A automatização de um armazém de retalho permite reduzir tempos nas diferentes operações logísticas

A automatização de um armazém ‘retail’

18 fev 2025

A automatização de um armazém retail é uma solução para retalhistas que desejam otimizar as operações das suas instalações logísticas visando melhorar a experiência dos seus clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Diante de uma logística cada vez mais complexa, com um número crescente de pedidos que devem ser entregues em pouco tempo em vários destinos, desde lojas físicas até domicílios ou pontos de entrega de clientes online, a automatização é uma vantagem muito grande para as empresas do setor retail (retalhista). Incluir tecnologia nos armazéns proporciona vantagens imediatas, tais como conseguir uma maior precisão e uma redução do tempo utilizado nas tarefas de armazenagem e preparação de pedidos.

O que é um armazém ‘retail’ e quando automatizá-lo

O termo retail é um anglicismo que significa comércio retalhista, ou seja, empresas que se dedicam à venda direta de bens e serviços aos consumidores. Esse setor abrange desde lojas de roupa, eletrodomésticos e tecnologia até supermercados, grandes armazéns, farmácias ou portais e-commerce, entre outros.

Nos armazéns das empresas retail, é habitual gerir uma infinidade de referências que podem estar depositadas tanto em paletes quanto em caixas. Por isso, todos os processos devem estar devidamente otimizados para evitar erros e garantir a disponibilidade da mercadoria aos clientes. Mas, como isso pode ser conseguido? Com um inventário permanente (em tempo real) que evite interrupções na preparação e expedição dos pedidos, assim como através de uma organização impecável das operações realizadas no armazém.

Os armazéns retail oferecem uma dificuldade agregada: além de gerir uma infinidade de referências, também preparam e expedem um grande número de pedidos diariamente com destinos muito diversificados. Com esses fatores condicionantes, a automatização surge como uma solução vencedora para aumentar a produtividade e, simultaneamente, a confiabilidade e velocidade na preparação de pedidos.

A automatização do armazém retail facilita a preparação de pedidos
A automatização do armazém retail facilita a preparação de pedidos

Vantagens da automatização num armazém 'retail'

A automatização dos armazéns é uma medida que se expandiu nos últimos anos. Resumimos as suas vantagens:

  • Eficiência operacional. Os equipamentos de movimentação automáticos registam uma alta frequência nos ciclos de entrada e saída dos produtos havendo uma mínima interferência dos operadores.
  • Maior velocidade. Graças à automatização, operações como a receção ou a armazenagem podem ser realizadas com maior rapidez em relação às realizadas pelos operadores com equipamentos de movimentação como porta-paletes ou empilhadores.
  • Maior confiabilidade. Nos armazéns retail são preparadas uma infinidade de pedidos compostos por várias referências, tanto em paletes quanto em caixas, e com vários destinos. Os equipamentos de movimentação automáticos fornecem os produtos corretos para completar os pedidos sem cometer erros.
  • Otimização do espaço. Os armazéns automáticos aproveitam a superfície disponível para proporcionar a maior capacidade de armazenagem possível. Os transelevadores podem elevar a mercadoria a alturas de até 40 m.
  • ROI. As vantagens da automatização reduzem os custos operacionais e o investimento inicial é recuperável.

Em resumo, a automatização em armazéns retail se posiciona como a primeira opção para conseguir uma maior produtividade e precisão nas tarefas de armazenagem e preparação de pedidos.

Automatização das operações de armazéns 'retail'

Um armazém retail pode ser equipado com soluções automatizadas heterogéneas para executar todas as operações, desde equipamentos de movimentação automáticos que armazenam os produtos, até soluções digitais que otimizam a organização da mercadoria. Vejamos algumas das operações que podem ser automatizadas num armazém retail:

Receção da mercadoria

A receção da mercadoria é uma operação fundamental para o correto funcionamento do armazém no seu conjunto. Receber os produtos corretos, na quantidade, condições e características adequadas permite que a disponibilidade dos artigos esteja garantida para os clientes.

Além de ser necessário verificar a mercadoria para que não ocorram erros, a complexidade das receções está na descarga dos camiões de distribuição. Essa tarefa costuma ser realizada de forma manual, com empilhadores, embora poderia ser automatizada com a ajuda de sistemas automáticos de carga e descarga de camiões.

A seguinte etapa consiste em transferir a mercadoria da área de receção para as diferentes áreas de armazenagem. Aqui podem ser utilizados transportadores para caixas que permitem melhorar a rapidez e segurança na movimentação da mercadoria.

Armazenagem de produtos

A automatização reduz o tempo dedicado às tarefas de armazenagem. Antes de decidir sobre a melhor opção, as empresas retail devem considerar o tipo de produto que gerem: caixas, paletes, roupa, contentores ou outros.

Nos armazéns automáticos podem ser incluídos transelevadores para paletes ou transelevadores para caixas (miniload) que se encarregam de colocar e extrair a mercadoria das suas localizações com total autonomia. A vantagem desse tipo de solução é a agilidade e a segurança obtida no momento de armazenar a mercadoria.

Os transelevadores para caixas são a solução adequada para a automatização de um armazém retail
Os transelevadores para caixas são a solução adequada para a automatização de um armazém retail

Preparação de pedidos

A preparação de pedidos é uma das operações mais exigentes e complexas de qualquer armazém. De acordo com o estudo Towards Automated Order Picking Robots for Warehouses and Retail realizado pelos professores Richard Bormann e Bruno Brito, o picking consome 55% dos custos totais do armazém.

