A preparação de pedidos e-commerce é uma das principais operações num armazém voltado para vendas on-line

Preparação de pedidos e-commerce: desafios e soluções

02 jan 2025

A preparação de pedidos e-commerce representa um desafio logístico para as empresas com canais de venda online. Tendências de consumo como a estratégia omnichannel ou a expansão do q-commerce incentivaram os responsáveis logísticos a digitalizar processos para garantir a máxima eficiência e produtividade.

A consolidação do comércio eletrónico multiplicou a complexidade do serviço logístico devido aos diferentes canais que interagem entre a empresa e os usuários, omnichannel. Além disso, essa tendência de consumo aumentou os custos de envio (última milha logística) e os custos decorrentes das devoluções gratuitas de produtos. A e-logística exige uma perfeita coordenação entre o departamento de vendas e o armazém, sincronizando o catálogo nos diferentes pontos de venda online com o stock físico da instalação. Qualquer desajuste nesta etapa pode provocar ruturas de stock que originam perdas de reputação para a empresa.

O que é a preparação de pedidos e-commerce?

A preparação de pedidos e-commerce é a etapa logística que inclui todas as ações que ocorrem num armazém desde que entra um pedido online até ser levado para a área de expedição. Essa etapa inclui processos como o controlo de stock, o picking dos produtos que compõem cada pedido ou sua embalagem, entre outros.

A preparação de pedidos é a atividade mais custosa para qualquer armazém e-commerce. A prioridade para esse tipo de instalação é a agilidade, especialmente no momento de expedir todos os pedidos no menor tempo possível.

gestão do stock é uma das operações mais complexas e que mais influenciam a preparação de pedidos online: nos últimos anos, a caixa se juntou à palete como uma unidade de carga habitual nos armazéns, especialmente nos e-commerce, o que obrigou as empresas a equiparem-se com sistemas de armazenagem específicos para cada unidade de carga. Além disso, é preciso acrescentar o surgimento dos pedidos multi-referência, que aumentam a complexidade das operações de picking.

Para expedir tantos pedidos heterogéneos com rapidez, é essencial que a organização da mercadoria e das tarefas de aprovisionamento seja impecável. Saber detalhadamente qual é o status da mercadoria permite que os fornecedores enviem os produtos a tempo evitando atrasos e interrupções na preparação de pedidos. Também é conveniente garantir uma distribuição eficaz do trabalho entre os operadores para que cada um deles possa focar em completar o máximo número de pedidos possível.

Um terminal de radiofrequência multiplica a eficiência dos operadores durante a preparação dos pedidos e-commerce
Um terminal de radiofrequência multiplica a eficiência dos operadores durante a preparação dos pedidos e-commerce

Desafios na preparação de pedidos e-commerce

O comércio eletrónico transformou os centros logísticos, por isso o layout de um armazém orientado para a venda online costuma ser diferente de um tradicional. As características intrínsecas da logística e-commerce obrigam o armazém tradicional a adaptar o seu layout para ser eficiente com as novas operações. Esses são os principais desafios que a preparação de pedidos e-commerce enfrenta:

Reduzir os tempos logísticos

O comércio eletrónico exige que as empresas agilizem os processos no armazém para cumprir o padrão dos envios em até 24 horas, embora existam, inclusive, serviços logísticos com um prazo de entrega mais curto. A preparação de pedidos exige um grande dinamismo na operação, por isso as deslocações dos operadores devem ser otimizadas para aumentar a sua produtividade. Nesse sentido, o software de gestão de armazém desempenha um papel-chave que permite definir antecipadamente uma estratégia de picking específica em função das características do produto e do armazém. Além disso, esse programa encarrega-se de distribuir os produtos nas localizações de acordo com as regras e critérios preestabelecidos pelo responsável logístico.

