
Assim é um armazém completamente automatizado
Os armazéns completamente automatizados são instalações logísticas que utilizam equipamentos de movimentação e sistemas de transporte automáticos para otimizar o desempenho das operações, incluindo a carga e descarga de camiões. Os armazéns automáticos não precisam utilizar os empilhadores tradicionais reduzindo a presença de operadores no seu interior.
Num contexto onde as empresas procuram uma maior competitividade, a automatização de armazéns é uma tendência crescente na logística atual para obter eficiência e produtividade: só os processos automáticos garantem o máximo desempenho 24/7.
O que é um armazém completamente automatizado?
Um armazém completamente automatizado é uma instalação que utiliza soluções logísticas automáticas para realizar todas as operações, desde a entrada de mercadoria até a preparação de pedidos e sua posterior expedição.
Estes centros são caracterizados por exigir uma interferência mínima dos operadores nos processos logísticos. Existem inclusive instalações conhecidas como “armazém escuro”, em inglês, dark warehouse que, ao não precisar de operadores a trabalhar no interior, não precisam de iluminação.
Os armazéns totalmente automatizados podem ser projetados para manipular diferentes tipos de mercadoria, razão pela qual essas instalações são cada vez mais comuns em vários setores, tais como e-commerce, automóvel ou alimentar, entre outros.
A situação sanitária deu o impulso final à automatização de processos: num cenário de restrições da mobilidade e de mudança da força de trabalho, as soluções automáticas permitem cumprir todas as medidas de segurança enquanto mantém os níveis de produção. Numa entrevista para a Mecalux, o diretor do MIT Center for Transportation and Logistics Yossi Sheffi afirma: “A pandemia de COVID-19 acelerou a implementação de novas tecnologias na cadeia de abastecimento e uma das áreas com maior expansão foi a robótica em armazéns”.
Um estudo da consultora McKinsey prevê um futuro altamente automatizado: “Muitas operações logísticas poderiam ser automatizadas até 2030, uma vez que a inteligência artificial assuma as inúmeras atividades repetitivas da logística. Esperamos ver armazéns com estantes de grande altura totalmente automatizadas através de veículos autónomos que circulem pelos corredores. Com a ajuda de óculos de realidade aumentada, os responsáveis pelo armazém poderão observar o desenvolvimento de todas as operações, podendo assim coordenar tanto as pessoas quanto os robôs. Os sistemas de gestão de armazém fazem o monitoramento do stock em tempo real, garantindo a sua adaptação ao sistema de pedidos. As impressoras 3D produzirão peças de reposição sob medida”.
Automatizar todas as operações do armazém
A automatização de processos logísticos consiste em implementar soluções automáticas numa ou várias operações de um armazém, tais como a receção da mercadoria, a preparação de pedidos ou a gestão do stock.
O principal objetivo de instalar sistemas automáticos é otimizar os movimentos que ocorrem no armazém, aumentar a produtividade e limitar os erros que possam prejudicar a competitividade da empresa. Num armazém completamente automatizado, todas as operações logísticas da instalação têm uma interferência humana mínima. Vejamos como funciona nas seguintes operações:
Receção automatizada de mercadoria
A receção de stock no armazém é um processo fundamental para fazer um excelente controlo do stock. Nessa operação, as docas podem ser equipadas com sistemas automáticos para a carga e descarga de camiões. Esta foi a solução implementada pela Mecalux no armazém automático da Hayat Kimya na Turquia.
Para conseguir um movimento fluido de mercadorias da doca de carga para as diferentes áreas de armazenagem e/ou trabalho, podem ser instalados sistemas de transporte automático como transportadores para paletes ou transportadores para caixas. Em armazéns automatizados, toda essa operação é comandada por um software de gestão que coordena os equipamentos automáticos para proporcionar eficiência à instalação.
Transporte interno automático
Os armazéns completamente automatizados substituem os equipamentos de movimentação manuais (os empilhadores) por sistemas de transporte automáticos que abastecem constantemente as áreas de armazenagem, preparação e expedição de pedidos.
