Just-in-case, a alternativa logística ao JIT
O just-in-case (JIC) é uma estratégia de gestão de stock cuja principal característica é que as empresas tenham stock suficiente para responder diante de qualquer tipo de eventualidade. Funciona em contraposição direta ao método just-in-time (JIT) que permite fabricar e armazenar de acordo com a chegada dos pedidos.
Então é melhor reduzir custos de armazenagem correndo o risco de não entregar alguns pedidos ou garantir todos os pedidos apesar de exigir um maior investimento em armazenagem? Através deste artigo analisamos o que é exatamente a estratégia just-in-case, as suas principais diferenças em relação ao método just-in-time e como implementá-la num armazém.
Como funciona a logística 'just-in-case'?
A estratégia de gestão de stock just-in-case (JIC) consiste em fabricar, abastecer ou armazenar matéria-prima e bens acabados antecipadamente, tendo sempre produtos suficientes. O stock excedente é guardado nos armazéns da empresa para evitar possíveis quebras de stock caso ocorram interrupções na cadeia de abastecimento.
O método just-in-case permite ter stock disponível diante de volumes de procura inesperados, pois o armazém tem reservas suficientes para satisfazer os novos pedidos. A estratégia JIC também é conhecida como sistema de produção push e se caracteriza por oferecer custos de fabricação mais baixos, uma vez que é possível fabricar antecipadamente e em larga escala. Por exemplo, um setor que utiliza habitualmente o just-in-case é o farmacêutico, pois trabalha com um produto fácil de armazenar devido às suas pequenas dimensões e cuja quebra de stock poderia trazer graves consequências para a saúde da comunidade.
Esse método contrapõe-se ao just-in-time (JIT), que se fundamenta numa estratégia reativa diante da procura do cliente: a empresa apenas fabrica o produto em função dos pedidos do consumidor (sistema pull), sem manter um stock de segurança. Embora o sistema de produção just-in-time permita reduzir os custos de armazenagem, ao não haver excedente, a empresa que implanta esse método tende a ser mais vulnerável diante de aumentos inesperados da procura, interrupções na cadeia de abastecimento ou erros no planeamento logístico.
Vantagens (e desvantagens) do 'just-in-case' no 'supply chain'
O método just-in-case assume o excesso de produção de bens permitindo garantir a disponibilidade de stock a qualquer momento. Costuma ser implementado em empresas onde a previsão da procura é complexa, seja pelas características do setor ou por alguma conjuntura específica (falta de operadores, problemas de abastecimento…)
Nesse sentido, esse método de gestão de stock é destacado por:
- Ter um amplo stock de segurança: as empresas garantem a entrega de todos os pedidos e não dececionam nenhum cliente.
- Planear as despesas: o JIC permite fazer um melhor planeamento de despesas como o transporte, uma vez que permite preparar com antecedência certas etapas como a fabricação ou o envio a clientes.
- Gerir com eficiência os picos de procura: caso haja uma mudança drástica nas tendências de consumo, a empresa pode responder mais rapidamente do que os seus concorrentes e fortalecer a sua posição no mercado.
A principal desvantagem do método just-in-case é que exige assumir custos de armazenagem superiores em relação ao just-in-time, o que pode ser um grave problema para as empresas com heterogeneidade nas unidades de carga, com produtos de tamanho irregular ou que operem com mercadoria perecível.
Como implementar uma estratégia 'just-in-case'
Para implementar um sistema just-in-case, é necessário ter um armazém organizado, onde tudo esteja em seu devido lugar, sobretudo quando o volume de stock for alto. Nesse sentido, é imprescindível optar por um software que automatize a gestão das localizações. Um WMS como o Easy WMS da Mecalux permite controlar a rastreabilidade do produto e evita erros no picking. “Precisávamos urgentemente de um software que nos permitisse controlar a mercadoria com total precisão”, sintetiza David García, chefe de armazém da Samaniego, uma empresa espanhola especializada em saúde animal que recentemente implementou o Easy WMS em suas instalações.
Da mesma forma, um armazém que utilize a estratégia de stock just-in-case exige um layout específico, que permita armazenar mercadoria sem interferir nas rotas de picking dos operadores. Esse é o caso, por exemplo, da empresa Alliance Healthcare, cujo novo armazém foi equipado pela Mecalux. O centro logístico possui estantes de picking dinâmico que compactam a mercadoria e permitem armazenar caixas de reserva nos próprios canais. Além disso, essas estantes são combinadas na parte superior com estantes para paletes convencionais onde as referências são guardadas e armazenadas em paletes.
Em qualquer caso, é possível automatizar o picking para abastecer as localizações, o que é especialmente útil em armazéns com um alto volume de entradas e saídas de mercadoria. Assim, as empresas que utilizem o método just-in-case e tenham uma alta procura de produto podem optar por sistemas de transporte e armazenagem automáticos. Em combinação com um WMS, essas soluções permitem exercer um controlo exaustivo do stock, ao mesmo tempo que agilizam o fluxo de mercadorias dentro do armazém.
Uma logística preparada para todos os momentos
O just-in-case evita cenários vulneráveis diante de interrupções na cadeia de abastecimento. Essa estratégia logística permite ter stock disponível para expedir qualquer pedido, embora aumente os custos de armazenagem. Apesar do just-in-time reduzir significativamente esses custos, há o risco de que qualquer contratempo logístico possa prejudicar a relação entre a empresa e o cliente. Por isso, não existe uma estratégia melhor do que outra.
Em suma, não há um sistema de produção e armazenagem ideal, pois a estratégia logística de cada empresa vai depender de seu planeamento e das características de seu stock: tipo de produto ou de consumidor, instalações, etc. A organização deve fazer uma reflexão sobre os benefícios e perigos que os diferentes sistemas de produção e armazenagem representam para sua estratégia logística.
Se tiver dúvidas de como lidar com a gestão de stock, não hesite em entrar em contato com a Mecalux, fornecedora integral de soluções logísticas: desde um potente Sistema de Gestão de Armazém, como o Easy WMS, até soluções de compactação que lhe permitirão implantar o método just-in-case com eficiência.