Software de rastreabilidade: todos os produtos sob controlo
A rastreabilidade é uma ferramenta para identificar e controlar os elementos que fazem parte da elaboração de um produto (desde as matérias-primas até as embalagens) e todas as fases pelas quais deve passar (fabricação, armazenagem, distribuição e entrega ao cliente).
Utilizar um software de rastreabilidade é uma solução efetiva para gerir toda essa informação de forma controlada, eficaz e sem possibilidade de ocorrerem erros. A importância da rastreabilidade em logística é indiscutível, por isso as empresas precisam de um software eficaz para controlar o stock.
A seguir, veremos as funções que esse software deve cumprir e os benefícios que pode proporcionar às empresas.
O que é a rastreabilidade e por que é tão importante
Em primeiro lugar, vamos começar por definir o que é a rastreabilidade. De acordo com o Regulamento 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, a rastreabilidade é a possibilidade de encontrar e seguir o rasto de um produto em todas as etapas de fabricação, transformação e distribuição.
A rastreabilidade consiste em reconstruir o histórico de um produto e identificar as condições que o rodeiam ao longo da cadeia de abastecimento. Graças a ela é possível verificar tudo o que ocorre na cadeia logística e detetar a origem de um incidente com facilidade.
Imaginemos uma empresa que, por razões de segurança, é obrigada a retirar do mercado um lote de determinado produto. Para localizar os artigos em questão, deverá percorrer à rastreabilidade e necessitará da colaboração dos diferentes elos da cadeia de abastecimento.
A rastreabilidade de um produto pode ser de três tipos: para trás (ascendente), interna (do processo) ou para a frente (descendente). A rastreabilidade para trás (tracing) consiste em procurar a origem dos ingredientes e elementos que entraram na elaboração do produto. A rastreabilidade interna foca no conhecimento do processo pelo qual passou o produto dentro da empresa em relação às matérias-primas que o compõem e a sua embalagem. Finalmente, a rastreabilidade para a frente (forward) baseia-se em identificar o destinatário do produto e todas as informações relativas à sua comercialização.
Por que utilizar um software de rastreabilidade
Setores como o da alimentação, o farmacêutico ou o químico são obrigados a controlar a rastreabilidade da mercadoria. Da mesma forma, empresas de outros setores também o fazem para fortalecer o seu compromisso com os consumidores e transmitir confiança aos clientes.
Para controlar todas as informações relativas aos seus produtos, as empresas necessitam de um sistema de rastreabilidade. Trata-se de um programa informático que permite fazer um monitoramento exaustivo dos produtos que entram, permanecem e saem da empresa. Simultaneamente, realiza-se um controlo seguro dos processos pelos quais cada artigo passou.
Um software de rastreabilidade eficaz deve seguir o movimento dos produtos através das etapas de fabricação, transformação e distribuição. Além disso, deve contemplar a rastreabilidade para trás, interna e para a frente visando cumprir quatro funções:
- Detalhar o histórico completo. Para identificar o fornecedor que proporcionou os artigos ou, no caso de fazer kitting ou que provenham de fabricação, verificar as matérias-primas utilizadas em sua montagem e fabricação.
- Localizar qualquer produto a todo o momento, independentemente da sua localização (seja no armazém ou nos pontos de venda).
- Verificar quais são os atributos logísticos dos produtos, ou seja, informações como a origem, o número de série, seu código EAN, a cor, a data de fabricação ou a data de consumo preferencial.
- Poder bloquear stock afetado por alguma medida de segurança e evitar que seja distribuído e comercializado.
O ERP oferece recursos destinados a gerir os armazéns, tal como fazer o monitoramento dos recebimentos e expedições. Dessa forma, pode controlar a mercadoria que chegou ao armazém e foi distribuída. No entanto, a função desse software não é especificamente dirigir os processos logísticos, pois não tem capacidade para efetuar um controlo exaustivo do inventário, portanto, o ERP não pode oferecer uma rastreabilidade total da mercadoria.
O SGA, pelo contrário, está focado em realizar uma gestão minuciosa dos produtos e proporcionar um controlo muito mais rigoroso do inventário. Um SGA, como o Easy WMS da Mecalux, organiza o trabalho dos operadores e envia ordens constantemente, tais como os artigos que devem ser armazenados, a localização em que devem ser depositados, os pedidos que devem ser preparados, como fazê-lo, etc.
Com todas essas informações, é possível registar todos os processos pelos quais passou cada artigo. O SGA, além de verificar a mercadoria que está disponível no armazém também identifica os movimentos realizados e o momento exato.
Uma das particularidades de um SGA avançado, como o da Mecalux, é a sua versatilidade. Ao ler o código de barras de um artigo, o sistema recupera automaticamente os seus atributos logísticos (data de vencimento, etc.). Esse software, além de fazer um monitoramento dos movimentos internos da mercadoria também integra a rastreabilidade para trás e para a frente. Identifica os fornecedores ou os materiais utilizados durante o processo de fabricação e faz um monitoramento das ordens de saída, para assim registrar os artigos que foram expedidos e a quais clientes.
Benefícios de um software de rastreabilidade
O software de gestão da rastreabilidade é vital para lidar com um grande volume de dados e informação sobre os produtos. Algumas das suas principais vantagens são:
- Proporcionar informações sobre a situação dos produtos e processos em tempo real. Além de verificar as particularidades e a localização exata dos artigos, também rastreia o seu percurso pelas diferentes fases da cadeia de abastecimento, podendo dessa forma detetar ineficiências.
- Controlar a qualidade dos produtos. Ao conhecer todos os dados dos produtos, é possível planear os processos e ter um controlo mais preciso da mercadoria.
- Atuar com rapidez. O sistema permite localizar com maior rapidez a mercadoria que por alguma razão deve ser retirada do mercado.
- Cumprir a legislação em vigor. As empresas europeias do setor químico, farmacêutico ou da alimentação devem estabelecer um sistema de rastreabilidade de acordo com o Regulamento 178/2002.
- Transmitir confiança aos clientes. Uma empresa que controla o estado de todos e cada um dos seus produtos gera tranquilidade e segurança nos clientes.
Utilizar um software de rastreabilidade faz a diferença. Uma empresa que tem sob controlo todo o seu inventário e que tenha um conhecimento detalhado dos processos é uma empresa que gera confiança e, portanto, possui um maior potencial de sucesso.
Segurança e controlo
A rastreabilidade dos produtos é uma responsabilidade de todos os agentes e elementos que fazem parte da cadeia de abastecimento: fornecedores, fabricantes, operadores logísticos, transportadoras, comerciantes e consumidores.
Contar com um software é imprescindível para manter um controlo preciso da mercadoria. Um programa desse tipo regista todos os atributos do produto e permite monitorar as diferentes etapas pelas quais passou.
Definir o software de rastreabilidade que devemos utilizar é uma decisão fundamental para toda a empresa. Sem dúvida, o SGA constitui um elemento diferenciador para as empresas que pretendem fazer uma gestão eficiente do stock.
A Mecalux tem o Easy WMS, um SGA que proporciona grandes vantagens, tais como um controlo impecável de todos os recursos e a supervisão permanente do trabalho efetuado pelos operadores. Entre em contato connosco e informaremos sobre como esse sistema pode ajudá-lo a verificar o histórico, localização e trajetória dos produtos ao longo da cadeia de abastecimento.