As bases do sistema just in time (JIT) em logística
O sistema just in time (JIT) tem o objetivo de contar com a quantidade necessária de matérias-primas ou produtos no espaço exato e no momento preciso. É simples descrevê-lo, porém aplicar esse método na empresa exige desafios e mudanças organizacionais em todos os elos da cadeia de fornecimento.
Num paradigma empresarial guiado pelo sistema JIT (just in time), a logística adquire grande importância. É a encarregada de que o circuito entre fornecedores, produtores, centros de distribuição e cliente final seja eficiente e funcione sem falhas.
Vantagens do sistema just in time para as empresas
- Produzir o que é necessário, quando for conveniente e na quantidade precisa tem uma consequência fundamental: reduzem-se os níveis de stock e, com isso, os custos associados a ele.
- Diminui o risco de obsolescência do inventário, uma vez que conta com níveis de stockmínimo.
- A flexibilidade do sistema just in time proporciona à empresa uma maior capacidade de reação diante de mudanças imprevistas no mercado.
Exigências do método JIT
- Exige uma coordenação adequada com os fornecedores e os clientes mantendo um fluxo de informação contínuo e controlado.
- Requer que a empresa adapte os seus processos de abastecimento e critérios de seleção de fornecedores. Por exemplo, já não será possível ter acesso a preços especiais devido às compras em grande escala e, por outro lado, será essencial priorizar a confiabilidade do serviço oferecido pelos fornecedores.
- Apesar de oferecer mais flexibilidade à empresa para adequar os níveis de stock à demanda, a metodologia just in time (JIT) também se pode reverter negativamente caso a demanda aumente repentinamente.
Características do armazém adaptado ao sistema just in time
Como um armazém que utiliza o sistema JIT deve funcionar? O que envolve a aplicação desse método empresarial nas instalações de armazenagem? Para um armazém adaptado à metodologia just in time é inevitável:
1. Contar com um ‘layout’ adequado onde prevaleça a agilidade dos processos
A distribuição da mercadoria no armazém deve ser realizada em função da rotatividade do stock de cada referência. Para isso, é fundamental selecionar os sistemas de armazenagem adequados, para ajustá-los às necessidades.
Por exemplo, um armazém automático miniload reduz o espaço necessário para armazenar produtos pequenos de baixa rotatividade. Enquanto os produtos com maior demanda devem estar disponíveis em estantes destinadas ao picking.
Além disso, o layout de um armazém eficiente deve estar orientado para reduzir os percursos dos operadores. Em muitos casos, sistemas automáticos como os circuitos de transportadores facilitam o fluxo de mercadorias no interior do armazém permitindo economizar tempo e recursos.
Da mesma forma, as áreas de acesso dos armazéns que seguem o sistema just in time devem estar preparadas para enfrentar o recebimento e expedição da mercadoria com tempos muito ajustados, normalmente em forma de lotes menores e numerosos. Os sistemas automáticos de carga e descarga são uma boa solução para agilizar esses processos.
2. Operar com a máxima precisão e ter um controle constante do inventário
O sistema JIT (just in time) implica um alinhamento perfeito de todos os componentes da cadeia de fornecimento. Os programas de gestão de armazéns são capazes de controlar e gerir as operações do armazém, eliminando a improvisação nos processos logísticos.
Um sistema de gestão de armazém como o Easy WMS permite:
- A sincronização de todos os elementos envolvidos na atividade do armazém, assim como dos restantes participantes que interferem na cadeia de fornecimento. Por exemplo, o Easy WMS organiza as tarefas no armazém, além de facilitar a coordenação com as principais agências de transporte através do módulo Multi Carrier Shipping.
- Otimizar o stock graças à seleção inteligente de localizações no armazém. Além disso, a rastreabilidade da mercadoria também está garantida o tempo todo graças ao WMS.
- A eliminação de erros, pois auxilia em tarefas cruciais como a preparação de pedidos ou o recebimento e expedição da mercadoria. O objetivo é ganhar rapidez e não deixar nada improvisado.
A digitalização e a integração da cadeia de fornecimento no âmbito da logística 4.0. estão a preparar o terreno para a aplicação dos preceitos do sistema just in time no armazém. Nesse contexto, a contratação de um WMS se torna imprescindível para alcançar o nível de eficácia exigida.