O controlo de stocks é uma das principais funções desempenhadas pelo software de gestão de armazéns

Softwares de gestão de armazém: programas para garantir o desempenho logístico

16 jan 2024

A intensificação no uso dos softwares de gestão de armazém é uma consequência evidente do crescimento registrado pela logística nos últimos anos, causada em parte pela consolidação do e-commerce. Segundo a consultora norte-americana Grand View Research, o mercado global dos softwares de gestão de armazém terá um crescimento de 15,3% entre 2021 e 2028.

As empresas que incorporam esse tipo de software conseguem tirar o máximo proveito da sua logística, reduzindo custos e aumentando consideravelmente o desempenho de toda a cadeia de abastecimento. Mas, em que consistem os softwares de gestão de armazém? Como funcionam? A seguir, explicamos o seu funcionamento.

O que são os softwares sistemas de gestão de armazém?

Os softwares de gestão de armazém, também conhecidos como Sistema de Gestão de Armazém (SGA), são softwares projetados especificamente para controlar, coordenar e otimizar os movimentos, processos e operações de um armazém.

Com a implementação de um SGA, todas as operações realizadas no armazém são executadas com maior rapidez, facilidade e precisão. Esse tipo de software pode ser instalado em armazéns manuais (sem automatizar), semiautomáticos e em instalações completamente automatizadas.

Sua implantação pode ser feita na sua modalidade SaaS (Software as a Service), ou seja, na nuvem. Entre todas as vantagens proporcionadas por um SGA na nuvem, destacam-se a acessibilidade de todas as suas ferramentas a partir de qualquer dispositivo ligado à internet e a sua capacidade para gerir vários armazéns situados em diferentes localizações.

Funções dos softwares de gestão de armazém

De um modo geral, as principais funções logísticas realizadas pelos softwares de gestão de armazém são:

  • Organização de entradas no armazém. Essa funcionalidade inclui as receções, a captura de dados logísticos (por exemplo, o lote ao qual pertence a carga, a sua validade, peso, temperatura, número de série, entre outros recursos) e a etiquetagem dos contentores e da mercadoria.
  • Gestão da localização das unidades de carga. Para otimizar o fluxo de movimento de mercadoria, o software gere a sua localização mediante regras e estratégias previamente definidas (por exemplo, o método ABC de classificação de inventários), o cross-docking e a gestão da reposição e a consolidação.
  • Controlo do stock. Os softwares de gestão devem ser capazes de proporcionar informações completas e úteis acerca do stock. Para tal, incorporam várias funções, tais como a visualização do mapa do armazém, a gestão de localizações e do status do stock, o cálculo da rotatividade dos artigos e do stock.
  • Gestão da expedição. Essa função inclui a gestão da preparação da carga, os processos de picking, a etiquetagem e documentação da expedição, a carga nos veículos de transporte e, finalmente, comunica a finalização da expedição ao ERP.

Além dessas funcionalidades principais, os Sistemas de Gestão de Armazém estão capacitados para desenvolver funções mais complexas, tais como a preparação de pedidos, o reabastecimento da mercadoria nas linhas de produção ou a gestão multiarmazém.

Os softwares de gestão de armazém encarregam-se de otimizar as operações de um armazém
Os softwares de gestão de armazém encarregam-se de otimizar as operações de um armazém

Integração do SGA e diferenças em relação ao ERP

Os softwares de gestão de armazém estão ligados de forma ininterrupta e bidirecional às restantes aplicações informáticas que trabalham no armazém. Entre os quais, o ERP (Entreprise Resource Planning), um software de gestão empresarial integrado. Os ERP mais populares oferecidos pelo mercado são Microsoft, Oracle, SAP ou Sage, entre outros.

Embora trabalhem em sintonia, o SGA e o ERP não utilizam a mesma plataforma nem foram projetados para cumprir a mesma função. O sistema ERP cria e mantém os bancos de dados mestre (registo de novos produtos e fornecedores, envio de ordens de pedido ao armazém ou geração de faturas). O SGA, por sua vez, notifica os dados do inventário ao ERP e atualiza-os, por exemplo, ao receber a mercadoria no armazém ou ao expedir os pedidos.