Reduzir erros no picking

Para garantir uma preparação de pedidos e-commerce eficiente é essencial minimizar os erros. A devolução de produtos tornou-se uma dor de cabeça para as empresas que fazem venda online: a consultora Deloitte indica que, na última década, a expansão do e-commerce aumentou a taxa de retorno dos pedidos em 33% e prevê que em 2022 serão devolvidos produtos no valor de 573.000 milhões de dólares. Este valor representa 4 vezes o volume de negócio do comércio eletrónico atingido em 2008.

Um software de gestão de armazém (SGA), como o Easy WMS da Mecalux, elimina até 99% dos erros decorrentes da gestão manual da mercadoria, guiando os operadores ao longo do processo de preparação de pedidos e definindo a estratégia de picking mais eficaz de acordo com o layout do armazém e as características do produto.

Manter o stock atualizado e sincronizado

O desenvolvimento de canais de venda e a heterogeneidade de referências no armazém multiplica a complexidade das operações logísticas como o picking. Para um controlo do stock em tempo real, é necessário substituir os processos manuais de stock por um software de gestão de armazém que coordene integralmente tudo o que ocorre no armazém.

A implementação de um WMS pode ser complementada com um terminal de radiofrequência ou qualquer outro dispositivo de assistência ao picking que elimine as perdas de mercadoria e melhore a produtividade dos operadores durante a preparação de pedidos.

Evitar uma proliferação de SKU

As características do comércio eletrónico exigem uma planificação logística que analise a rotatividade de cada referência e a sazonalidade dos produtos. Isso limita a proliferação de SKU, ou seja, o processo de incluir um maior número de referências sem efetuar um estudo prévio da procura, o que complica a gestão do armazém e facilita o surgimento de erros na preparação de pedidos e-commerce.

Otimizar processos como o ‘packing’ e o ‘kitting’

Além da complexidade das operações, os armazéns focados na venda online também devem adaptar os seus processos de embalar e expedir de acordo com a época do ano. Por exemplo, é muito comum personalizar a caixa ou etiqueta dos pedidos para determinadas datas, como Black Friday, Dia dos Namorados ou Cyber Monday. Os armazéns e-commerce adaptaram-se a essa tendência e reservam áreas específicas para as estações de trabalho visando personalizar os produtos ou os pedidos de acordo com as necessidades do cliente final.

Gerir a última milha com eficiência

Além de tudo isso é preciso somar os custos decorrentes da última milha. Essa etapa logística exige a máxima organização para evitar um excesso de custos que possa colocar em perigo a competitividade da empresa. Para tal, é básico contar com ferramentas que garantam uma comunicação fluida entre o armazém e as diferentes agências de transporte. Precisamente essa é a função do módulo avançado do Easy WMS Sistema de expedição logística, que garante um controlo integral sobre o processo de expedição da mercadoria.

Os transportadores para caixas são uma solução comum para agilizar a preparação de pedidos nos armazéns e-commerce
Os transportadores para caixas são uma solução comum para agilizar a preparação de pedidos nos armazéns e-commerce

Soluções de armazenagem para pedidos e-commerce

Para maximizar o desempenho das operações de e-commerce fulfillment, as empresas devem otimizar os seus recursos. Como? Optando por estratégias de planificação logística que vão desde a implementação de novos centros logísticos de preparação e expedição de pedidos, micro-fulfillment ou dark stores até a implementação de estratégias de picking, como batch-picking ou pick-to-box, para minimizar custos e aproveitar ao máximo o movimento dos operadores.

Existem inúmeras soluções de armazenagem que aumentam a eficiência do fulfillment para e-commerce. As principais são as seguintes:

Sistemas de armazenagem manuais

As empresas optam por soluções adaptadas às unidades de carga mais comuns no comércio eletrónico, como caixas ou bandejas. Esse é o caso, por exemplo, do e-commerce francês Deguisetoi.fr, que optou por estantes de picking dinâmico da Mecalux para agilizar o picking e otimizar até 30% do espaço de armazenagem. Os armazéns focados no comércio eletrónico também utilizam soluções como plataformas, que multiplicam a superfície útil com a finalidade de adicionar capacidade de armazenagem.

