Comércio unificado: uma experiência de compra que vai além do omnichannel
A estratégia do comércio unificado surge como uma evolução do omnichannel para garantir uma comunicação mais fluida entre empresa e cliente, unificando a gestão dos diferentes canais de venda da empresa.
O comércio unificado vai além do omnichannel, uma vez que integra os canais de comunicação do cliente numa única plataforma. O objetivo é gerir de forma unificada, centralizada e em tempo real a interação do cliente com as lojas físicas, aplicações, site e telefone. O cliente deve poder passar de um canal para outro sem qualquer tipo de problema ou obstáculo.
O que é o comércio unificado?
O comércio unificado é um processo que visa a integração total de todos os canais de venda e de interação com o cliente. Através de uma plataforma única, a empresa centraliza todas as informações do seu negócio podendo monitorizar em tempo real aquilo que acontece em todos os canais do negócio, assim como pode controlar o stock global.
Por outras palavras, graças ao comércio unificado e à adoção de uma plataforma de gestão única, pode coordenar de forma integral toda a experiência do cliente no negócio, seja física ou virtual. Isso permite:
- Compilar todos os dados gerados durante o processo de compra, independentemente do canal.
- Visualizar em tempo real todas as informações referentes ao stock, independentemente da sua localização.
- Dispor de KPIs globais, o que ajuda a identificar com maior facilidade erros e ineficiências em todo o processo de venda, seja online, offline ou híbrido.
- Oferecer um melhor serviço, pois o cliente sempre pode escolher como se comunicar com a empresa, como entrar em contato com o serviço de atendimento, onde retirar o produto e as condições ou como devolver um pedido.
Essa estratégia de venda e atendimento ao cliente reforça a interação entre a empresa e o consumidor, garantindo uma melhor experiência global de compra.
Comércio unificado vs. omnichannel
A interconetividade é o que diferencia as plataformas de comércio unificado em relação ao omnichannel. Com a estratégia omnichannel, as empresas contam com programas de gestão específicos para cada canal que não se comunicam entre si ou que o fazem de uma forma limitada. No entanto, no comércio unificado estão integrados todos os canais de venda numa única plataforma, centralizando todas as informações, ou seja, a principal diferença entre o omnichannel e o comércio unificado é a estrutura da digitalização da empresa: o comércio unificado coordena todos os canais numa mesma plataforma.
A integração evita erros dispendiosos que podem ocorrer ao utilizar sistemas separados, tal como a venda de artigos que já não estão em stock devido a um problema de comunicação. Se toda a gestão estiver integrada num mesmo sistema, será mais difícil ocorrer este tipo de situação que se traduz numa maior satisfação dos clientes.
Em suma, tanto o omnichannel quanto o comércio unificado situam o cliente no centro do negócio. No entanto, o omnichannel procura unir todos os canais de comunicação com o cliente para ampliar o serviço de atendimento, enquanto o comércio unificado vai um passo além e pretende centralizar a gestão para proporcionar uma melhor experiência de compra.
Software de armazém para o comércio unificado
Um software de armazém como o Easy WMS da Mecalux pode coordenar qualquer plataforma de comércio unificado para melhorar a experiência de compra do cliente. O programa inclui inúmeras funcionalidades avançadas para facilitar a gestão dos pedidos no comércio eletrónico, no armazenamento e na preparação de pedidos em caixas ou no abastecimento interno de artigos entre as diferentes lojas físicas e armazéns da empresa.
Módulos como o Store Fulfillment, o SGA para e-commerce ou o Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration garantem uma melhor interação com o usuário e um serviço logístico eficiente. Essas funcionalidades avançadas foram projetadas para resolver as ineficiências originadas da gestão de pedidos do e-commerce, tais como as rotas de picking, a consolidação de pedidos ou a sincronização de stock entre o armazém e os diferentes pontos de venda da empresa.
De fato, essas soluções de software caminham junto às tecnologias existentes do comércio unificado. O Easy WMS recolhe todas as informações logísticas geradas no armazém e coloca-as à disposição da plataforma do comércio unificado. Desta forma, através da plataforma do comércio unificado, os dados e os KPIs do centro logístico serão acessíveis para os restantes departamentos da empresa e, baseando-se neles, poderá prestar um melhor atendimento ao cliente e melhorar a experiência global de compra.
Comércio unificado: integração de canais numa única plataforma
O comércio unificado é o próximo passo rumo à digitalização de processos para prestar um melhor serviço ao cliente. Essa estratégia é uma evolução do omnichannel, mas nesse caso todos os canais são integrados numa única plataforma e com uma gestão centralizada.
A Mecalux oferece soluções digitais que complementam o comércio unificado a ajudar as empresas a serem mais eficazes diante dos desafios do comércio eletrónico. Se estiver interessado em multiplicar a produtividade do armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um técnico especializado da Mecalux irá indicar-lhe a melhor solução para a sua empresa.