Sistemas de armazenagem: qual necessito para o meu armazém?
Existem diferentes métodos para armazenar os produtos, desde empilhar as paletes diretamente no solo até colocá-las em sistemas de armazenagem. Este último é o mais habitual e eficiente, uma vez que ao depositar a mercadoria nas estantes é possível otimizar o espaço do armazém e, ao mesmo tempo, maximizar a produtividade das operações.
Num armazém onde são geridos inúmeros produtos, o ideal é armazenar cada um deles no sistema adequado. Portanto, nesse ponto, é inevitável se perguntar: que sistema de armazenagem devo instalar? A sua escolha dependerá de variáveis como as características da mercadoria, as suas dimensões e rotatividade.
Neste artigo analisaremos os diferentes sistemas de armazenagem para carga paletizada que costumam ser utilizados nos armazéns, assim como as vantagens e aplicações. No caso de manusear mercadoria mediante caixas ou contentores deveríamos optar por estantes de picking ou armazéns automáticos para caixas, que abordaremos ao final deste artigo.
O que é um sistema de armazenagem dinâmico?
Em primeiro lugar, comecemos pela definição do que é um sistema de armazenagem: é o conjunto de estruturas físicas destinadas a armazenar mercadoria de forma adequada privilegiando o aproveitamento do espaço, a facilidade de acesso e a organização dos produtos seguindo certos critérios.
O normal é utilizar estantes industriais: estruturas que são fixadas ao solo do armazém compostas por localizações onde a mercadoria é depositada. Podemos diferenciar duas categorias de estantes: com acesso direto ou compacto. A primeira, como o seu próprio nome indica, proporciona uma acessibilidade total à mercadoria, o que favorece as tarefas de armazenagem e processamento de pedidos. A segunda, pela sua vez, otimiza o espaço para acomodar um maior número de produtos.
Escolher entre um sistema com acesso direto ou um compacto dependerá de fatores como o número de referências, a quantidade de unidades de cada uma delas e os critérios de consumo. De acordo com as necessidades da empresa, é provável que a balança se incline mais para um lado do que para outro.
A seguir, veremos as particularidades e as soluções de armazenagem que englobam esses dois grupos.
Estantes com acesso direto
As soluções de acesso direto permitem que a mercadoria seja diretamente acessível a partir dos corredores de trabalho. Dessa forma, consegue-se uma grande rapidez para extrair produtos à custa de perder capacidade de armazenagem. Essa categoria inclui:
Estantes convencionais para paletes (profundidade simples e dupla)
As estantes convencionais para paletes são frequentes em instalações onde são geridas muitas referências e poucas paletes para cada uma delas, assim como em armazéns com um grande movimento de mercadoria. São indicadas para armazéns pequenos ou médios e em instalações onde são armazenados produtos volumosos.
Uma das principais vantagens das estantes para paletes é a sua adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume. Por isso, os operadores logísticos costumam recorrer a elas para depositar produtos diversificados e paletes de diferentes tamanhos e características. Além disso, o picking pode ser feito diretamente no primeiro nível de paletes.
Estantes sobre bases móveis
Trata-se de estantes colocadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autónoma sobre carris. Incorporam motores e dispositivos de controlo para que o seu movimento seja suave e seguro.
As estantes móveis minimizam o número de corredores para acomodar um maior número de paletes num espaço concreto e limitado, sem perder acesso direto aos produtos.
Embora sejam aptas para armazéns que operem a qualquer temperatura, são particularmente convenientes em câmaras frias de congelação, armazéns frigoríficos ou refrigerados, por isso costumam ser instaladas por empresas de alimentação.
Estantes cantilever
As estantes cantilever destinam-se à armazenagem de unidades de carga de grande comprimento, tais como perfis metálicos, tubos, molduras, placas de madeira, placas metálicas ou de plástico, etc.
São formadas por colunas sobre as quais são aderidos braços em balanço onde a carga é depositada. Uma das suas peculiaridades é que os braços são fáceis de encaixar, por isso a sua posição pode ser modificada de acordo com as dimensões da mercadoria.
Destacam-se por oferecer acesso direto à mercadoria e pela sua versatilidade para armazenar qualquer tipo de unidade de carga, independentemente das suas dimensões. Consequentemente, são encontradas em armazéns de empresas que gerem produtos de grande comprimento (indústria automobilística e de autopeças, decoração e casa ou máquinas e componentes, por exemplo).
