Comboio logístico: a fase prévia aos sistemas de transporte automáticos?
Um comboio logístico é um sistema de transporte que é utilizado para mover grandes volumes de mercadoria entre diferentes áreas do armazém.
No entanto, em instalações logísticas ou centros de distribuição com uma alta densidade de entrada e saída de produtos essa solução pode ser insuficiente. Nesse caso, é recomendável substituir os equipamentos de movimentação manuais por sistemas de transporte automáticos como transportadores para paletes ou eletrovias.
O que é um comboio logístico
Um comboio logístico é um equipamento de movimentação formado por um carro rebocador dirigido por um operador e um conjunto de reboques ligados ao carro cuja capacidade de carga individual pode atingir os 2.000 kg. Geralmente é utilizado para acelerar o percurso do stock em distâncias superiores a 100 metros, agilizando o fluxo da mercadoria entre duas estações de trabalho diferentes.
Esses sistemas de transporte logístico destacam-se pela sua versatilidade, uma vez que os reboques estão disponíveis em diferentes configurações que se adaptam a qualquer necessidade. Dessa forma, podem mover qualquer tipo de cargas dentro do armazém, desde paletes, caixas e contentores de grandes dimensões até peças ou pneus.
Essas máquinas também são oferecidas com uma configuração AGV filoguiada, onde se conserva o design do carro rebocador, mas automatiza-se a direção da máquina ao instalar no solo do armazém um fio que emite um campo magnético. O fio indica a trajetória do percurso e o carro rebocador segue-o.
Vantagens (e inconvenientes) de um comboio logístico
Um comboio logístico é um equipamento de movimentação semelhante a um empilhador, mas que se diferencia pelo fato de poder mover um maior número de paletes num mesmo percurso, uma vez que o carro rebocador é capaz de arrastar inúmeros reboques simultaneamente. Isso representa uma evidente vantagem em relação a outros equipamentos de movimentação, limitados em geral à manipulação de uma única unidade de carga.
Em comparação com o movimento de mercadoria com porta-paletes ou empilhadores, essa solução permite:
- Transporte de grandes volumes de mercadoria: um comboio logístico permite mover um grande volume de cargas entre diferentes áreas do armazém ou estações de trabalho, sendo guiado unicamente por um operador ou mediante uma máquina filoguiada.
- Flexibilidade na manipulação de cargas: os comboios logísticos são formados a partir de um carro rebocador e uma combinação de diferentes reboques, que variam em função das necessidades de cada cliente. A configuração dos reboques abrange desde módulos onde localizar uma palete europeia convencional até outros com um bastidor ponte para mover mercadoria armazenada verticalmente.
- Segurança e ergonomia: essas máquinas contam com imobilizadores, ou seja, dispositivos de segurança que impedem que o carro se mova quando os reboques não estiverem bem colocados ou elevados. Além disso, os mecanismos de elevação funcionam através de um sensor de pedal que facilita a ergonomia do operador.
No entanto, essa solução pode ser ineficiente ao aumentar a densidade de entrada e saída de stock do armazém. Embora a capacidade de carga de um comboio logístico não seja baixa, ela é limitada e o fluxo de mercadorias permitido é sempre unidirecional, representando um inconveniente quando se necessitam de altos níveis de produtividade.
Comboios logísticos vs. transportadores automáticos
A principal diferença entre um comboio logístico e um circuito de transportadores industriais é o volume de produtos que podem ser movidos simultaneamente. Enquanto a capacidade de carga de um comboio logístico está limitada à do conjunto dos reboques que o integram, sistemas como os transportadores para paletes ou os transportadores para caixas foram projetados para deslocar de forma ininterrupta um maior volume de mercadoria.
