Uma aplicação de stock é uma ferramenta digital para gerir o stock do armazém

App de inventário: o stock sob controlo

30 jan 2024

Uma aplicação de stock ou inventário é uma ferramenta para gerir todas as informações relacionadas à mercadoria do armazém. Através dela, qualquer empresa pode fazer uma ótima gestão do stock, tarefa indispensável para manter a rentabilidade do negócio.

Neste artigo analisamos como as empresas utilizam aplicações de stock para verificar os produtos existentes no seu armazém visando planificar e organizar melhor os fluxos de mercadoria.

O que é uma aplicação de stock e para que serve?

Uma aplicação de stock é um software destinado a controlar e gerir o stock no armazém. A gestão do stock é uma das operações cruciais para qualquer negócio: verificar os produtos existentes no armazém e organizá-los de forma correta irá influenciar todas as atividades desenvolvidas na empresa. Fazer o levantamento do stock é uma tarefa cada vez mais complexa, sobretudo em empresas com um alto número de produtos e com transações em diferentes canais. Nesses casos, a gestão manual do stock pode ser contraproducente.

Por isso, as empresas utilizam soluções digitais como as oferecidas pelas aplicações de stock para automatizar as entradas, procuras e visualização dos produtos armazenados a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo. A aplicação faz uma monitorização das entradas e saídas das matérias-primas e produtos acabados, controlando a rastreabilidade da mercadoria e, portanto, registando os processos superados por cada artigo.

Esses programas incorporam um método para identificar os artigos, códigos de barras ou QR Code, assim como possuem um banco de dados onde se centraliza todas as informações relacionadas ao stock (entradas, saídas, referências disponíveis, movimentos realizados dentro do armazém...). Também oferecem funcionalidades, tal como a capacidade para organizar os produtos no armazém de acordo com o método ABC, para gerar etiquetas ou aplicar o método de trabalho just-in-time.

Utilizar uma aplicação de stock oferece inúmeros benefícios. Ao digitalizar as etiquetas de códigos de barras dos produtos, elimina-se, por exemplo, a introdução manual de dados, reduzindo erros humanos e melhorando a eficiência. Além disso, o banco de dados mantém atualizada as informações relativas aos produtos armazenados. Algo muito útil desse software é a sua capacidade de gerar relatórios baseados nas tendências do mercado para realizar uma planificação ajustada à procura.

Com a aplicação de stock é possível verificar os produtos armazenados e as suas quantidades
Com a aplicação de stock é possível verificar os produtos armazenados e as suas quantidades

As seis características que uma aplicação de stock deve ter

Há uma infinidade de aplicações de stock disponíveis no mercado, por isso, para escolher a solução adequada para o nosso negócio, é necessário analisar detalhadamente as suas características e funcionalidades. Antes de tomar uma decisão, é fundamental considerar alguns aspectos:

  • Atualização do stock em tempo real. A aplicação é atualizada em tempo real com informações exatas sobre a situação de cada stock do armazém. A digitalização deve proporcionar um inventário perpétuo, ou seja, fazer uma contagem constante do stock para evitar falhas ou desajustes que causem atrasos na entrega dos pedidos.
  • Eliminação de tarefas manuais. A gestão manual do stock através de estratégias como o controlo de stock com o Excel é um trabalho entediante que envolve um risco muito alto de cometer erros. Uma app de stock deve simplificar e automatizar a gestão do stock: para aceder às informações detalhadas, basta ler o código de barras, o padrão em logística é o GS1-128, antes conhecido como EAN-128 ou o QR Code utilizando um terminal de radiofrequência.
  • Análise do status do stock. Com essas informações, a empresa pode avaliar o desempenho do seu armazém e conhecer os hábitos dos clientes. Uma aplicação de stock deve compilar informações úteis que permitam calcular a planificação da procura e tomar decisões para melhorar as operações.
  • Integração com outras plataformas. A aplicação deve ser integrada ao sistema de gestão da empresa, por exemplo, o ERP para verificar a quantidade de produtos existentes no stock e, em função disso, organizar o aprovisionamento e garantir a distribuição dos pedidos aos clientes.
  • Fácil acessibilidade para os usuários. A aplicação de stock é uma ferramenta destinada a simplificar o trabalho dos operadores e que se deve adaptar ao número de trabalhadores do armazém. Os operadores devem ser capazes de utilizá-lo a qualquer momento, inclusive se o negócio for sazonal, portanto, haverá épocas do ano em que será mais utilizado. Para que seja eficaz, a aplicação deve garantir o acesso a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet, tais como terminais de radiofrequência, tablets ou telemóveis.
  • Geração de estatísticas. Se a aplicação incorpora a funcionalidade de gerar estatísticas e relatórios, a empresa conta com informações objetivas sobre os produtos. Dessa forma, pode tomar decisões de melhoria do seu negócio como decidir a estratégia de abastecimento adequada.