A automatização nos armazéns destinados ao retail (retalho) permite minimizar esse custo. Por exemplo, facilitando o trabalho dos operadores para que seja possível preparar mais pedidos num menor tempo. Dessa forma, um armazém automático permite preparar os pedidos de acordo com o critério “produto ao homem” (mais conhecido em inglês como goods-to-person), uma vez que é um sistema onde os operadores permanecem nos postos de picking aguardando a mercadoria se deslocar até eles.

Para fazer picking de acordo com o critério goods-to-person, o armazém retail precisa de transelevadores que extraiam a mercadoria das suas localizações e transportadores que se encarreguem de transferi-la para as estações de picking onde os operadores completam os pedidos.

Nos armazéns retail prepara-se um grande número de pedidos de forma manual, os operadores percorrem os corredores de armazenagem extraindo a mercadoria das suas localizações, assim como podem ser montados transportadores para caixas. Os operadores colocam os produtos que recolhem das estantes nos transportadores para que se desloquem automaticamente para a área de consolidação e classificação.

Packing e expedição de pedidos

O processo de embalagem e expedição dos pedidos são dois fundamentais nos armazéns retail. As empresas necessitam organizar ambas as tarefas com antecedência para evitar pontos de estrangulamento que atrasem a distribuição da mercadoria.

Para melhorar o desempenho dessas duas operações, podemos optar pelo sorter (sistema de classificação), que se encarrega de classificar a mercadoria de acordo com a transportadora que irá distribuí-la. Dessa forma, todos os artigos que serão distribuídos juntos permanecem unidos e podem ser embalados e expedidos rapidamente.

Para organizar a mercadoria e os pedidos que vão ser expedidos, as empresas retail (retalhistas) também podem implementar um software de gestão de armazém (SGA). O Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, por exemplo, oferece o módulo Sistema de expedição logística, projetado para automatizar a gestão das expedições. Esse programa indica aos operadores como embalar os artigos (se devem ser embalados numa única unidade de carga ou em múltiplas) e, simultaneamente, estabelece comunicação com as agências de transporte para gerar e enviar a documentação pertinente às transportadoras.

Devoluções

Uma das operações mais complexas realizadas nos armazéns retalhistas é a gestão das devoluções. Segundo a consultora McKinsey, em 2020 os consumidores norte-americanos devolveram 10,6% de todas as suas compras, o que representa 428 milhões de dólares em produtos. O setor da moda fica com a pior parte, porque os clientes compram diferentes tamanhos e modelos e depois devolvem os artigos que não lhes interessa. Uma pesquisa da McKinsey sobre gestão das devoluções realizadas antes da pandemia revelou uma taxa de devolução de 25% para a roupa, enquanto para o comércio em geral se situa em 20%.

A logística reversa exige organização e classificação da mercadoria para que os operadores do armazém possam decidir o que fazer com cada artigo (armazená-lo ou recondicioná-lo). Portanto, nesse sentido, as empresas podem ser equipadas com um classificador (sorter) se o volume de devoluções for alto. Para uma gestão perfeita das devoluções, o ideal é ter um SGA que simplifique essa árdua tarefa. Seguindo as instruções, os operadores podem comprovar o status dos artigos e verificar a localização onde devem depositá-los.

Exemplos de automatização de um armazém 'retail'

A Mecalux automatizou muitos armazéns de empresas dedicadas ao retail (retalho). Vejamos alguns exemplos que mostram como a automatização pode aumentar a produtividade das operações logísticas.

Visando impulsionar a sua expansão internacional, o e-commerce francês Spartoo, líder europeu na venda online de calçado, malas e roupa, tinha urgência em otimizar a logística para ampliar o seu catálogo de produtos e aumentar o número de pedidos. A Mecalux implementou na França um armazém que foi sendo ampliado ano após ano para atender à procura crescente, assim como o equipou com um circuito de transportadores para caixas que interliga as diferentes áreas dessa extensa instalação logística.

 

Outro exemplo de automatização de armazém retail é o da marca de ciclismo BH Bikes, firma que sobressai pela qualidade dos seus produtos e por sua constante inovação. A empresa possui, na cidade espanhola de Vitoria, um centro logístico totalmente robotizado onde a Mecalux instalou um armazém automático para paletes e um armazém automático para caixas. Ambos os armazéns facilitam a armazenagem de produtos de diferentes tamanhos e rotatividades, assim como a preparação de um alto número de pedidos diários compostos por poucas e variadas referências.

A BH Bikes automatizou o seu armazém para agilizar a preparação de pedidos
A BH Bikes automatizou o seu armazém para agilizar a preparação de pedidos

Automatização: presente e futuro do armazém ‘retail’

O setor retail vive um processo de mudança constante nos seus processos logísticos visando adaptar-se às novas procuras do mercado. A tecnologia é uma aliada dos retalhistas porque permite otimizar as operações e prestar um melhor serviço aos clientes.

Que solução implementar para automatizar um armazém retail? Desde sistemas de armazenagem e de transporte automáticos até um software de gestão que otimize e agilize as tarefas de armazenagem e de preparação de pedidos. A Mecalux desenvolve soluções de armazenagem automáticas para empresas de todos os setores. Caso seja um retailer (retalhista) e deseja melhorar os seus processos logísticos, não hesite em entrar em contato connosco. Estamos à sua disposição para projetar o melhor armazém e resolver todas as suas necessidades.