Os transportadores facilitam um ambiente de trabalho mais seguro: os fechamentos industriais previnem a interação entre maquinaria e operadores, o que reforça a integridade do sistema, da carga e, sobretudo, dos operadores. No entanto, os armazéns que operam com comboios logísticos, sejam guiados por um operador ou filoguiados, devem sinalizar claramente o percurso para evitar choques e acidentes, uma vez que a área pela qual circula o veículo é acessível para os operadores.
Tanto os transportadores quanto os comboios logísticos são caracterizados pela sua flexibilidade, pois ambos contam com uma grande variedade de elementos que permitem configurar circuitos complexos, adaptáveis ao layout do armazém e a qualquer necessidade do cliente. Pelo contrário, os comboios logísticos filoguiados podem, por vezes, obrigar as empresas a reformular o layout do armazém para concretizar as rotas que devem ser seguidas pelas máquinas, dentro e fora da instalação. Diante da necessidade de programar os percursos, os transportadores para paletes é uma solução mais produtiva e económica: podem mover um maior volume de mercadoria num mesmo percurso com uma manutenção mínima.
De fato, os circuitos de transportadores podem ser construídos mediante módulos com rolos, com correntes ou serem mistos em função do movimento exigido pelas paletes. Além disso, oferecem desde configurações simples, como plug & play, que se caracteriza por uma grande facilidade de montagem ao não necessitar de nenhum tipo de programação até acessórios mais complexos como mesas hidráulicas, elevadores de paletes ou retentores de paletes, entre muitos outros.
Enquanto o comboio logístico atua apenas como transporte de mercadoria entre duas estações de trabalho localizadas no mesmo nível, os transportadores permitem acumular a carga ou movê-la entre diferentes alturas do armazém.
Por isso, o transportador de paletes é a solução ideal para um armazém situado perto das linhas de produção. Esse é o caso do novo armazém da Císter em Portugal, onde esta solução de transporte automático garante um movimento constante entre as linhas de produção e o armazém com produto acabado, sem necessidade de destinar um operador para mover a mercadoria. O software que encarrega-se de coordenar o transportador move a mercadoria que sai da produção e lhe atribui uma localização no armazém automático. Esse movimento automático da mercadoria permite evitar a possibilidade de que ocorram pontos de estrangulamento nas saídas das linhas de produção.
Comboios logísticos vs. robôs AMR
O comboio logístico também pode ser comparado, enquanto sistema de transporte de mercadorias, com os robôs móveis, conhecidos como AMR na sigla inglês e cujo significado é Autonomous Mobile Robôs. Estas máquinas são capazes de se mover pelo armazém de forma autónoma, transportando mercadoria sem necessidade de estabelecer um percurso fechado. Um sistema de controle, integrado dentro do software de gestão de armazém, dirige os movimentos do robô.
Ao contrário dos comboios logísticos, esses robôs são geralmente utilizados para mover cargas menos pesadas, embora também existem modelos preparados para transportar mercadoria paletizada. Por exemplo, são utilizados em armazéns destinados ao e-commerce ou em setores como o da logística farmacêutica, que trabalha com referências de pouco tamanho.
No entanto, os robôs AMR, apesar de estarem em constante evolução, não contam com uma tecnologia tão consolidada como os sistemas de transporte automático. Isso significa que a sua implantação num armazém representa um grande investimento, seja pela aquisição de maquinaria ou pelas licenças de uso periódicas.
Comboio logístico: solução simples para um problema complexo
Os comboios logísticos são uma solução de transporte que pode ser eficaz para agilizar o movimento da mercadoria, mas apenas em certos contextos. Afinal, representam uma evolução natural do transporte de mercadoria mediante transpaletes, um equipamento de movimentação manual muito utilizado para a carga e descarga de camiões.
No entanto, existem no mercado soluções de transporte automático mais eficientes e que, sobretudo, garantem a máxima produtividade no abastecimento das estações de trabalho ou das linhas de produção. Sistemas como os transportadores automáticos são uma solução flexível e adaptável às necessidades de qualquer armazém, dinamizando por completo o movimento de mercadoria ao longo da instalação.
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