Uma aplicação para o controlo de stock é uma ferramenta que procura reforçar o crescimento do negócio. A informação é poder! Portanto, com um registo tão rigoroso dos produtos, a empresa pode beneficiar de uma cadeia de abastecimento muito mais fluida que lhe permita garantir a entrega aos clientes.

A aplicação de stock destaca-se devido à sua usabilidade para calcular as referências armazenadas
A aplicação de stock destaca-se devido à sua usabilidade para calcular as referências armazenadas

Aplicação de stock ou sistema de gestão de armazém?

Existem inúmeras aplicações para fazer o levantamento de stock e que podem ser adaptadas aos diferentes sistemas operacionais do mercado. No entanto, é inevitável perguntar: é suficiente contar com um programa dessas características para organizar toda a mercadoria do armazém?

Embora as aplicações de stock proporcionem inúmeras vantagens, um sistema de gestão de armazém (SGA) é uma ferramenta muito mais avançada, uma vez que integra as funcionalidades básicas de uma aplicação de stock (faz um acompanhamento da rastreabilidade e regista as entradas e saídas dos produtos), assim como envia instruções aos operadores indicando como realizar cada trabalho.

Cada vez mais empresas equipam as suas instalações logísticas com um SGA: segundo um estudo da consultora IndustryARC, o mercado dos Sistemas de Gestão de Armazém irá alcançar uma taxa de crescimento anual de 15% entre 2020 e 2025. O crescimento da logística 4.0 e a expansão do e-commerce obrigaram as empresas a otimizarem todos os processos da cadeia de abastecimento com o auxílio da tecnologia.

Um sistema de gestão de armazém é um sistema escalável, que se atualiza permanentemente para enfrentar as mudanças do mercado e do armazém: aumento das vendas, incorporação de novas tecnologias, e-commerce, entre outros. Também oferece funcionalidades adicionais para gerir todas as áreas de trabalho de qualquer armazém independentemente da sua complexidade. No caso do Easy WMS, o SGA da Mecalux, o sistema pode ser personalizado com módulos que respondem às necessidades específicas reais de cada armazém.

Digitalização do stock para uma logística em transformação

Diante de uma cadeia de abastecimento em constante transformação, com desafios como a estratégia omnichannel, as empresas precisam de uma solução capaz de impulsionar o seu negócio. Mas uma aplicação de stock é suficiente para enfrentar as novas necessidades do mercado e atender os clientes sem demora? Embora seja uma solução adequada para fazer um controlo dos produtos armazenados, na realidade não oferece um controlo global dos processos do armazém.

A solução mais eficaz para adequar as operações do armazém às necessidades dos clientes é um sistema de gestão de armazém como o Easy WMS, uma tecnologia que supervisiona o status da mercadoria no armazém e otimiza todas as operações. Esse sistema faz uma monitorização do stock e, simultaneamente, envia instruções precisas para os operadores sobre como realizar cada tarefa de forma rápida e sem erros.

Se precisa melhorar a gestão do seu stock e deseja fazer um controlo rigoroso da mercadoria, entre em contato connosco para lhe informarmos sobre como o nosso software pode ajudá-lo a maximizar o desempenho do seu armazém.