Um sistema de controlo de stock é um programa de logística que regista a entrada e a saída de mercadorias

Um sistema de controlo de stock que cresce com a empresa

11 fev 2025

Um sistema de controlo de stock é um programa que permite fazer o controlo da mercadoria localizada no armazém. Algumas das suas funcionalidades básicas são o registo das unidades armazenadas de cada referência de produto, as suas localizações e o histórico de entradas e saídas, entre outras.

Esse programa de stock é um software essencial em quase qualquer instalação logística, uma vez que a gestão manual aumenta o risco de erros e que as operações sejam desenvolvidas de forma ineficiente. Por isso, a escolha de um sistema de controlo de stock adequado é crucial para o futuro da empresa.

Quando utilizar um sistema de controlo de stock

A implementação de um sistema de controlo de stock representa uma evolução em relação ao controlo manual do stock, papel e caneta, ou através de ferramentas básicas de burótica (stock em Excel). O sistema de controlo de stock reforça a eficiência em processos logísticos como a entrada e saída do stock, sua contagem ou os cálculos e projeções de quanto stock é necessário a cada momento.

Entre as principais vantagens de um programa de stock destaca-se o controlo de stock: o software controla a rastreabilidade do produto ao registar a receção de stock e o envio de pedidos. O software de stock faz uma supervisão rigorosa sobre a gestão do nível de stock: coordena as contagens cíclicas e determina valores como os pontos de pedido ou o stock máximo por referência em função da procura, do histórico e de critérios pré-determinados pelo responsável logístico. Esse software também mostra os níveis de stock em tempo real, permitindo que o responsável sempre saiba qual é o status de cada referência e a disponibilidade de stock. Esse controlo reduz o risco de ruturas de stock dos pedidos por falta de produto.

Um sistema de controlo de stock pode ser conectado a um leitor de código de barras para agilizar a receção da mercadoria
Um sistema de controlo de stock pode ser ligado a um leitor de código de barras para agilizar a receção da mercadoria

Funcionalidades essenciais para escolher o melhor sistema de gestão de stock

As novas tendências de consumo aumentaram a complexidade dos armazéns. O crescimento do e-commerce e o padrão de devolução gratuita de pedidos promoveram uma nova logística, que se caracteriza por armazéns com um maior número de referências e operações mais complexas. A redução dos prazos de entrega está fazendo com que cada vez mais empresas optem por fragmentar sua logística e distribuir as operações entre inúmeros armazéns.

Esse cenário fez com que inúmeras empresas passassem a utilizar programas de gestão com um vasto leque de funcionalidades que permitem que o software possa evoluir com a empresa. Quando um programa inclui uma série de funcionalidades avançadas destinadas não só ao controlo do stock, mas também à gestão eficiente das operações, estamos falando do que se conhece como software de gestão de armazém (SGA). Esse programa logístico é uma solução que vai um passo além do tradicional software de stock, pois encarrega-se de fazer um registo exaustivo do stock, além de garantir a produtividade de todos os movimentos realizados no armazém. Um SGA conta com funcionalidades avançadas como as seguintes:

Gestão das localizações

O software pode ser ligado aos leitores de códigos de barras ou do QR code para monitorizar a entrada e saída de mercadoria. Além disso, pode ter funções específicas para organizar a movimentação de stock no armazém considerando critérios como a rotatividade do produto ou a preparação de pedidos por lotes.

Gestão da venda online

Um sistema de controlo de stock básico deve facilitar o controlo do stock. Mas um SGA também oferece funcionalidades destinadas a limitar erros na preparação ou expedição dos pedidos. Nos armazéns de empresas com canais de venda online, é necessário automatizar a atualização do catálogo online nos seus vários pontos de venda virtual, em marketplaces como a Amazon e Ebay ou em plataformas e-commerce como a Shopify e WooCommerce. Isso é o que faz, por exemplo, o módulo Integração com Marketplaces da Mecalux.

Gestão multiloja/multiarmazém

É importante que o software de stock escolhido ofereça a opção de gerir o stock de mais de uma instalação logística. Os SGA têm capacidade para coordenar processos logísticos como a reposição automática nos pontos de venda físicos ou a transferência de mercadoria entre as diferentes lojas. Isso é algo que o Easy WMS da Mecalux, por exemplo, oferece.

Gestão da expedição

A gestão da expedição se transformou, com o crescimento do e-commerce e a última milha logística, em uma das tarefas mais complexas, pois qualquer erro pode prejudicar a competitividade da empresa. Um software que seja escalável deve, além de monitorizar a entrada e saída do stock, ser capaz de organizar os processos de expedição por rota da transportadora (tal como faz o módulo Sistema de expedição logística da Mecalux).

