Visual picking: tecnologia emergente para preparar pedidos
O visual picking ou pick by vision é um método de preparação de pedidos que permite que os operadores do armazém usem óculos de realidade aumentada, também conhecidos como smart glasses ou óculos inteligentes, para localizar as referências.
Estes óculos, que já são comercializados e usados em armazéns, ajudam os operadores a melhorarem a preparação de pedidos. Segundo um estudo publicado pela consultora Technavio, essa tecnologia emergente desperta grande interesse no setor logístico: o mercado dos óculos de realidade aumentada terá um crescimento de 69 milhões de dólares entre 2021 e 2025.
O que é o ‘visual picking’
O visual picking ou pick by vision consiste em preparar pedidos com óculos de realidade aumentada que acrescentam camadas de informação gráfica adicional à realidade que se percebe através deles. Usando esses dispositivos, os operadores não só visualizam o armazém, como também têm acesso a informações como as referências que devem localizar, a sua localização exata e a quantidade de artigos que devem recolher.
Dependendo do modelo, os óculos podem incorporar um scanner wearable adicional (ajustado no braço ou, inclusive, no dedo) para ler o código de barras dos produtos, dos carros ou das estações de trabalho, assim como um sistema de reconhecimento de voz para que o operador confirme as ações em voz alta.
Para preparar os pedidos com óculos de realidade aumentada, é fundamental contar com um software de gestão de armazém. Este sistema, que supervisiona e organiza os movimentos da mercadoria em qualquer armazém, deverá ser integrado ao software dos smart glasses para organizar e otimizar as tarefas de picking.
Vantagens e inconvenientes do ‘visual picking’
O visual picking tem um enorme potencial no setor logístico. No entanto, é um sistema de preparação de pedidos tão bom quanto parece?
Essa tecnologia liberta as mãos dos operadores: com um simples relance de olhos recebem indicações precisas sobre como preparar os pedidos, sem perder tempo consultando as instruções num papel ou num terminal de radiofrequência. Portanto, os operadores podem preparar os pedidos com maior rapidez.
Também permite reduzir erros, uma vez que todas as informações aparecem no campo visual. Os operadores comprovam, através dos óculos, os artigos que devem ser selecionados para preparar os pedidos e, simultaneamente, visualizam se estão a recolher os produtos corretos ou não.
Além disso, esse sistema proporciona uma maior flexibilidade ao armazém. O software de gestão de armazém envia instruções individuais a cada operador sobre os pedidos que devem ser preparados para conseguir um objetivo comum: expedir todos os pedidos com a maior brevidade possível.
No entanto, ao tratar-se de uma tecnologia emergente, a implementação do visual picking em larga escala também gera muitas dúvidas. Por um lado, pode ser fatigante para os operadores trabalhar durante oito horas com informações permanentes no seu campo de visão. Por outro lado, o preço é alto e outros métodos já são utilizados nos armazéns, como o pick-to-light ou o picking por voz, com bons resultados na preparação de pedidos.
Como funciona o ‘pick by vision’
No visual picking, os operadores percorrem o armazém localizando as referências indicadas pelo software de gestão através de seus smart glasses.
No visor dos óculos, os operadores visualizam as indicações do software: mensagens muito claras como o corredor ao qual se deve dirigir, a localização dos artigos, quais devem ser encontrados e a quantidade a extrair. Os operadores podem confirmar a ação com um leitor óptico, falando em voz alta ou pressionando um botão localizado nos próprios óculos.
Uma vez preparados os pedidos, o software de gestão informa os operadores sobre os próximos passos: embalar os produtos, colocar-lhes as etiquetas correspondentes e levá-los para a doca de carga.
Óculos inteligentes para preparar pedidos
O visual picking gera muita expectativa no mundo da logística porque os óculos de realidade aumentada poderiam ser uma ferramenta decisiva para agilizar a preparação e expedição dos pedidos. No entanto, os fabricantes desses dispositivos continuam a aperfeiçoar essa solução e ainda há muito espaço para melhorias. Atualmente, podemos encontrar no mercado outros dispositivos igualmente válidos para impulsionar as tarefas de picking.
A Mecalux é especialista em projetar armazéns, fornecendo soluções para a preparação em massa de pedidos: desde o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS até armazéns automáticos de caixas que facilitam a preparação de pedidos goods-to-person. Se deseja otimizar a preparação de pedidos, não hesite em entrar em contato connosco, um técnico terá prazer em auxiliar para encontrar a melhor solução para o seu armazém.