Flexibilidade na preparação de pedidos e na cadeia de abastecimento
O conceito de preparação de pedidos flexível, conhecido em inglês como flexible fulfillment, nasce da necessidade de ter uma cadeia de abastecimento suficientemente elástica para processar e expedir um pedido a partir de qualquer centro de distribuição e, inclusive, a partir de uma loja física.
As empresas que trabalham com volumes de vendas previsíveis têm uma logística mais estável ao poderem definir com antecedência o espaço, o stock e os recursos necessários para satisfazer a procura e reduzir os custos. Infelizmente, a realidade é outra após a chegada e o auge do comércio eletrónico. O desafio de gerir a logística e-commerce com sucesso é enorme, pois ao estar expostos a variáveis mais difíceis de controlar, a procura é mais volátil e, portanto, a gestão dos pedidos mais complicada.
Neste artigo explicamos detalhadamente o que é a preparação de pedidos flexível, assim como uma logística mais maleável ajuda as empresas a cumprirem o seu principal objetivo: entregar os pedidos aos clientes em qualquer situação.
O que é o ‘flexible fulfillment’?
O flexible fulfillment é uma estratégia logística que foca em adaptar a preparação de pedidos a uma procura complexa para que estes possam ser expedidos a partir de qualquer centro de distribuição, armazém ou loja.
O principal objetivo é entregar qualquer pedido custe o que custar. Às vezes, até mesmo através de envios particulares apesar de sacrificar parte da sua rentabilidade, para assim não manchar a imagem de marca ao cancelar uma compra por falta de stock. Por isso, é primordial recorrer a uma logística flexível capaz de se adaptar às variações da procura.
O que ocorre atualmente? O e-commerce fez com que muitas empresas não saibam gerir as oscilações da procura, seja porque o volume de pedidos é inferior ao previsto ou simplesmente porque não são capazes de responder ao aumento repentino dos pedidos. A internet também permite uma internacionalização sem precedentes do canal de venda, mas nem sempre é possível ter fisicamente todo o inventário em todos os países e regiões. Diante desse cenário em constante transformação e difícil de prever, surge o flexible fulfillment, que nos ajuda a adaptar melhor às particularidades da logística 4.0.
Como conseguir uma preparação de pedidos flexível
Para satisfazer a procura dos clientes ou de outros centros de distribuição é imprescindível ter uma logística flexível. O que isso quer dizer? Os armazéns ou centros de distribuição devem ser capazes de processar pedidos que, em princípio, não tinham sido atribuídos.
As empresas que têm vários centros de distribuição em diferentes localidades estão em processo de transformação e mudança de estratégia logística. Vejamos como exemplo uma empresa que tem um centro de distribuição na Europa e outro nos Estados Unidos e que cada um se encarrega unicamente de processar e distribuir os pedidos da sua região. Caso não haja no armazém atribuído um artigo em stock, este será exibido como esgotado e o cliente não poderá adquiri-lo, o que significa uma venda perdida.
No entanto, caso se trabalhe sob uma estratégia de flexible fulfillment, o stock será exibido como disponível em todos os países, desde que o produto realmente exista em algum dos centros da empresa. Graças a isso, será entregue mesmo que seja a partir de um centro mais distante e em detrimento do lucro do pedido, que se reduzirá devido ao aumento do custo do transporte. O objetivo é satisfazer plenamente o cliente entregando o produto solicitado e utilizando todos os meios possíveis.
A flexibilidade é um dos fatores mais importantes da cadeia de abastecimento. Flexibilidade significa adaptação, e em logística isso traduz-se em ter os sistemas de armazenagem e processos necessários para dar continuidade ao ritmo exigido pelos clientes e pela indústria.
Nesse sentido, outra tendência consiste em aproveitar uma loja física para utilizá-la como centro de distribuição, estratégia conhecida como ship from store. Isso significa que se uma loja tiver um produto em stock, pode embalar o pedido e expedi-lo para o cliente. Também existe a possibilidade de utilizar a loja como ponto de recolha dos pedidos, algo habitual numa estratégia omnichannel.
SGA: ligação entre armazéns e lojas físicas
O flexible fulfillment exige gerir um maior volume de produtos, aumentando assim a sua complexidade. Para tal, é indispensável ter um programa de gestão de armazém (SGA) que ligue digitalmente todos os centros de distribuição de uma empresa e ofereça uma rastreabilidade total dos produtos.
Vejamos um caso prático: o operador logístico Casintra dirige e supervisiona todos os processos dos cinco armazéns que possui em Espanha utilizando um único sistema de gestão de armazém: Easy WMS da Mecalux Dessa forma, pode organizar 2.000 referências e, graças a estar ligado à nuvem, pode trabalhar online com os seus clientes.
Outro aspeto a considerar caso se deseje ter uma preparação de pedidos e uma cadeia de abastecimento flexível é a gestão do stock das lojas físicas. O módulo Store Fulfillment do Easy WMS encarrega-se de controlar em tempo real o inventário do armazém e as lojas físicas, além de sincronizar as tarefas de picking, reposições, transferências entre lojas ou devoluções. Através desse módulo, qualquer loja física poderá operar como se fosse um pequeno centro de distribuição a partir do qual pode processar e expedir pedidos aos clientes.
Benefícios do ‘flexible fulfillment’
Embora uma maior flexibilidade na preparação de pedidos e na cadeia de abastecimento aumente o custo de processar e transportar um pedido, também proporciona as seguintes vantagens:
- Crescimento das vendas. Ao unificar o stock para satisfazer a procura, os consumidores poderão adquirir um produto mesmo que ele não esteja disponível no armazém que, em princípio, deveria ser o responsável pela sua distribuição. Às vezes, garantir uma venda está acima da sua rentabilidade.
- Fidelização dos clientes. Os clientes podem comprar os seus produtos, evitando que recorram à concorrência. Além disso, os clientes satisfeitos convertem-se em "embaixadores" da marca, incentivando assim outros potenciais clientes.
- Maior capacidade de armazenagem. Todos os centros de distribuição trabalham de forma conjunta e com um mesmo objetivo, por isso a logística da empresa estará mais capacitada para absorver eficientemente um aumento repentino da procura. Se um armazém colapsa, outro proporcionará o apoio necessário.
- Flexibilidade e escalabilidade logística. A logística da empresa estará preparada para tornar realidade as perspetivas de crescimento de uma forma mais fácil e rápida, permitindo desfrutar a todo o momento de uma cadeia de abastecimento competitiva que se ajusta às mudanças e às novas necessidades de um mercado em constante transformação.
As empresas que tiverem uma estrutura logística flexível podem processar e enviar os pedidos a partir de qualquer centro de distribuição ou loja física, podendo reagir rapidamente à volatilidade da procura, acrescentando vendas e fidelizando alguns clientes cada vez mais exigentes.
A importância de entregar um pedido
A tendência das cadeias logísticas é que trabalhem sob um objetivo inegociável: os pedidos devem ser entregues custe o que custar. Por isso, o flexible fulfillment converteu-se numa estratégia logística que vemos com maior frequência em empresas de setores tão diversos como os de produtos de grande consumo, alimentação ou retalho.
Se a sua empresa perdeu alguma venda por falta de stock no armazém atribuído ou acredita que chegou o momento dos seus centros de distribuição trabalharem em conjunto para poder entregar mais pedidos, entre em contato com a Mecalux. Uma equipa de profissionais irá ajudá-lo a implementar a solução de armazenagem e de gestão que precisa para beneficiar de uma maior flexibilidade na preparação de pedidos e na sua cadeia de abastecimento.