Gestão dos principais KPIs de stock

Os dados são essenciais para poder tomar decisões fundamentadas. Um SGA compila os KPIs do desempenho real do armazém, tais como a percentagem de referências em stock, o índice de pedidos preparados, entre outros. A compilação das informações permite que o responsável possa tomar decisões baseando-se nas condições atuais das operações do armazém.

Um software de gestão de armazém garante um maior controlo do stock, além de automatizar outros processos logísticos
Um software de gestão de armazém garante um maior controlo do stock, além de automatizar outros processos logísticos

SGA: um software para a gestão integral do stock

A logística 4.0 mostra que a digitalização é o caminho para suprimir erros no stock e nas operações. Por isso, cada vez mais empresas optam por programas de stock avançados, tal como um software de gestão de armazém (SGA). Um SGA, além de garantir o controlo rigoroso do stock e a rastreabilidade do produto, também oferece inúmeras funcionalidades adicionais como a preparação de pedidos por ondas, a organização de kitting (montagem de kits), a gestão das receções e expedições ou a elaboração e otimização de rotas de picking, entre muitas outras operações.

O Easy WMS conta com inúmeros módulos para resolver aspetos como:

  • A gestão das localizações ─ Slotting para armazéns ─.
  • A organização dos diferentes processos de expedição (embalagem, etiquetagem e envio) ─Sistema de expedição logística─.
  • A sincronização entre o armazém e as lojas físicas Store Fulfillment─.
  • A sincronização entre o stock na instalação e os diferentes pontos de venda online, ─Integração com Marketplaces─.

Rent a Book: Easy WMS para garantir a gestão eficiente do stock

O comércio online dificultou a gestão do stock. O e-commerce ajudou a introduzir novas tendências de mercado como prazos de entrega curtos, devoluções de produto gratuitas ou pedidos cada vez mais heterogéneos. Digitalizar o controlo do stock no armazém pode ser o caminho para uma preparação eficiente de pedidos. Devido a isso, a empresa de aluguer de livros de texto belga Rent a Book confiou na Mecalux para implementar o Sistema de Gestão de Armazém Easy WMS no seu armazém de Enghien (Bélgica). O segmento de negócio dessa empresa se caracteriza por ser sazonal, o que significa que durante os três meses de verão atingem-se picos de até 1.000 pedidos por dia.

“O Easy WMS da Mecalux adaptou-se perfeitamente à nossa empresa. Desde que foi instalado diminuímos o tempo destinado à preparação de pedidos, assim como o número de erros, o que permitiu reduzir o custo do serviço pós-venda. O que mais gostamos desse sistema é sua capacidade de resposta e flexibilidade, pois ajusta-se ao nosso armazém e aos nossos produtos, aponta Grégory Bastieans”, gerente de projetos da empresa.

O software de gestão de armazém da Mecalux ajuda a suprimir erros em todos os processos logísticos da Rent a Book, especialmente na gestão de stock. “Graças a esse sistema, o operador não precisa pensar onde deve recolher cada produto, pois o Easy WMS encarrega-se de indicar para onde deve dirigir-se e a quantidade a ser recolhida. As ordens são tão precisas que não é possível ocorrer qualquer erro durante a preparação de pedidos”, afirma Grégory Bastieans.

Para melhorar também o desempenho na fase de expedição de pedidos, a Mecalux implementou o módulo Software para gestão da expedição logística. Essa funcionalidade avançada, além de personalizar cada envio, permite que a empresa se coordene com a carrier BPost, a agência que se encarrega de distribuir os pedidos.

 

Um software para gerir o stock e aumentar a eficiência do armazém

Um sistema de controlo de stock é um programa logístico que se encarrega de monitorizar a entrada e saída do stock, fazer stocks periódicos e coordenar os processos mais básicos que ocorrem no armazém. No entanto, devemos considerar outras funcionalidades que vão além. Por exemplo, é necessário implementar um software de gestão de armazém caso se queira automatizar a gestão de kits ou organizar a preparação de pedidos por cross-docking.

Em qualquer caso, as novas tendências do mercado como o padrão de envio em menos de 24 horas, a devolução gratuita de produtos ou o surgimento de inúmeras instalações logísticas perto das grandes cidades fizeram com que as empresas implementassem softwares mais completos que respondem aos desafios da logística 4.0.

Um programa como o Easy WMS se adapta ao nível de complexidade exigido pelo negócio, garantindo a eficiência em ambientes e-commerce, em armazéns de operadores logísticos com inúmeros clientes ou no abastecimento de complexas linhas de produção. Mais de 1.000 instalações em 36 países confiam no nosso software para otimizar os processos logísticos do armazém. Entre em contato connosco, um consultor especializado poderá propor uma solução à sua medida.