Os SGA, especializados na gestão de armazém, proporcionam um controlo do inventário muito mais rigoroso do que um ERP. Esse tipo de software avançado utiliza, por exemplo, algoritmos para organizar o número de localizações disponíveis baseando-se em critérios de eficiência e otimização (slotting), oferecendo, portanto, uma rastreabilidade total dos produtos.

Como escolher o melhor software de gestão de armazém

Que fatores devem ser considerados para escolher um software de gestão de armazém de acordo com as necessidades logísticas?

  • Vantagens proporcionadas às operações manuais. É fundamental definir o impacto que o SGA terá nas pessoas envolvidas no dia a dia do armazém. Dito de outra forma, de que forma otimizará o trabalho de operadores, chefes e diretores de logística.
  • Integração com o resto de softwares. Além da integração com o ERP, o software escolhido deve ser capaz de se ligar ao sistema de controlo do armazém (WCS), a sistemas de picking automático (pick-to-light e voice-picking), sistemas de radiofrequência, plataformas de venda de e-commerce e equipamentos de impressão, entre outros.
  • Adaptabilidade às operações e características do setor. Um SGA deve ser flexível e escalável para se ajustar às operações efetuadas no armazém. Da mesma forma, é preferível que possa ser personalizado em função das necessidades específicas de cada setor.
  • Serviço de suporte. Contar com um serviço de pós-venda de qualidade e um suporte 24/7 é um fator determinante na escolha do software de gestão.
  • O custo e o ROI. É necessário avaliar o investimento inicial necessário e calcular as vantagens proporcionadas pelo SGA, assim como a percentagem de retorno que será obtida.

Os softwares de gestão de armazém mais potentes são capazes de se adaptar a realidades logísticas complexas, tais como aquelas em que é necessário controlar vários armazéns simultaneamente.

Easy WMS, Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, se encarrega de gerir as etiquetas utilizadas na expedição dos produtos
Easy WMS, Sistema de Gestão de Armazém da Mecalux, se encarrega de gerir as etiquetas utilizadas na expedição dos produtos

Easy WMS: Sistema de Gestão de Armazém

Falta de produtividade, aumento dos custos operacionais ou stocks desajustados são alguns dos problemas mais comuns que aparecem na cadeia de abastecimento.

Num contexto no qual as empresas optam cada vez mais pela inovação e pela tecnologia mais avançada (desde o big data até a Internet das Coisas Industrial), um software de gestão de armazém como o Easy WMS da Mecalux permite tirar o máximo proveito da cadeia de abastecimento.

O Easy WMS destaca-se, entre outros aspetos, por oferecer:

  • Controlo do stock em tempo real
  • Redução dos custos logísticos
  • Aumento da capacidade de armazenagem
  • Diminuição das tarefas de manipulação
  • Eliminação de erros
  • Picking de alta precisão e velocidade
  • Adaptação às novas necessidades do e-commerce
  • Gestão de operações omnichannel
  • Rápido retorno do investimento

O Easy WMS também oferece diferentes módulos e funcionalidades que o convertem num SGA bem preparado para resolver as necessidades logísticas de qualquer empresa, independentemente do seu setor.

SGA para o máximo desempenho logístico

Os softwares de gestão de armazém encarregam-se de gerir digitalmente todos os processos e operações que ocorrem num armazém (entre os quais, a gestão do stock, o controlo de entradas e saídas ou a gestão da localização das unidades de carga). A sua implementação é crucial para que a cadeia de abastecimento seja eficiente e otimizada.

Se ainda não conta com um SGA ou o que instalou no seu armazém não se ajusta às suas necessidades, entre em contato connosco e informamos como aceder a um SGA adaptado às suas necessidades para tirar o máximo proveito da logística.