Como calcular a capacidade de armazenagem? Quando aumentá-la?
Se pretende ampliar o seu armazém, comprar novas estantes ou simplesmente saber se está a aproveitar ao máximo a capacidade de armazenagem disponível, recomendamos que leia este artigo.
Hoje em dia, existem muitas empresas de logística com um projeto de armazém que considera apenas o tamanho do seu estabelecimento e ignora muitos outros fatores que são essenciais. Por isso, este artigo vai ajudá-lo a calcular corretamente sua capacidade de armazenamento.
Calcule a capacidade de stock do seu armazém
Para fazer esse cálculo e obter um resultado confiável, faça o seguinte:
- Calcule a superfície total do seu armazém em metros quadrados. Esse dado obtém-se ao adquirir o edifício, mas não hesite em confirmar a exatidão. Não se esqueça de subtrair os espaços que não se destinem ao armazenamento de mercadorias: banheiros, vestiários, escritórios, etc.
- Determine a altura máxima de armazenamento. Isso obtém-se subtraindo elementos, tais como os sistemas de ventilação, iluminação ou outros, à altura do teto do armazém.
Exemplo:
Capacidade de armazenagem = (Superfície do armazém - áreas não dedicadas ao armazenamento) x Altura máxima de armazenamento
= (45 000 m² - 5 000 m²) X 10 m
= 40 000 m² X 10 m
= 400 000 m³
Calcule o espaço de armazenagem utilizado
Para saber se a capacidade do seu armazém está a ser utilizada com critério, convém fazer a seguinte pergunta: as minhas estantes e sistemas de armazenagem cobrem a altura máxima de stock do armazém?
O espaço não utilizado, também conhecido como espaço vazio, representa uma perda de dinheiro para a empresa. Portanto, se os sistemas ocupassem a altura máxima de armazenamento do seu armazém, seria possível armazenar mais mercadorias.
Espaço de armazenagem utilizado = Espaço efetivamente utilizado/ Espaço total x 100
Quanto maior for a percentagem, maior é o aproveitamento do espaço disponível. Caso contrário, será necessário tirar as medidas necessárias para ajustar esse resultado.
Outros fatores que devem ser avaliados
Agora já sabe como calcular a capacidade de armazenagem do seu armazém e avaliar se o seu espaço é utilizado de forma eficaz. No entanto, para que esse tipo de dado seja o mais exato possível, é necessário considerar uma série de fatores, tais como:
- O tipo de estantes ou sistemas utilizados: certifique-se de utilizar a solução de armazenagem correta.
- Os tipos de bens armazenados: líquidos, produtos soltos, etc.
- O número de referências.
- A forma em que as mercadorias são armazenadas: siga as nossas dicas para organizar os seus produtos.
- O tipo de palete: madeira, plástico, europeu, americano, etc.
- As normas de armazenagem.
- O projeto do seu armazém.
- O processo de preparação de pedidos: nem sempre é rentável priorizar o espaço em detrimento dos processos de preparação de pedidos.
Agora que já sabe como calcular a capacidade de armazenagem e o espaço de armazenamento utilizado, já tem todas as cartas na mesa para tomar as decisões corretas: reorganizar o seu armazém ou, se for necessário, ampliá-lo.