazenagem adequado para câmaras frias ou de congelação por duas razões: reduzem o consumo energético ao ser um sistema compacto e oferecem acesso direto a todas as referências, abrindo automaticamente o corredor necessário.
Essa solução foi adotada pelo operador logístico polaco JAS-FBG, que escolheu a Mecalux como o seu fornecedor de estantes para paletes convencional e estantes sobre bases móveis para as suas três câmaras com temperatura controlada. As estantes sobre bases móveis estão equipadas com dispositivos de segurança, como barreiras externas e internas, para garantir a total segurança dos operadores, da mercadoria e da instalação.
Pallet Shuttle semiautomático
O sistema de armazenagem semiautomático Pallet Shuttle é uma solução compacta que conta com um carro para executar os movimentos dentro das estantes de modo automático. Além de dinamizar o movimento da mercadoria no interior dos canais, esse sistema otimiza o espaço de armazenamento, reduzindo substancialmente o consumo de energia necessário para manter o armazém com temperatura controlada.
Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas optam por esta solução. Tal como a empresa de laticínios Producers Dairy. Na sua câmara de refrigeração na Califórnia (Estados Unidos), a empresa substituiu suas antigas estantes pelo sistema Pallet Shuttle semiautomático da Mecalux, o que permitiu duplicar a sua capacidade de armazenamento.
Armazéns automáticos para paletes
Nos armazéns de temperatura controlada pode ser instalado um transelevador para paletes que efetua de forma automática os movimentos de entrada e saída da mercadoria no interior do corredor de armazenamento. A automação é uma solução adequada para esse tipo de instalação uma vez que proporciona muita velocidade aos movimentos da mercadoria, sem expor os operadores a baixas temperaturas durante um tempo prolongado.
A Kiwi Greensun, o maior produtor de quiuís da Espanha e Portugal conta com um armazém automático autoportante desenvolvido pela Mecalux que trabalha com temperatura controlada. Duas das vantagens deste armazém são o controlo preciso dos produtos e a agilidade na entrada e saída da mercadoria.
Armazéns automáticos para caixas
Os produtos de menores dimensões, que exigem uma gestão com temperatura controlada, podem ser depositados nos armazéns automáticos para caixas. A sua estrutura é semelhante à dos armazéns automáticos de paletes: um miniload recolhe a mercadoria dos transportadores e a transfere para o interior do corredor de armazenamento na localização determinada pelo software de gestão.
A empresa Elaborados Cárnicos Medina conta com um armazém automático para caixas onde a carne matura a uma temperatura refrigerada. Ao beneficiar de uma operação completamente automática, o armazém está ligado a outros processos realizados na fábrica. Também foi implementado o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux para controlar a rastreabilidade logística da carne em tempo real.
Soluções logísticas para a temperatura controlada
Os armazéns de temperatura controlada são essenciais em setores como os da alimentação, químico ou farmacêutico. Devido ao alto consumo energético dessas instalações e às dificuldades dos operadores para trabalhar nelas, devem ser projetadas para otimizar o espaço de armazenamento e reduzir o tempo que os funcionários permanecem no seu interior.
Portanto, soluções como as estantes sobre bases móveis Movirack ou a automação do armazém são perfeitas para empresas com essas características. Na Mecalux contamos com uma vasta experiência projetando e equipando armazéns frigorificados e armazéns de congelação. A nossa prioridade é encontrar a melhor solução para resolver as necessidades das empresas que trabalham com artigos que devem ser mantidos a baixas temperaturas. Entre em contato conosco para que o possamos auxiliar e encontrar a melhor solução para o seu negócio.