Um exemplo disso são os transportadores para paletes ou caixas, em função da unidade de carga, que agilizam o movimento da mercadoria para as diferentes áreas do armazém. Esse é o caso da fabricante polaco de bebidas, Zbyszko Company, que introduziu no seu novo armazém um circuito de transportadores para paletes da Mecalux que interliga as áreas de armazenagem e produção.
Para armazéns com uma menor densidade de produtos, os equipamentos de movimentação manuais podem ser substituídos por veículos guiados automaticamente. De qualquer forma, as instalações que exijam ligar vários pontos através de um circuito fechado podem utilizar os Sistemas de Monocarril Elétrico (EMS), um sistema de transporte aéreo ou sobre o solo que, através de carros autopropulsados, distribui a mercadoria entre as estações de trabalho.

Armazenagem da mercadoria com transelevadores
A extração e localização de produtos nas estantes é uma das operações mais comuns para automatizar um armazém. Por quê? Soluções automáticas como os transelevadores para paletes ou miniload para caixas garantem produtividade e precisão sob o comando de um software de gestão de armazém (SGA).
Os armazéns completamente automatizados, onde a mercadoria é distribuída através de transportadores, exigem a implementação de um Posto de Inspeção de Entrada (PIE) que valide as condições corretas da palete e da mercadoria na entrada do armazém.
Um exemplo de automatização da carga e descarga de produtos das estantes é o armazém automático autoportante da BASF no Brasil: uma instalação de 1.400 m2 dividida em dois corredores operados por transelevadores para paletes do tipo bicoluna. O Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS da Mecalux exerce como cérebro da instalação e garante a eficiência na armazenagem da mercadoria.
Preparação e expedição automática de pedidos
A preparação de pedidos é uma das operações mais complexas de automatizar, porque os processos raramente são constantes e repetitivos. No entanto, existem soluções como os braços robóticos (abastecidos por transportadores) que multiplicam o desempenho do picking na instalação. É o caso do armazém da Havi Logistics em Portugal, que utiliza braços robóticos para manipular inúmeras caixas ao mesmo tempo.
Além disso, é possível automatizar a preparação e expedição de pedidos através de soluções automáticas, tal como o sorter (sistema de classificação) que distribui os produtos entre diferentes estações de trabalho ou gaiolas de envio. Também existem soluções no mercado que permitem automatizar processos de valor agregado na preparação ou expedição de pedidos, como robôs para embalar, paletizar ou etiquetar automaticamente.
Gestão do armazém automatizado por software
Um armazém completamente automatizado exige um software que coordene a operação dos equipamentos de movimentação e transporte automáticos da instalação. O software de gestão de armazém (SGA), que ordena onde deve ir cada mercadoria e as operações a executar, interage com o WCS ou software de controlo de armazém, encarregado de coordenar os movimentos das máquinas. A Mecalux desenvolve ambos os softwares, que recebem o nome de Easy WMS (o software de gestão) e Galileo (o WCS).
Graças a essa tecnologia, o armazém automatizado otimiza todos os movimentos realizados na instalação e suprime erros em processos tão complexos como a receção da mercadoria ou a preparação de pedidos multi-referência, ou seja, com uma infinidade de referências.
A agilidade nas operações de armazenagem realizadas é uma característica determinante no novo armazém automático para caixas da empresa de automatização Continental no México. O Easy WMS coordena as tarefas do miniload e dos transportadores, considerando critérios como a rotatividade do produto ou o destino final.

A era do armazém completamente automatizado
A automatização do armazém melhora o desempenho e a confiabilidade da logística das empresas. A robotização de processos traz consigo uma maior segurança e precisão, mas garante, sobretudo, um controlo absoluto do stock no armazém.
Se estiver interessado em instalar um armazém completamente automatizado para obter a máxima eficiência na sua logística, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado irá auxiliar para encontrar a melhor solução para o seu negócio.