Estantes compactas
Ao contrário das estantes de acesso direto, as compactas permitem obter uma maior ocupação da superfície e, portanto, uma maior capacidade de armazenagem. Vejamos os sistemas de armazenagem que fazem parte desse grupo:
Estantes drive-in/drive-through
Destinadas a produtos homogéneos, com uma grande quantidade de paletes por referência, as estantes drive-in são constituídas por estantes que formam corredores no seu interior e equipadas com carris de apoio em ambos os lados onde as cargas são depositadas. Os empilhadores entram nesses corredores com a carga elevada acima do nível onde vão ser depositadas.
Costumam conviver com outros sistemas de armazenagem (com estantes convencionais, por exemplo). São utilizadas apenas como sistema único em instalações de fabricantes ou operadores logísticos de matérias-primas ou produtos de alto consumo, assim como em câmaras frias.
Estantes push-back
No âmbito dos sistemas compacto, as estantes push-back (ao lado das dinâmicas) conferem uma maior agilidade para gerir a mercadoria, assim como uma melhor acessibilidade aos produtos.
Os canais de armazenagem foram montados com um leve desnível para que as paletes possam ser empurradas para dentro. A parte dianteira tem uma altura menor para que, ao retirar uma palete, as posteriores avancem por gravidade para a primeira posição de saída.
São uma excelente opção para produtos com poucas paletes por referência, destinando-se aos produtos de maior procura.
Estantes com sistema Pallet Shuttle
Essa solução incorpora um carro motorizado que se encarrega de realizar a carga e descarga de paletes, o que aumenta a produtividade dos sistemas de armazenagem compacta.
O sistema Pallet Shuttle é adequado para armazéns compactos de produtos homogéneos, câmaras frias, buffers de armazenagem temporário ou para pedidos já processados.
Estantes dinâmicas
São formadas por canais de rolos com uma leve inclinação que facilita a deslocação das paletes de forma automática por gravidade e a uma velocidade controlada.
Ao contrário das push-back, nessas estantes, as paletes são depositadas pela parte mais alta dos canais e deslocam-se para a extremidade contrária, ficando devidamente dispostas para a sua extração. A vantagem dessa solução é que elimina interferências entre os processos de carga e descarga, assim como facilita a gestão da carga mediante o critério FIFO (first in, first out).
As estantes dinâmicas são adequadas para armazéns de produtos perecíveis e podem situar-se entre duas áreas de trabalho: para agilizar a expedição ou como área de espera ou pulmão (de pedidos processados, por exemplo).
Sistemas de armazenagem automáticos
Com a automação do armazém é possível aumentar a produtividade, ter uma maior agilidade e segurança na instalação, além de reduzir custos.
As estantes convencionais, as estantes dinâmicas e o sistema Pallet Shuttle podem ser automatizados através do uso de transelevadores que depositam e extraem as paletes das suas localizações. O sistema Pallet Shuttle também permite incorporar lançadeiras em cada nível para alcançar um maior fluxo de movimentos de mercadoria.
Os transelevadores exigem um corredor de trabalho mais estreito do que os empilhadores tradicionais, o que permite destinar mais espaço à armazenagem de mercadoria. Também garantem a entrada e saída contínua de produtos. Devido a isso, a automação é uma solução muito conveniente para gerir produtos de alta rotatividade.
E se o meu armazém for de caixas ou de produtos pequenos?
As empresas que manuseiam artigos de pequenas dimensões e caixas costumam colocar estantes de picking. A principal vantagem é sua flexibilidade e versatilidade, ou seja, as localizações podem ser adaptadas sem problemas às dimensões da mercadoria.
No entanto, a melhor opção para uma gestão muito mais ágil e eficiente para esse tipo de produto é instalar um armazém automático de caixas. Trata-se de estantes desenhadas especificamente para depositar caixas e que utilizam um transelevador miniload que deposita e extrai automaticamente os produtos das suas localizações.
Critérios para escolher um sistema de armazenagem
O melhor sistema de armazenagem é aquele que responde às necessidades e fatores condicionantes de cada instalação da forma mais rentável possível. No momento de escolher um, é necessário considerar inúmeros fatores, tais como a capacidade de armazenagem esperada, o número de referências e de paletes para cada uma delas, o espaço disponível, os equipamentos de movimentação ou o orçamento disponível.
A Mecalux é uma das empresas líderes na fabricação de sistemas de armazenagem. Empresas de todos os setores gerem os seus produtos nas nossas estantes. Entre em contato connosco para que possamos ajudá-lo a projetar o melhor armazém para as suas operações logísticas.