Sistemas de transporte para caixas

Outra solução frequente é substituir os equipamentos de movimentação manuais por transportadores para caixas que aceleram o fluxo das mercadorias dentro do armazém, garantindo um constante aprovisionamento de stock para a área de preparação de pedidos. O e-commerce Espace des Marques equipou o seu armazém em França com um circuito de transportadores para caixas instalado pela Mecalux que, segundo Vincent Beaufreton, responsável por desenvolvimento, "interligam os diferentes níveis do armazém e tornam muito mais rápidas as transferências da mercadoria”.

Dispositivos de assistência ao picking

A preparação de pedidos também pode ser otimizada através de soluções de assistência ao picking como o pick-to-light ou picking por voz, que aumentam a produtividade e limitam a margem de erro durante a recolha de produtos. O e-commerce especializado em artigos de ferragens Aghasa Turis adotou dispositivos pick e put-to-light no seu armazém em Espanha para simplificar e agilizar o trabalho dos operadores. "Graças à ajuda dos sistemas pick e put-to-light, conseguimos que a velocidade do picking tivesse um aumento de 15%", comenta Dario Alonso, presidente da empresa.

Software especializado

A digitalização de processos logísticos evita que se cometam erros decorrentes da gestão manual de um armazém. Um WMS como o Easy WMS da Mecalux oferece inúmeras funcionalidades avançadas orientadas para o comércio online, tal como o Integração com Marketplaces, que sincroniza o catálogo online da empresa com o stock físico da instalação para eliminar erros; o SGA para e-commerce, um módulo específico para adaptar as operações de um armazém ao comércio online; e o Supply Chain Analytics, que permite ao responsável logístico monitorar diferentes KPIs logísticos visando avaliar o desempenho real do armazém. O e-commerce de figuras de colecionista Global Freaks confiou em três módulos do Easy WMS (Integração com Marketplaces, SGA para e-commerce e Sistema de expedição logística) para enfrentar as suas perspetivas de crescimento. Como resultado, a firma triplicou o número de pedidos que podem ser preparados no armazém.

Picking automatizado

O processo de preparação de pedidos pode ser automatizado equipando o armazém e-commerce com soluções automáticas como os transelevadores para caixas (miniload), que aceleram o depósito e extração de mercadoria. Esse sistema pode ser complementado com transportadores para caixas, que dinamizam o fluxo da mercadoria para as estações de preparação de pedidos. O fabricante de ferramentas SAM Outillage equipou o seu centro logístico na França com um armazém automático para caixas completo. A robotização proporcionou um melhor desempenho às operações, aumentando a produtividade em 25%. Candice Aubert, responsável por Logística, explica que: “Antes de renovar o nosso centro, os colaboradores andavam entre 10 e 12 km por dia pelo armazém para localizar as referências necessárias. Com o armazém automático para caixas, a mercadoria é transferida de forma automática para os postos de preparação de pedidos.

 

A preparação de pedidos e-commerce exige eficiência

As empresas com vendas e-commerce devem adaptar o funcionamento da logística às tendências de consumo já estabelecidas no mercado e às características e padrões do comércio eletrónico. A solução para ser competitivo num ambiente e-commerce é equipar o armazém com sistemas de armazenagem, tanto manuais quanto automáticos, que multipliquem a eficiência da preparação de pedidos e, sobretudo, limitem o número de erros no picking.

Para tal, também ajuda a implementação de um software de gestão de armazém como o Easy WMS, capaz de eliminar até 99% dos erros na preparação de pedidos manual.

Caso estiver interessado em aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo e-commerce e, dessa forma, multiplicar o desempenho de seu armazém, não hesite em entrar em contato connosco. Um consultor especializado terá prazer em aconselhar para encontrar a melhor solução para o seu negócio.

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